Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.

Critérios de
Avaliação

Premiação Respostas para o amanhã

Início do conteúdo.

Como os projetos são avaliados?

Os projetos classificados são analisados com foco no alinhamento e desenvolvimento na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e na proposição de ideias criativas e/ou inovadoras.

Os projetos com abordagem STEM apresentam propostas em que as Ciências da Natureza dialogam com Tecnologias, Engenharias e Matemática, em busca de respostas para determinado desafio ou problema. Para isso, lança mão da investigação científica, do pensamento crítico e da prototipagem na construção de respostas que demonstrem relevância científica e/ou tecnológica, caráter de criatividade e/ou de inovação.

Quais são os Critérios de Avaliação?

Os critérios de avaliação são apresentados de acordo com as etapas de seleção dos projetos. Abaixo destacamos os sete critérios e o principal foco de análise, apresentando exemplos de projetos já reconhecidos em edições anteriores. Cabe ressaltar que esses projetos apresentam diferenciais em mais de um critério, além do foco aqui indicado.
Na etapa final, quando são selecionados os vencedores nacionais, somam-se dois outros critérios, o potencial transformador frente ao problema e a aplicabilidade do protótipo, principal foco da avaliação nesta etapa.
Para saber mais sobre os projetos, assista aos vídeos.

Descrição dos Critérios

Critério 1. Alinhamento com a abordagem STEM seta

Foco da análise

Trata da proposta geral do projeto, com foco na apresentação da situação problema, possibilidades de solução e participação dos estudantes em sua realização.
Espera-se que o projeto proponha o desenvolvimento de soluções ou protótipos de acordo com os pressupostos da abordagem STEM que se caracterizam por:
- Integração entre as áreas das Ciências da Natureza, Tecnologias, Engenharias e Matemática;
- Potencial investigativo;
- Foco na resolução de problemas reais com múltiplas possibilidades de solução;
- Aproximação das diferentes áreas da abordagem à realidade investigada;
- Desenvolvimento científico e tecnológico;
- Proposta centrada no aluno;
- Trabalho em grupo.

Exemplo 1

No projeto “Descastanhador Môsa”, Vencedor pelo Júri Popular” no ano de 2021, os alunos buscaram desenvolver um descastanhador com materiais de baixo custo e que, ao mesmo tempo, aproveitasse o caju em sua totalidade preservando após a separação, tanto a castanha quanto o fruto, otimizando dessa forma o trabalho realizado pelas famílias, bem como tornando-o mais lucrativo.
Esse projeto apresenta alinhamento com a abordagem STEM, pois apresenta: integração das diferentes áreas das Ciências da Natureza, da Matemática e das Engenharias; o tema investigado demonstrou um grande potencial investigativo; apresentou foco na resolução de um problema real; e também evidenciou autoria, protagonismo, e um trabalho centrado no alunos.

Exemplo 2

No projeto “Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês”, ganhador da Menção honrosa no ano de 2020, as estudantes buscaram desenvolver um protótipo de minifoguete como forma de contribuir para o reflorestamento de áreas degradadas, desmatadas ou regiões submetidas a queimadas visando contribuir com uma solução para um problema real vivido em diferentes regiões do território nacional. Este projeto apresenta alinhamento com a abordagem STEM, pois apresenta:
- integração das diferentes áreas das Ciências da Natureza, da Matemática e das Engenharias;
- o tema investigado mostrou um grande potencial investigativo;
- apresentou foco na resolução de um problema real;
- e também evidenciou autoria, protagonismo, e um trabalho centrado no alunos.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Projeto descastanhador Môsa

Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês

Critério 2. Relevância científica e/ou tecnológica seta

Foco da análise

Trata da relevância do projeto, com foco no potencial investigativo e desenvolvimento/prototipagem de soluções diante da situação problema apresentadas.

Espera-se que o projeto apresente relevância científica e/ou tecnológica ante à situação-problema identificada.

Exemplo 1

No projeto “Sistema solar de purificação de água”, Vencedor Nacional – 2º lugar - no ano de 2021, os alunos decidiram desenvolver um sistema solar de purificação de água baseado no aproveitamento dos processos físico-químicos que ocorrem naturalmente no ciclo hidrológico como forma de oferecer uma alternativa para a purificação de água. O projeto apresenta relevância científica e tecnológica frente ao contexto, pois propõe uma alternativa limpa e de baixo custo para o tratamento da água na comunidade, além de descrever com clareza a situação-problema, e os processos físico-químicos envolvidos na purificação da água.

