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Critérios de
Avaliação

Premiação Respostas para o amanhã

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Como os projetos são avaliados?

Os projetos classificados são analisados com foco no alinhamento e desenvolvimento na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e na proposição de ideias criativas e/ou inovadoras.

Os projetos com abordagem STEM apresentam propostas em que as Ciências da Natureza dialogam com Tecnologias, Engenharias e Matemática, em busca de respostas para determinado desafio ou problema. Para isso, lança mão da investigação científica, do pensamento crítico e da prototipagem na construção de respostas que demonstrem relevância científica e/ou tecnológica, caráter de criatividade e/ou de inovação.

Quais são os Critérios de Avaliação?

Os critérios de avaliação são apresentados de acordo com as etapas de seleção dos projetos. Abaixo destacamos os sete critérios e o principal foco de análise, apresentando exemplos de projetos já reconhecidos em edições anteriores. Cabe ressaltar que esses projetos apresentam diferenciais em mais de um critério, além do foco aqui indicado.
Na etapa final, quando são selecionados os vencedores nacionais, somam-se dois outros critérios, o potencial transformador frente ao problema e a aplicabilidade do protótipo, principal foco da avaliação nesta etapa.
Para saber mais sobre os projetos, assista aos vídeos.

Descrição dos Critérios

Critério 1. Alinhamento com a abordagem STEM seta

Foco da análise

Trata da proposta geral do projeto, com foco na apresentação da situação problema, possibilidades de solução e participação dos estudantes em sua realização.
Espera-se que o projeto proponha o desenvolvimento de soluções ou protótipos de acordo com os pressupostos da abordagem STEM que se caracterizam por:
- Integração entre as áreas das Ciências da Natureza, Tecnologias, Engenharias e Matemática;
- Potencial investigativo;
- Foco na resolução de problemas reais com múltiplas possibilidades de solução;
- Aproximação das diferentes áreas da abordagem à realidade investigada;
- Desenvolvimento científico e tecnológico;
- Proposta centrada no aluno;
- Trabalho em grupo.

Exemplo 1

No projeto “Horta magnética”, Vencedor Nacional – 3º lugar – e também vencedor pelo júri popular no ano de 2022, os alunos investigaram a aplicabilidade da utilização do campo eletromagnético a fim de contribuir com o aumento da eficiência produtiva de hortaliças. Esse projeto apresenta alinhamento com a abordagem STEM, pois apresenta: a aplicação de conhecimentos das áreas Ciências da Natureza, da Matemática e das Engenharias de forma integrada, visando criar soluções e contribuir com a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente; a investigação científica e análises experimentais, que demonstram a eficiência do protótipo desenvolvido; o foco na resolução de um problema real; autoria e protagonismo dos estudantes.

Exemplo 2

No projeto “Descastanhador Môsa”, Vencedor pelo Júri Popular” no ano de 2021, os alunos buscaram desenvolver um descastanhador com materiais de baixo custo e que, ao mesmo tempo, aproveitasse o caju em sua totalidade preservando após a separação, tanto a castanha quanto o fruto, otimizando dessa forma o trabalho realizado pelas famílias, bem como tornando-o mais lucrativo.
Esse projeto apresenta alinhamento com a abordagem STEM, pois apresenta: integração das diferentes áreas das Ciências da Natureza, da Matemática e das Engenharias; o tema investigado demonstrou um grande potencial investigativo; apresentou foco na resolução de um problema real; e também evidenciou autoria, protagonismo, e um trabalho centrado no alunos.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Horta Magnética

Projeto descastanhador Môsa

Critério 2. Relevância científica e/ou tecnológica seta

Foco da análise

Trata da relevância do projeto, com foco no potencial investigativo e desenvolvimento/prototipagem de soluções diante da situação problema apresentadas.

Espera-se que o projeto apresente relevância científica e/ou tecnológica ante à situação-problema identificada.

Exemplo 1

No projeto “ARBOCAPS: cápsulas sustentáveis biodegradáveis em combate à arboviroses”, Vencedor Nacional – 1º lugar – no ano de 2022, os alunos investigaram o potencial larvicida do extrato das folhas do pinhão-roxo (Jatropha gossypiifolia) para o combate de larvas do mosquito Aedes aegypti, e desenvolveram cápsulas larvicidas desse composto para serem dissolvidas em locais potencialmente favoráveis à proliferação do inseto. O projeto apresenta relevância científica e tecnológica frente ao contexto, pois: propõe uma solução/ produto de baixo custo a partir de produtos naturais para combate das larvas do mosquito atende à comunidade; a solução utiliza as propriedades bioquímicas de uma planta abundante na região como matéria-prima para a produção do composto larvicida.

