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Premiação Respostas para o amanhã

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Como os projetos são avaliados?

Prezado(a) professor(a), os projetos inscritos serão analisados com foco no alinhamento e desenvolvimento na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e na proposição de ideias criativas e/ou inovadoras.

Os projetos com abordagem STEM apresentam propostas em que as Ciências dialogam com Tecnologia, Engenharia e Matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema. Para isso, lança mão da investigação científica, do pensamento crítico e da metodologia científica que demonstrem relevância científica e/ou tecnológica, caráter de criatividade e/ou de inovação.

Quais são as categorias de Avaliação?

As categorias de avaliação são apresentadas de acordo com as etapas de seleção dos projetos. Para cada categoria destacamos o principal foco de análise e exemplos de projetos que já foram reconhecidos em edições anteriores. Cabe ressaltar que esses projetos apresentam diferenciais em mais de uma categoria, além do foco aqui indicado. Para saber mais sobre os projetos, assista aos vídeos.

1ª Etapa - Seleção dos projetos semifinalistas

Para a seleção dos 20 projetos semifinalistas são considerados os seguintes critérios de avaliação:

1. Alinhamento com a abordagem STEM seta

Foco da análise

Trata da proposta geral do projeto, com foco na apresentação da situação problema, possibilidades de solução e participação dos estudantes em sua realização.
Espera-se que o projeto proponha o desenvolvimento de soluções ou protótipos de acordo com os pressupostos da abordagem STEM que se caracterizam por:
- Integração entre as áreas das Ciências da Natureza, Tecnologias, Engenharias e Matemática;
- Potencial investigativo;
- Foco na resolução de problemas reais com múltiplas possibilidades de solução;
- Aproximação das diferentes áreas da abordagem à realidade investigada;
- Desenvolvimento científico e tecnológico;
- Proposta centrada no aluno;
- Trabalho em grupo.

Exemplo 1

No projeto “Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclista”, vencedor nacional no ano de 2019, os estudantes identificaram a bicicleta como um dos principais meios de transporte utilizados por funcionários da indústria calçadista na cidade, bem como constataram que eles não utilizavam equipamentos de segurança durante seu deslocamento para ir e voltar ao trabalho. A solução encontrada pelos estudantes foi o desenvolvimento de um capacete sustentável produzido a partir dos resíduos sólidos descartados pela indústria calçadista.
Este projeto apresenta alinhamento com a abordagem STEM, pois apresenta:
- Integração das diferentes áreas das Ciências da Natureza, da Matemática e das Engenharias;
- Potencial investigativo a ser desenvolvido;
- Foco na resolução de problemas reais;
- Trabalho centrado nos estudantes;
- Trabalho desenvolvido em equipe, etc.

Exemplo 2

No projeto “Sistema de irrigação automatizado empregando sensor de umidade reaproveitando água descartada de condicionadores de ar e fabricação de tijolos de poliestireno e gesso para uso em canteiro de hortaliças”, ganhador da Menção Honrosa no ano de 2016, partiu da identificação de duas situações-problema: o desperdício da água descartada pelos aparelhos de ar condicionado da escola e a falta de destinação adequada para o isopor, resíduo sólido de difícil decomposição. A proposta de solução desenvolvida pelos estudantes consiste no aproveitamento da água gerada pelos aparelhos de ar condicionado para irrigação automatizada de uma horta horizontal e a confecção de tijolos reutilizando isopor, juntamente com o gesso e a água, a serem utilizados na construção dos canteiros de hortaliças. Este projeto apresenta alinhamento com a abordagem STEM, pois apresenta:
- integração das diferentes áreas das Ciências da Natureza, da Matemática e das Engenharias que possibilitou automatizar a irrigação da horta;
- foco na resolução de problemas reais;
- desenvolvimento científico e tecnológico, trabalho centrado nos estudantes etc.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclistas

Projeto Sistema de Irrigação automatizado empregando sensor de umidade reaproveitando água descartada de condicionadores de ar e fabricação de tijolos de poliestireno e gesso para uso em canteiro de hortaliças

2. Relevância científica e/ou tecnológica seta

Foco da análise

Trata da relevância do projeto, com foco no potencial investigativo e desenvolvimento/ prototipagem de soluções diante da situação problema apresentada.

Espera-se que o projeto apresente relevância científica e/ou tecnológica ante à situação-problema identificada.

Exemplo 1

O projeto “Ecofiltro: carvão ativado do pecíolo da folha da carnaúba (Copernica prunifera sp) para o tratamento d’água da nossa região”, Vencedor Nacional pelo Júri Popular de 2014, propõe uma nova tecnologia para a realização da filtragem de águas contaminadas. Esse projeto se destaca por sua relevância científica e/ou tecnológica frente à situação-problema identificada, pois aborda um problema local e ao mesmo tempo de grande relevância no contexto nacional, tendo em vista que a temática da contaminação de água para o consumo está presente em grande parte dos municípios brasileiros com uma proposta de solução criativa, inovadora e socialmente relevante.