Exemplo 2

No projeto “Materiais a base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano”, Vencedor Nacional – 3º lugar - no ano de 2020, os estudantes escolheram investigar a disponibilidade de água para consumo e descobriram que a indústria têxtil demanda grandes volumes de água para realizar seus processos; assim como gera grandes quantidades de efluentes com presença significativa de corantes e outros produtos químicos. Como forma de contribuir para a minimização desses impactos, os alunos investigaram materiais a base de grafeno e seu potencial na absorção de poluentes químicos por meio da investigação no campo da nanotecnologia aplicada para solução de problemas ambientais. O projeto apresenta relevância científica e tecnológica, bem como ambiental, social e econômica, pois por meio da investigação científica desenvolve uma proposta de alternativa limpa e de baixo custo para o tratamento da água.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Sistema solar de purificação de água

Materiais a base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano

Critério 3. Viabilidade de desenvolvimento seta

Foco da análise

Trata da viabilidade do projeto, com foco na solução proposta, das condições e da realidade da escola.

Espera-se que o projeto seja viável em sua execução a partir dos recursos apresentados pela escola, bem como as possibilidades de parceria para a sua realização.

Exemplo 1

No projeto “Desenvolvimento de um bioplástico a partir da fibra do caroço da manga”, Vencedor pelo Júri popular no ano de 2021, os alunos propuseram o desenvolvimento de um bioplástico a partir de um polímero biodegradável – a casca e o caroço de manga –, a fim de oferecer uma alternativa aos plásticos convencionais não-biodegradáveis. Este projeto apresenta viabilidade de desenvolvimento, pois sua execução se mostrou viável a partir dos recursos apresentados pela escola, da metodologia apresentada pelos alunos, bem como o tempo para a sua realização, produzindo resultados satisfatórios a partir dos testes realizados.

Exemplo 2

No projeto “Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos”, Vencedor pelo Júri popular no ano de 2020, os alunos propuseram o desenvolvimento de uma solução bioecológica para auxiliar no controle de pragas tropicais por meio criação de um biorepelente produzido a base de plantas medicinais disponíveis na região. Este projeto apresenta viabilidade de desenvolvimento pois sua execução se mostrou viável a partir dos recursos apresentados pela escola, bem como o tempo para a sua realização, além de superar os desafios apresentados pelo contexto de distanciamento social.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Desenvolvimento de um bioplástico a partir da fibra do caroço da manga.

Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos

<

Critério 4. Investigação Científica seta

Foco da análise

Espera-se que o projeto descreva com detalhes o percurso investigativo realizado pelos estudantes de forma coerente com os objetivos identificados.

Espera-se que a prática educativa apresente, de forma clara, as metodologias e estratégias adotadas para promover o desenvolvimento do tema investigado e o exercício da investigação científica orientado pela abordagem STEM.

Exemplo 1

No projeto “Carun-XÔ: Uma alternativa na caatinga para o combate aos carunchos”, Vencedor Nacional – 3º lugar - no ano de 2021, os alunos caracterizaram e investigaram o óleo de coco catolé para combater e evitar o surgimento de carunchos (pragas) em grãos armazenados. O projeto se destaca pela investigação e metodologia científica desenvolvida, pois desenvolveu metodologia investigativa consistente desenvolvida em três etapas: produção do óleo de coco catolé, caracterização química, e realização dos testes bioinseticidas para avaliação de sua efetividade contra os carunchos. A partir dos resultados obtidos demonstrou-se que o bioinseticida produzido pelos alunos mostrou-se eficiente contra os carunchos.

Exemplo 2

No projeto “Telha Térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa às moradias do sertão de Currais Novos/RN”, Vencedor pelo Júri Popular no ano de 2020, os alunos identificaram que a região em que a escola está localizada apresenta longos períodos de estiagem e grande incidência de raios solares, tendo como consequência elevadas temperaturas, ventos secos e quentes. Também observaram que as telhas produzidas nas indústrias cerâmicas não são boas isolantes térmicas e nem sustentáveis uma vez que seu modo de produção contribui com problemas ambientais como erosão, desmatamento de mata nativa, produção de gases do efeito estufa, dentre outros fatores. Como forma de contribuir com soluções para o problema identificado, os alunos propõem o desenvolvimento de telha térmica a partir de materiais reutilizados como forma de contribuir com a melhoria da sensação térmica das residências da população que vive em regiões com elevadas temperaturas. O projeto se destaca pela investigação científica desenvolvida, pois incentiva os alunos a investigarem, por meio de procedimentos consistentes e alinhados com os objetivos do projeto, o desenvolvimento de telhas sustentáveis ao mesmo tempo que contribui para a redução resíduos poluidores e degradadores do meio ambiente, além de realizar um processo investigativo consistente com potencial de contribuir com a melhoria da sensação térmica nos ambientes testados.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeo

Carun-XÔ: uma alternativa na caatinga para o combate aos carunchos.

Telha Térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa às moradias do sertão de Currais Novos/RN

Critério 5. Colaboração entre integrantes da equipe seta

Foco da análise

Espera-se que o desenvolvimento do projeto estimule o trabalho integrado, ativo, e colaborativo entre os participantes do projeto.

