Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.

Premiação Respostas para o amanhã

Início do conteúdo.

Como os projetos são avaliados?

Os projetos classificados são analisados com foco no alinhamento e desenvolvimento na abordagem STEM (do inglês, Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática) e na proposição de ideias criativas e/ou inovadoras frente ao contexto em que se insere.

Os projetos com abordagem STEM apresentam propostas em que as Ciências da Natureza dialogam com as Tecnologias, as Engenharias e a Matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema. Para isso, lança mão da investigação científica, do pensamento crítico e da colaboração no desenvolvimento de propostas que demonstrem relevância científica e/ou tecnológica, caráter de criatividade e/ou de inovação.

Quais são os Critérios de Avaliação?

Os critérios de avaliação são apresentados de acordo com as etapas de seleção dos projetos. Abaixo destacamos sete critérios e o principal foco de análise, exemplificados com projetos já reconhecidos em edições anteriores. Cabe ressaltar que esses projetos apresentam diferenciais em mais de um critério, além do foco aqui indicado.
Na etapa final, quando são selecionados os vencedores nacionais, somam-se dois outros critérios, o potencial transformador frente ao problema e a aplicabilidade do protótipo.
Para saber mais sobre os projetos, assista aos vídeos.

Descrição dos Critérios

Critério 1. Alinhamento com a abordagem STEM seta

Foco da análise

Trata da proposta geral do projeto, com foco na apresentação da situação problema, das possibilidades de solução a partir dos conceitos, métodos e ferramentas das Ciências da Natureza, Tecnologias, Engenharias e Matemática e da participação efetiva dos estudantes em sua realização.
Espera-se que o projeto proponha o desenvolvimento de soluções ou protótipos de acordo com os pressupostos da abordagem STEM que se caracterizam por:
- Integração entre as áreas das Ciências da Natureza, Tecnologias, Engenharias e Matemática;
- Potencial investigativo;
- Foco na resolução de problemas reais com múltiplas possibilidades de solução;
- Aproximação das diferentes áreas da abordagem à realidade investigada;
- Desenvolvimento científico e tecnológico;
- Proposta centrada no aluno;
- Trabalho em grupo.

Exemplo 1

No projeto “Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês”, ganhador da Menção honrosa no ano de 2020, as estudantes buscaram desenvolver um protótipo de minifoguete como forma de contribuir para o reflorestamento de áreas degradadas, desmatadas ou regiões submetidas a queimadas visando contribuir com uma solução para um problema real vivido em diferentes regiões do território nacional. Este projeto apresenta alinhamento com a abordagem STEM, pois apresenta:
- integração das diferentes áreas das Ciências da Natureza, da Matemática e das Engenharias;
- o tema investigado mostrou um grande potencial investigativo;
- apresentou foco na resolução de um problema real;
- e também evidenciou autoria, protagonismo, e um trabalho centrado no alunos.

Exemplo 2

No projeto “Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclista”, Vencedor Nacional no ano de 2019, os estudantes identificaram a bicicleta como um dos principais meios de transporte utilizados por funcionários da indústria calçadista na cidade, bem como constataram que estes não utilizam equipamentos de segurança durante seu deslocamento para ir e voltar ao trabalho. A solução encontrada pelos estudantes foi o desenvolvimento um capacete sustentável produzido a partir dos resíduos sólidos descartados pela indústria calçadista. Este projeto apresenta alinhamento com a abordagem STEM, pois apresenta:
- integração das diferentes áreas das Ciências da Natureza, da Matemática e das Engenharias;
- potencial investigativo a ser desenvolvido;
- foco na resolução de problemas reais;
- trabalho centrado nos estudantes;
- trabalho desenvolvido em equipe, etc.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês

Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclistas

Critério 2. Relevância científica e/ou tecnológica seta

Foco da análise

Trata da relevância do projeto, com foco no potencial investigativo e desenvolvimento/prototipagem de soluções diante da situação problema apresentadas.

Espera-se que o projeto apresente relevância científica e/ou tecnológica ante à situação-problema identificada.

Exemplo 1

No projeto “Materiais a base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano”, Vencedor Nacional – 3º lugar - no ano de 2020, os estudantes escolheram investigar a disponibilidade de água para consumo e descobriram que a indústria têxtil demanda grandes volumes de água para realizar seus processos; assim como gera grandes quantidades de efluentes com presença significativa de corantes e outros produtos químicos. Como forma de contribuir para a minimização desses impactos, os alunos investigaram materiais a base de grafeno e seu potencial na absorção de poluentes químicos por meio da investigação no campo da nanotecnologia aplicada para solução de problemas ambientais. O projeto apresenta relevância científica e tecnológica, bem como ambiental, social e econômica, pois por meio da investigação científica desenvolve uma proposta de alternativa limpa e de baixo custo para o tratamento da água.