Exemplo 2

No projeto “Sistema solar de purificação de água”, Vencedor Nacional – 2º lugar - no ano de 2021, os alunos decidiram desenvolver um sistema solar de purificação de água baseado no aproveitamento dos processos físico-químicos que ocorrem naturalmente no ciclo hidrológico como forma de oferecer uma alternativa para a purificação de água. O projeto apresenta relevância científica e tecnológica frente ao contexto, pois propõe uma alternativa limpa e de baixo custo para o tratamento da água na comunidade, além de descrever com clareza a situação-problema, e os processos físico-químicos envolvidos na purificação da água.

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Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

ARBOCAPS: Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à arboviroses

Sistema solar de purificação de água

Critério 3. Viabilidade de desenvolvimento seta

Foco da análise

Trata da viabilidade do projeto, com foco na solução proposta, das condições e da realidade da escola.

Espera-se que o projeto seja viável em sua execução a partir dos recursos apresentados pela escola, bem como as possibilidades de parceria para a sua realização.

Exemplo 1

No projeto “Microestação de Tratamento de Água Domiciliar Portátil”, ganhador da Menção Honrosa no ano de 2022, os alunos propuseram a possibilidade de poder realizar o tratamento de água para consumo em casa. Este projeto apresenta viabilidade de desenvolvimento, pois sua execução se mostrou viável a partir dos recursos apresentados pela escola; da metodologia apresentada pelos alunos; do tempo para a sua realização, produzindo resultados satisfatórios através dos testes realizados. Destaca-se que a solução elaborada pelos alunos buscou utilizar materiais simples, de baixo custo, e reutilizados para que a população tenha condições de replicar a tecnologia em suas próprias residências.

Exemplo 2

No projeto “Desenvolvimento de um bioplástico a partir da fibra do caroço da manga”, Vencedor pelo Júri popular no ano de 2021, os alunos propuseram o desenvolvimento de um bioplástico a partir de um polímero biodegradável – a casca e o caroço de manga –, a fim de oferecer uma alternativa aos plásticos convencionais não-biodegradáveis. Este projeto apresenta viabilidade de desenvolvimento, pois sua execução se mostrou viável a partir dos recursos apresentados pela escola, da metodologia apresentada pelos alunos, bem como o tempo para a sua realização, produzindo resultados satisfatórios a partir dos testes realizados.

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Microestação de Tratamento de Água Domiciliar Portátil

Desenvolvimento de um bioplástico a partir da fibra do caroço da manga.

Critério 4. Investigação Científica seta

Foco da análise

Espera-se que o projeto descreva com detalhes o percurso investigativo realizado pelos estudantes de forma coerente com os objetivos identificados.

Espera-se que a prática educativa apresente, de forma clara, as metodologias e estratégias adotadas para promover o desenvolvimento do tema investigado e o exercício da investigação científica orientado pela abordagem STEM.

Exemplo 1

No projeto “Elaboração de uma biopomada como alternativa ao tratamento da leishmaniose cutânea”, Vencedor Nacional – 2º lugar – no ano de 2022, os alunos investigaram o potencial de plantas medicinais da região para confecção de pomadas com ação contra a leishmaniose , repelente, anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica. O projeto se destaca pela investigação e metodologia científica realizada, pois: apresenta boa fundamentação teórica para a escolha dos produtos naturais utilizados na produção da pomada; realiza etapas experimentais em parceria com universidade local, a fim de avaliar as características e benefícios da pomada desenvolvida; descreve com profundidade os possíveis impactos ambientais, sociais e tecnológicos da implantação da pomada como forma de prevenção e tratamento da leishmaniose cutânea.

Exemplo 2

No projeto “Carun-XÔ: Uma alternativa na caatinga para o combate aos carunchos”, Vencedor Nacional – 3º lugar - no ano de 2021, os alunos caracterizaram e investigaram o óleo de coco catolé para combater e evitar o surgimento de carunchos (pragas) em grãos armazenados. O projeto se destaca pela investigação e metodologia científica desenvolvida, pois desenvolveu metodologia investigativa consistente desenvolvida em três etapas: produção do óleo de coco catolé, caracterização química, e realização dos testes bioinseticidas para avaliação de sua efetividade contra os carunchos. A partir dos resultados obtidos demonstrou-se que o bioinseticida produzido pelos alunos mostrou-se eficiente contra os carunchos.

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Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeo

Elaboração de uma biopomada como alternativa ao tratamento da leishmaniose cutânea

Carun-XÔ: uma alternativa na caatinga para o combate aos carunchos.

Critério 5. Colaboração entre integrantes da equipe seta

Foco da análise

Espera-se que o desenvolvimento do projeto estimule o trabalho integrado, ativo, e colaborativo entre os participantes do projeto.