Exemplo 1

No projeto “Extratos vegetais e biofilme orgânico: Uma alternativa sustentável”, ganhador da Menção Honrosa no ano de 2021, os alunos buscaram avaliar a eficácia do extrato de Hovenia dulcis (uva-do-japão) no controle da antracnose provocada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, e testar seu efeito alelopático em diferentes tipos de pimentas e tiririca (planta daninha, Cyperus haspan), bem como avaliar o efeito do biofilme biodegradável comestível de diferentes extratos vegetais na conservação de vegetais no pós-colheita. O projeto dos alunos apresenta colaboração entre os integrantes da equipe, bem como o protagonismo dos estudantes, pois apresenta a apropriação do projeto pelos estudantes em todas as etapas de seu desenvolvimento, bem como o trabalho compartilhado e desenvolvido de forma colaborativa e integrada.

Exemplo 2

No projeto “BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes”, Vencedor pelo Júri popular no ano de 2020, os alunos identificaram que o acesso à água tratada e de qualidade é um problema grave em sua comunidade em decorrência da baixa pluviosidade na região. Também constataram a contaminação das águas pela deposição de efluentes industriais não tratados. Como forma de contribuir com soluções para esse problema, a equipe investigou o potencial dos resíduos agroindustriais de abóbora como possível matéria-prima para a formulação de um biocompósito no tratamento da água. Obtiveram resultados relevantes a partir do produto desenvolvido. O projeto dos alunos apresenta colaboração entre os integrantes da equipe, bem como o protagonismo dos estudantes, pois apresenta a apropriação do projeto pelos estudantes em todas as etapas de seu desenvolvimento, bem como o trabalho compartilhado e desenvolvido de forma colaborativa e integrada.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Extratos vegetais e biofilme orgânico: uma alternativa sustentável

BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes

Critério 6. Habilidades mobilizadas seta

Foco da análise

Espera-se que o projeto, diante da construção do conhecimento, favoreça o desenvolvimento de habilidades científicas e/ou investigativas dos estudantes tendo referência as competências e habilidades destacadas nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática presentes na BNCC (Base nacional Comum Curricular).

Exemplo 1

No projeto “Pulseira Alarme - caminhando com segurança”, finalista no ano de 2021 - as alunas investigaram o desenvolvimento de uma pulseira com sensor sonoro e luminoso para proteção de mulheres e público LGBTQIA+ em situação de risco. O projeto se destacou por mobilizar diferentes habilidades investigativas nas diferentes etapas de realização do projeto, bem como evidenciou o engajamento e a participação ativa de todas integrantes da equipe.

Exemplo 2

No projeto “Capseed: revestimento de sementes com goma sustentável”, Vencedor Nacional – 2°lugar - a situação-problema identificada pelos alunos foi a perda de quantidade relevante de sementes para plantio durante o período de armazenamento. Dessa forma, a solução apresentada pela equipe foi sintetizar um revestimento inovador a partir dos resíduos de mesocarpo de coco, da resina de cajueiro e do amido de milho para ser usado para prolongar a vida útil das sementes investigadas. O projeto se destacou por mobilizar diferentes habilidades investigativas - interpretação, compreensão, análise e investigação de uma situação problema, planejamento para a execução e construção de protótipos/proposição de soluções. Além disso também evidenciou o engajamento e a participação ativa de todos integrantes da equipe.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Pulseira Alarme - caminhando com segurança

Capseed: revestimento de sementes com goma sustentável

Critério 7. Caráter de criatividade e/ou inovação seta

Foco da análise

Espera-se que o projeto apresente criatividade e/ou inovação em sua proposta, seus procedimentos e/ou resultados/soluções/protótipos frente à situação investigada e à equipe proponente.

Exemplo 1

No projeto “TESLA: reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de Biogás”, Vencedor Nacional - 1º lugar no ano de 2021, os estudantes identificaram como situação-problema o desperdício de alimentos, bem como seu potencial para obtenção de energia. Como forma de solucionar o problema identificado propuseram a construção de um biodigestor caseiro para a produção eficiente de biogás. Este projeto se destaca por sua criatividade e inovação, pois os alunos conseguiram construir um protótipo funcional complexo que oferece solução viável para a produção de energia a partir do reaproveitamento de resíduos alimentares da escola.

Exemplo 2

No projeto “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”, Vencedor Nacional em 1º lugar no ano de 2020, os estudantes por meio da observação das condições de vida dos agricultores identificaram a necessidade de adoção de novas tecnologias com custo acessível para facilitar a produção agrícola e aumentar sua qualidade de vida dos trabalhadores. Como forma de contribuir com uma solução, os alunos desenvolveram um robô movido à energia solar capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes. Este projeto se destaca por sua criatividade e inovação, pois os alunos conseguiram construir um protótipo funcional complexo que oferece solução viável para o agricultor familiar com custo acessível movido à energia limpa – energia solar.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeo

TESLA: reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de Biogás

Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar

<
Fim do conteudo

Clique no botão e participe!

Inscreva-se