Como o projeto vai ser avaliado?

 

Caro professor, os projetos serão avaliados a partir de três Eixos Avaliativos, a seguir apresentados:

 
Reciclar
A sua contribuição para a formação de jovens comprometidos com os princípios da sustentabilidade local e global e para a melhoria das condições de vida na comunidade;
Lupa
A pesquisa no campo das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias a partir da compreensão dos conhecimentos científicos por meio da investigação, experimentação e proposição de soluções para uma vida sustentável;
Comunidade
A participação democrática dos alunos nos processos de adesão, formulação, desenvolvimento e apresentação do Projeto.

Quais são as categorias da avaliação?

 

A partir desses três eixos, foram estabelecidas dez categorias para nortear a análise das propostas, tanto no âmbito do projeto como da prática educativa.

Para o Prêmio Respostas para o Amanhã, Projeto e Prática Educativa possuem o mesmo peso na avaliação, pois acreditamos que boas práticas dão suporte à elaboração de bons projetos.

Para cada categoria, indicamos o foco de análise e o exemplo de um projeto vencedor nas edições anteriores. Cabe ressaltar que esses projetos apresentam diferenciais em mais de uma categoria, além do foco aqui indicado. Para conhecer mais sobre cada proposta, disponibilizamos os vídeos dos projetos.

Alinhamento com os princípios da sustentabilidade seta

Foco da análise

Projeto - espera-se que os projetos apresentem soluções que sejam desenvolvidas dentro dos princípios da sustentabilidade, considerando suas múltiplas dimensões (por exemplo: ambiental, política, econômica, social e cultural).

Prática Educativa - o professor deverá subsidiar os alunos promovendo ações que estimulem a reflexão, a criticidade e a proposição de ideias e ações mais sustentáveis pelos alunos.

Exemplos

No projeto “Implantação do cultivo de palmitos juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã - Tupi Guarany, no Vale do Ribeira-SP”, Grande Vencedor de 2016, os alunos identificaram duas situações
- problema: a má qualidade de vida da comunidade da aldeia Itapuãm e a extração irregular do palmito juçara (Euterpe edulis) pelos indígenas, que encontram nesse vegetal seu meio de subsistência. Por meio do aprofundamento teórico e das aulas em campo, os alunos propuseram uma convivência sustentável para conciliar a preservação do palmito e garantir a subsistência da comunidade indígena.

Nesta proposta o alinhamento com os princípios da sustentabilidade é contemplado pelo projeto e pela prática educativa, pois observa-se, neste caso, o diálogo entre as dimensões ambiental, social e econômica na realização da proposta.

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Para saber mais sobre o projeto assista ao vídeo:

Interação escola-comunidade seta

Foco da análise

Projeto – espera-se que os projetos surjam de uma demanda relevante da comunidade e apresentem soluções, por meio das ciências, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Espera-se também que o projeto possibilite, em suas ações, a participação da comunidade.

Prática Educativa: cabe ao professor promover a interação e o diálogo dos alunos com os diferentes atores sociais do entorno, ou seja, tanto entre os atores da comunidade escolar quanto com os atores do território onde está inserida a escola.

Exemplos

No projeto “Produção de pescado consorciada à hidroponia e energia solar no quilombo”, Vencedor Nacional no ano de 2015, os alunos observaram a escassez de alimentos na comunidade quilombola da região na qual se situa a escola. Decidiram, então, desenvolver um sistema fechado de tanques para criação de peixes aliado à hidroponia, uma tecnologia para a produção de pescado articulada à produção de verduras, com uso da energia solar em todo o processo.

Nesta proposta a interação escola-comunidade é evidenciada tanto no projeto quanto na prática educativa, na qual realiza extensão dos conhecimentos desenvolvidos pelos alunos no contexto escolar para melhoria das condições de vida da comunidade, neste caso, com a promoção de fontes de alimento para a comunidade quilombola.

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Relevância científica, tecnológica e social seta

Foco da análise

Projeto - espera-se que o projeto como um todo apresente relevância frente ao contexto em que se realiza, tanto no aspecto social como no aspecto científico/tecnológico.

Prática Educativa - cabe ao professor estimular a produção de conhecimento pelos alunos, desenvolvendo uma leitura crítica e investigativa, em relação ao contexto científico, tecnológico e social.

