Início dos atalhos. Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.
 

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma adaptação do concurso norte-americano Solve for Tomorrow. Trata-se de uma proposta que fomenta o interesse, as competências e as habilidades de jovens de escolas públicas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Além disso, desafia professores e estudantes a mostrarem como aplicar a abordagem STEM para a busca de soluções inovadoras para problemas reais, sejam locais ou globais.

Nos últimos cinco anos, o Prêmio Respostas para o Amanhã envolveu 5.756 projetos, 4.128 escolas, 10.273 professores e 153.478 estudantes de todo o país em busca de soluções inovadoras para transformações locais e globais.

Em 2018, a 5ª edição trouxe como inovação a possibilidade de o professor orientador convidar até dois professores parceiros na realização dos projetos. Além disso, as propostas deveriam ser desenvolvidas com todos os estudantes de uma única turma. Para celebrar os cinco anos da premiação, foi elaborada uma publicação virtual que registra os caminhos trilhados até aqui. Também foi elaborado um segundo e-book, resultado da oficina Relatos de Prática, com professores participantes da edição. Além disso, as turmas envolvidas nos projetos vencedores nacionais receberam como premiação um intercâmbio científico-cultural de três dias na cidade de São Paulo. Veja o vídeo!

A 4ª edição, em 2017, totalizou 1.371 projetos inscritos, 1.057 professores e mais de 42 mil estudantes envolvidos e mobilizados. Essa edição se destacou por apresentar diferentes estratégias formativas. Além do curso Aprender por Projetos, os inscritos puderam participar da oficina Relato de prática: revelações do projeto, que resultou na publicação de um e-book. Ainda nesta edição, professores, estudantes e o público em geral escolheram, em votação on-line, o modelo do troféu entregue aos projetos vencedores nacionais. Confira, no vídeo, o processo de produção dos troféus.

Em 2016, a 3ª edição bateu recorde de participação, com 2.173 projetos inscritos, 1.702 professores e mais de 32 mil alunos mobilizados. Os números demonstram como a premiação, em três anos, ganhou reconhecimento junto à comunidade escolar.

A 2ª edição no Brasil, realizada em 2015, recebeu inscrições de todos os estados do país, além do Distrito Federal. Foram 342 projetos inscritos, 460 escolas, 1.242 professores e 10.604 alunos envolvidos.

Em 2014, a 1ª edição foi realizada em sete países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá, México e Brasil. Na ocasião, foram inscritos cerca de 2.200 projetos. O Primeiro Encontro Latino-Americano de Educação Respostas para o Amanhã, realizado em São Paulo, marcou o encerramento da 1ª edição. O evento reuniu especialistas em educação da América Latina e representantes dos projetos premiados dos vários países participantes. Clique aqui para saber mais sobre essa edição.

Clique no botão e participe!