Exemplo 2

No projeto “AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis”, vencedor nacional no ano de 2019, os estudantes buscaram soluções para contribuir com a melhoria dos processos de irrigação agrícola da comunidade. Para isso, os alunos desenvolveram um biopolímero capaz de prolongar o tempo de retenção de água no solo cultivado. O projeto é relevante tanto científica quanto tecnologicamente em virtude do contexto em que é realizado, visto que a situação-problema está relacionada à irrigação do solo, sendo, portanto, de fundamental importância para as comunidades do semiárido brasileiro.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Ecofiltro: carvão ativado do pecíolo da folha da carnaúba (Copernica prunifera) para o tratamento d’água da nossa região

AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis

3. Viabilidade de desenvolvimento seta

Foco da análise

Trata da viabilidade do projeto, com foco no método proposto, diante dos objetivos e cronograma apresentados e, das condições e da realidade da escola.

Espera-se que o projeto seja viável em sua execução a partir dos recursos apresentados pela escola, bem como as possibilidades de parceria e o tempo para a sua realização.

Exemplo 1

No projeto “Construção de banco de filtração de água de rio em três estágios fabricado em cerâmica extrativada e carvão ativado oriundo de caroço de açaí”, vencedor pelo Júri Popular em 2019, a situação-problema elegida pelos estudantes é a questão da poluição das águas nas comunidades das ilhas de Belém e Ananindeua, uma problemática real, grave, que se apresenta em escala local e global. A solução encontrada pelos estudantes foi o desenvolvimento de um sistema de filtração utilizando como matéria-prima o carvão ativado oriundo do caroço do açaí, matéria-prima amplamente disponível na região. O projeto apresenta viabilidade de desenvolvimento, pois realizou com êxito o protótipo para a produção do carvão ativado a partir do caroço do açaí, bem como desenvolveu o sistema de filtração de água de forma satisfatória. Além disso, o projeto partiu de uma demanda da comunidade que conseguiu retornar à própria comunidade a solução encontrada, por meio da construção e aplicação do protótipo em um contexto real.

Exemplo 2

No projeto “Tecnologia assistiva: construção de tecnologias educacionais táteis por prototipagem 3D para jovens e adultos cegos e de baixa visão”, vencedor pelo Júri Popular em 2018, os estudantes identificaram a escassez de tecnologias educacionais voltadas para o público com deficiência visual (cegos ou com baixa visão). Assim, decidiram desenvolver produtos educacionais por meio de modelagem/impressão em 3D contribuindo para melhoria da qualidade de vida desse público, bem como favorecer o seu acesso à educação.
A viabilidade de desenvolvimento do projeto é evidenciada por apresentar:
- condições de ser desenvolvido pelos estudantes;
- possibilidades reais de execução por meio dos recursos disponíveis na escola;
- executar o projeto considerando o cronograma proposto.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeos

Construção de banco de filtração de água de rio em 3 estágios fabricado em cerâmica extrativada e carvão ativado oriundo de caroço de açaí

Tecnologia assistiva: construção de tecnologias educacionais táteis por prototipagem 3D para jovens e adultos cegos e de baixa visão

4. Caráter de criatividade e/ou inovação seta

Foco da análise

Trata do potencial do projeto em apresentar ideias criativas e inovações em sua realização ou soluções inovadoras.

Espera-se que o projeto apresente criatividade e/ou inovação em sua proposta, seus procedimentos e/ou resultados/soluções/protótipos frente a situação investigada e aprendizagem da equipe proponente.

Exemplo 1

No projeto “Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas”, vencedor nacional no ano de 2019, os estudantes observaram a ampla utilização de plástico na área da saúde para a fabricação de curativos. Diante dessa situação-problema, os alunos decidiram investigar e criar um biofilme a partir das folhas da Psidium guajava em substituição ao plástico, a qual possui também aplicações na área da saúde. Este projeto apresenta caráter de inovação, criatividade e ineditismo pela investigação e experimentação da Psidium guajava como matéria-prima para a produção de biofilme, com sucesso na sua execução e nos resultados alcançados.

Exemplo 2

Vamos cuidar bem da nossa água? No projeto “CONSUSTIME: ferramenta interativa na gestão eficiente do uso da água”, Vencedor Nacional em 2017, os estudantes observaram que, apesar de existir uma grande preocupação com a disponibilidade de água potável, há uma cultura de desperdício, além da ineficiência no uso da água. Como forma de contribuir para resolver a situação-problema identificada, os estudantes criaram um aplicativo: o CONSUSTIME “consumo no tempo certo”, que possui a função de acompanhar, mensurar e controlar o consumo de água nas residências; e um chuveiro inteligente capaz de monitorar o consumo de água e determinar o tempo máximo de banho. O projeto se destaca pela sua criatividade e inovação frente a situação investigada, pela tecnologia desenvolvida, e pelo potencial de impacto tecnológico, ambiental e social positivos.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os projetos assista aos vídeo

Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas

CONSUSTIME: ferramenta interativa na gestão eficiente do uso da água

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