Exemplo 2

No projeto “AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis”, Vencedor Nacional no ano de 2019, os estudantes buscaram soluções para contribuir com a melhoria dos processos de irrigação agrícola da comunidade. Para isso, os alunos desenvolveram um biopolímero capaz de prolongar o tempo de retenção de água no solo cultivado. O projeto é relevante tanto científica quanto tecnologicamente em virtude do contexto em que é realizado, visto que a situação-problema está relacionada à irrigação do solo, e, portanto, de fundamental importância para as comunidades do semiárido brasileiro.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Materiais a base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano

AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis

Critério 3. Viabilidade de desenvolvimento seta

Foco da análise

Trata da viabilidade do projeto, com foco no método proposto, diante dos objetivos e cronograma apresentados e das condições e da realidade da escola.

Espera-se que o projeto seja viável em sua execução a partir dos recursos apresentados pela escola, bem como as possibilidades de parceria e o tempo para a sua realização.

Exemplo 1

No projeto “Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos”, Vencedor pelo Júri popular no ano de 2020, os alunos propuseram o desenvolvimento de uma solução bioecológica para auxiliar no controle de pragas tropicais por meio criação de um biorepelente produzido a base de plantas medicinais disponíveis na região. Este projeto apresenta viabilidade de desenvolvimento pois sua execução se mostrou viável a partir dos recursos apresentados pela escola, bem como o tempo para a sua realização, além de superar os desafios apresentados pelo contexto de distanciamento social.

Exemplo 2

No projeto “Construção de banco de filtração de água de rio em 3 estágios fabricado em cerâmica extrativada e carvão ativado oriundo de caroço de açaí”, Vencedor pelo Júri Popular em 2019, a situação-problema elegida pelos estudantes é o problema da poluição das águas nas comunidades das ilhas de Belém e Ananindeua, uma problemática real, grave, que se apresenta em escala local e global. A solução encontrada pelos estudantes foi o desenvolvimento de um sistema de filtração utilizando como matéria-prima o carvão ativado oriundo do caroço do açaí, matéria prima amplamente disponível na região. O projeto apresenta viabilidade de desenvolvimento, pois desenvolve com êxito o protótipo para a produção do carvão ativado a partir do caroço do açaí, bem como desenvolve o sistema de filtração de água considerando os recursos disponíveis e cronograma de ações.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos

Construção de banco de filtração de água de rio em 3 estágios fabricado em cerâmica extrativada e carvão ativado oriundo de caroço de açaí

Critério 4. Investigação Científica seta

Foco da análise

Espera-se que o projeto descreva com detalhes o método e os procedimentos realizados de forma coerente com os objetivos e as soluções propostas pelo projeto.

Espera-se que o projeto apresente, de forma clara, as estratégias adotadas para promover o desenvolvimento do tema investigado e o exercício da investigação científica.

Exemplo 1

No projeto “Telha Térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa às moradias do sertão de Currais Novos/RN”, Vencedor pelo Júri Popular no ano de 2020, os alunos identificaram que a região em que a escola está localizada apresenta longos períodos de estiagem e grande incidência de raios solares, tendo como consequência elevadas temperaturas, ventos secos e quentes. Também observaram que as telhas produzidas nas indústrias cerâmicas não são boas isolantes térmicas e nem sustentáveis uma vez que seu modo de produção contribui com problemas ambientais como erosão, desmatamento de mata nativa, produção de gases do efeito estufa, dentre outros fatores. Como forma de contribuir com soluções para o problema identificado, os alunos propõem o desenvolvimento de telha térmica a partir de materiais reutilizados como forma de contribuir com a melhoria da sensação térmica das residências da população que vive em regiões com elevadas temperaturas. O projeto se destaca pela investigação científica desenvolvida, pois incentiva os alunos a investigarem, por meio de procedimentos consistentes e alinhados com os objetivos do projeto, o desenvolvimento de telhas sustentáveis ao mesmo tempo que contribui para a redução resíduos poluidores e degradadores do meio ambiente, além de realizar um processo investigativo consistente com potencial de contribuir com a melhoria da sensação térmica nos ambientes testados.

Exemplo 2

No projeto “Biolarvicida: Senna alata l. no combate as larvas dos mosquitos Aedes aegypti, Culex quinquefasciatus”, ganhador da Menção Honrosa no ano de 2019, os alunos identificaram como situação-problema o grande número de professores e alunos que contraíram doenças transmitidas por mosquitos. Os estudantes, diante dessa observação, decidiram investigar o potencial larvicida de uma planta amplamente disponível na região. O projeto planeja e aplica adequadamente a metodologia científica a fim de obter o extrato etanólico da planta Senna alata(L.) que apresentou resultados importantes, a partir dos testes realizados, em que se evidencia sua letalidade contra as larvas dos mosquitos Aedes aegypit e Culex quinquefasciatus.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeo

Telha Térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa às moradias do sertão de Currais Novos/RN

Biolarvicida: Senna alata l. no combate as larvas dos mosquitos Aedes aegypti, Culex quinquefasciatus

Critério 5. Colaboração entre integrantes da equipe seta

Foco da análise

Espera-se que o desenvolvimento do projeto estimule o trabalho integrado, ativo, e colaborativo entre os participantes do projeto.

