Edições anteriores

 

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma adaptação do concurso norte-americano Solve for Tomorrow, que desafia os estudantes a aplicar os conhecimentos em CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)  na elaboração de projetos que apresentem soluções para a melhoria das comunidades onde vivem.

Em 2014, o Prêmio foi realizado pela primeira vez em seis países da América Latina – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá, México e Brasil, totalizando cerca de 2.200 projetos inscritos. O Primeiro Encontro Latino-Americano de Educação Respostas para o Amanhã, realizado em São Paulo, marcou o encerramento da 1ª edição e reuniu especialistas em Educação da América Latina e representantes dos projetos premiados dos vários países participantes. Clique aqui.

A 2ª edição no Brasil, realizada em 2015, recebeu inscrições de todos os estados brasileiros. Foram 342 projetos inscritos, 460 escolas, 1242 professores e 10.604 alunos envolvidos.

Em 2016 a 3ª edição bateu recorde de participação, com 2.173 projetos inscritos, 1.702 professores e mais de 32 mil alunos mobilizados. Os números demonstram que, ao longo de suas três edições, o Prêmio vem ganhando reconhecimento junto à comunidade escolar.

A 4ª edição, em 2017, se destacou por apresentar diferentes estratégias formativas contribuindo para a ampliação do repertório dos professores e estudantes. Além do Curso Aprender por Projetos, foi oferecida a Oficina Relato de Prática: revelações do projeto, que resultou na publicação do E-book, com os relatos das práticas educativas vencedoras regionais. Ainda na edição, professores, estudantes e o público em geral puderam escolher em votação on line o troféu entregue aos projetos vencedores nacionais, produzidos pelos jovens participantes do projeto Área 21, uma iniciativa da Samsung em parceria com o Instituto Ana Rosa. Confira o processo de produção dos troféus no vídeo.

Momento de celebração, o evento final de premiação aconteceu no dia 5 de dezembro, em São Paulo, e contou com a participação especial do físico Marcelo Gleiser com uma mensagem a todos os participantes. Veja a mensagem. Gestores escolares e professores das escolas dos projetos vencedores nacionais compartilharam suas experiências de participar da 4ª edição, veja no vídeo.

Nesses quatro anos, o Prêmio Respostas para o Amanhã envolveu 4.628 Projetos, 3.321 escolas, 7.342 professores e 106.457 estudantes de todo o país mobilizados para pensar em propostas para uma sociedade mais sustentável.

 

Conheça os projetos vencedores
nas edições anteriores:

Iniciativa
Samsung
Coordenação Geral
Cenpec
Apoio
REPRESENTAÇÃO DA UNESCO NO BRASIL
 
reduca
 
consed
 
OEI
Certificado de Autorização CAIXA nº 3-5304/2018.