Exemplo 1

No projeto “Produção de luvas a partir do bioplástico produzido através da Agave sisalana, Vencedor pelo Júri Popular no ano de 2022, os alunos buscaram produzir luvas de bioplástico a partir de propriedades do sisal (Agave sisalana) a fim de contribuir com a redução do impacto ambiental produzido pelo acúmulo das luvas convencionais disponíveis no mercado. O projeto dos alunos evidencia a colaboração entre os integrantes da equipe, bem como o protagonismo dos estudantes, pois: apresenta a apropriação do projeto pelos estudantes em todas as etapas de seu desenvolvimento, bem como o trabalho compartilhado e desenvolvido de forma colaborativa e integrada como meio de encontrar os caminhos para o desenvolvimento da investigação.

Exemplo 2

No projeto “Extratos vegetais e biofilme orgânico: Uma alternativa sustentável”, ganhador da Menção Honrosa no ano de 2021, os alunos buscaram avaliar a eficácia do extrato de Hovenia dulcis (uva-do-japão) no controle da antracnose provocada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, e testar seu efeito alelopático em diferentes tipos de pimentas e tiririca (planta daninha, Cyperus haspan), bem como avaliar o efeito do biofilme biodegradável comestível de diferentes extratos vegetais na conservação de vegetais no pós-colheita. O projeto dos alunos apresenta colaboração entre os integrantes da equipe, bem como o protagonismo dos estudantes, pois apresenta a apropriação do projeto pelos estudantes em todas as etapas de seu desenvolvimento, bem como o trabalho compartilhado e desenvolvido de forma colaborativa e integrada.

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Produção de luvas a partir do bioplástico produzido através da Agave sisalana

Extratos vegetais e biofilme orgânico: uma alternativa sustentável

Critério 6. Habilidades mobilizadas seta

Foco da análise

Espera-se que o projeto, diante da construção do conhecimento, favoreça o desenvolvimento de habilidades científicas e/ou investigativas dos estudantes tendo referência as competências e habilidades destacadas nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática presentes na BNCC (Base nacional Comum Curricular).

Exemplo 1

No projeto “GEEVACDA – protótipo de gerador elétrico eólico vertical de baixo custo”, vencedor pelo Júri Popular no ano de 2022, os estudantes investigaram alternativas para a geração de energia limpa. A partir da investigação, desenvolveram um protótipo de gerador eólico movimentado através do deslocamento de veículos em rodovias. O projeto dos estudantes se destacou por evidenciar a mobilização de diferentes habilidades no desenvolvimento do projeto, como: demonstrar a colaboração e cooperação entre os integrantes da equipe; promover a investigação e a experimentação nas diferentes etapas de realização do projeto; buscar soluções com a colaboração de parceiros externos, a fim de viabilizar a execução do protótipo; exercitar o espírito criativo e inovador dos estudantes, além de promover o engajamento e a participação ativa de toda a equipe no desenvolvimento do protótipo.

Exemplo 2

No projeto “Pulseira Alarme - caminhando com segurança”, finalista no ano de 2021 - as alunas investigaram o desenvolvimento de uma pulseira com sensor sonoro e luminoso para proteção de mulheres e público LGBTQIA+ em situação de risco. O projeto se destacou por mobilizar diferentes habilidades investigativas nas diferentes etapas de realização do projeto, bem como evidenciou o engajamento e a participação ativa de todas integrantes da equipe.

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GEEVACDA – protótipo de gerador elétrico eólico vertical de baixo custo

Pulseira Alarme - caminhando com segurança

Critério 7. Caráter de criatividade e/ou inovação seta

Foco da análise

Espera-se que o projeto apresente criatividade e/ou inovação em sua proposta, seus procedimentos e/ou resultados/soluções/protótipos frente à situação investigada e à equipe proponente.

Exemplo 1

No projeto “Horta magnética”, Vencedor Nacional – 3º lugar – e também vencedor pelo júri popular no ano de 2022, os alunos investigaram a aplicabilidade da utilização do campo eletromagnético com o propósito de contribuir com o aumento da eficiência produtiva de hortaliças. Este projeto se destaca por sua criatividade e inovação, pois utiliza propriedades do campo magnético associadas a nutrientes como meio de favorecer o aumento da produção de hortaliças, sinalizando assim uma linha investigativa de interesse científico, social e econômico.

Exemplo 2

No projeto “TESLA: reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de Biogás”, Vencedor Nacional - 1º lugar no ano de 2021, os estudantes identificaram como situação-problema o desperdício de alimentos, bem como seu potencial para obtenção de energia. Como forma de solucionar o problema identificado propuseram a construção de um biodigestor caseiro para a produção eficiente de biogás. Este projeto se destaca por sua criatividade e inovação, pois os alunos conseguiram construir um protótipo funcional complexo que oferece solução viável para a produção de energia a partir do reaproveitamento de resíduos alimentares da escola.

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Horta magnética

TESLA: reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de Biogás

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