Exemplo 1

No projeto “BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes”, Vencedor pelo Júri popular no ano de 2020, os alunos identificaram que o acesso à água tratada e de qualidade é um problema grave em sua comunidade em decorrência da baixa pluviosidade na região. Também constataram a contaminação das águas pela deposição de efluentes industriais não tratados. Como forma de contribuir com soluções para esse problema, a equipe investigou o potencial dos resíduos agroindustriais de abóbora como possível matéria-prima para a formulação de um biocompósito no tratamento da água. Obtiveram resultados relevantes a partir do produto desenvolvido. O projeto dos alunos apresenta colaboração entre os integrantes da equipe, bem como o protagonismo dos estudantes, pois apresenta a apropriação do projeto pelos estudantes em todas as etapas de seu desenvolvimento, bem como o trabalho compartilhado e desenvolvido de forma colaborativa e integrada.

Exemplo 2

No projeto “Fabricação de pavimentos intertravados utilizando resíduos da reciclagem de postes de concreto em substituição parcial do agregado miúdo (areia)”, Vencedor pelo Júri Popular no ano de 2019, os estudantes investigaram a utilização de resíduos sólidos de postes de concreto inutilizados para substituição parcial do agregado miúdo (areia) para a produção de pavimentos intertravados obtendo resultados positivos. Essa solução visa contribuir com a minimização dos impactos ambientais decorrentes da extração de areia de rios. Neste projeto a colaboração, a participação e o protagonismo dos alunos é evidente, desde sua proposição e ao longo das diferentes etapas de realização do projeto, com destaque tanto na confecção dos pavimentos quanto nos testes práticos realizados pelos estudantes.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes

Fabricação de pavimentos intertravados utilizando resíduos da reciclagem de postes de concreto em substituição parcial do agregado miúdo (areia)

Critério 6. Habilidades mobilizadas seta

Foco da análise

Espera-se que o projeto, diante da construção do conhecimento, favoreça o desenvolvimento de habilidades científicas e/ou investigativas dos estudantes tendo referência as competências e habilidades destacadas na BNCC (Base nacional Comum Curricular).

Exemplo 1

No projeto “Capseed: revestimento de sementes com goma sustentável”, Vencedor Nacional – 2°lugar - a situação-problema identificada pelos alunos foi a perda de quantidade relevante de sementes para plantio durante o período de armazenamento. Dessa forma, a solução apresentada pela equipe foi sintetizar um revestimento inovador a partir dos resíduos de mesocarpo de coco, da resina de cajueiro e do amido de milho para ser usado para prolongar a vida útil das sementes investigadas. O projeto se destacou por mobilizar diferentes habilidades investigativas - interpretação, compreensão, análise e investigação de uma situação problema, planejamento para a execução e construção de protótipos/proposição de soluções. Além disso também evidenciou o engajamento e a participação ativa de todos integrantes da equipe.

Exemplo 2

No projeto “Ben Hero: incluindo e reabilitando de forma lúdica!”, finalista no ano de 2019, os estudantes identificaram que um dos problemas mais frequentes enfrentados por pessoas que tiveram um membro amputado ou malformação congênita é a atrofia muscular, e para prevenir esses sintomas, um processo de fisioterapia deve ser realizado. Diante dessa situação-problema os alunos desenvolveram uma prótese robótica e um sistema mobile de reabilitação por meio de gameterapia. Este projeto favorece a mobilização de habilidades científicas e de engenharia como a observação, a experimentação, a investigação, a aplicação de conhecimentos e instrumentos científicos e de engenharia, a criação de protótipo e de programação de sistemas.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Capseed: revestimento de sementes com goma sustentável

Ben Hero: incluindo e reabilitando de forma lúdica!

Critério 7. Caráter de criatividade e/ou inovação seta

Foco da análise

Espera-se que o projeto apresente criatividade e/ou inovação em sua proposta, seus procedimentos e/ou resultados/soluções/produtos frente à situação investigada e à equipe proponente.

Exemplo 1

No projeto “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”, Vencedor Nacional em 1º lugar no ano de 2020, os estudantes por meio da observação das condições de vida dos agricultores identificaram a necessidade de adoção de novas tecnologias com custo acessível para facilitar a produção agrícola e aumentar sua qualidade de vida dos trabalhadores. Como forma de contribuir com uma solução, os alunos desenvolveram um robô movido à energia solar capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes. Este projeto se destaca por sua criatividade e inovação, pois os alunos conseguiram construir um protótipo funcional complexo que oferece solução viável para o agricultor familiar com custo acessível movido à energia limpa – energia solar.

Exemplo 2

No projeto “Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas”, Vencedor Nacional no ano de 2019, os estudantes observaram a ampla utilização de plástico na área da saúde para a fabricação de curativos. A partir dessa situação-problema os alunos decidiram investigar e criar um biofilme a partir das folhas da Psidium guajava em substituição ao plástico, e com aplicações na área da saúde. Este projeto apresenta caráter de inovação, criatividade e ineditismo, pela investigação e experimentação da Psidium guajava como matéria-prima para a produção de biofilme com sucesso na sua execução e nos resultados alcançados.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeo

Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar

Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas

Fim do conteudo