Exemplos

O projeto “Ecofiltro: carvão ativado do pecíolo da folha da carnaúba (Copernica prunifera sp) para o tratamento d’água da nossa região”, Vencedor Nacional pelo Júri Popular de 2014, apresenta uma nova tecnologia para a realização da filtragem de águas contaminadas.

Nessa proposta a relevância científica, tecnológica e social é contemplada pelo projeto e pela prática educativa, pois aborda um problema local e ao mesmo tempo de grande relevância no contexto nacional, tendo em vista que a temática da contaminação de água para o consumo está presente em grande parte dos municípios brasileiros.

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Fundamentação teórica seta

Foco da análise

Projeto - espera-se que o projeto apresente boa fundamentação teórica e que atenda aos objetivos elencados na proposta.

Prática Educativa – deve identificar e explorar os conceitos e métodos próprios das Ciências da Natureza/ou Matemática de modo a fundamentar a realização do projeto pelos alunos.

Exemplos

No projeto “Educação e Intervenção Ambiental no Sertão Nordestino: resgatando histórias e valores socioambientais”, Vencedor Nacional em 2014, os alunos resgataram a história de Petrolândia (PE) que em 1988 foi inundada como parte de um processo da transposição do Rio São Francisco para construção de um complexo de hidrelétricas. Com a água, além da flora nativa, costumes e tradições foram submersos. A nova cidade, construída a 10 km da original, abriga hoje cerca de 30 mil habitantes e, entre eles, estão os estudantes do Ensino Médio dessa escola, uma geração que, na faixa de 16 a 19 anos, não conheceu a cidade antiga. O interesse dos alunos por essa história os mobilizou a intervir na realidade local e motivou a resgatar parte de seu patrimônio cultural e ambiental do município.

Nesta proposta a fundamentação teórica se destaca tanto em sua inserção no Projeto quanto na Prática Educativa, pois é possível observar os fundamentos teóricos, conceitos e conhecimentos específicos que subsidiam cada uma das práticas realizadas pelos alunos.

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Metodologia seta

Foco da análise

Projeto – a metodologia e os procedimentos investigativos realizados pelos alunos devem ser apresentados com detalhe de forma coerente com os objetivos identificados na proposta.

Prática Educativa - o professor deve apresentar as estratégias metodológicas de ensino adotadas com os alunos para promover o desenvolvimento do tema investigado e o exercício da investigação científica.

Exemplos

No projeto “Avaliação da atividade da Moringa oleifera no tratamento da água na zona rural”, Grande Vencedor de 2015, os alunos buscaram e encontraram na Moringa oleifera uma proposta de solução natural, eficiente e com baixo custo para o tratamento da água.

Nessa proposta a metodologia investigativa se destaca tanto no projeto quanto na prática educativa adotados, pois é possível acompanhar claramente todas as etapas realizadas pelos alunos desde a identificação da situação-problema, até os procedimentos experimentais e os resultados alcançados.

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Oportunidades de aprendizagem seta

Foco da análise

Projeto – o projeto deve explicitar as diferentes oportunidades de aprendizagem para os alunos no campo das ciências que foram trabalhadas ao longo de todo o seu desenvolvimento e aplicação.

Prática Educativa - deve favorecer a aprendizagem e o exercício de habilidades investigativas pelos alunos (por exemplo: observação, questionamento, experimentação, argumentação, comparação e conclusão) assim como a intervenção na realidade local.

Exemplos

No projeto “Utilização de Games para Práticas de Educação Ambiental”, Vencedor Nacional em 2014, os alunos se debruçaram sobre o desafio de programar um jogo para ser utilizado como ferramenta de educação ambiental. Para cumprir a tarefa, a turma de alunos, com idade entre 14 e 16 anos, escolheu um tema relacionado a uma dificuldade vivida pela comunidade: a coleta seletiva de materiais recicláveis.

Nesta proposta são evidenciadas as diferentes oportunidades de aprendizagem que os alunos vivenciaram a fim de criar e programar o game.

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Participação e envolvimento dos alunos seta

Foco da análise

Projeto - todos os alunos da classe devem ter a possibilidade de participar e contribuir efetivamente com o projeto em suas diferentes fases de realização.

Prática Educativa - cabe ao professor estimular a atuação protagonista dos alunos e promover estratégias de integração, diálogo, escuta, colaboração e compartilhamento de ideias e saberes.

Exemplos

No projeto “Sistema de Irrigação automatizado empregando sensor de umidade reaproveitando água descartada de condicionadores de ar e fabricação de tijolos de poliestireno e gesso para uso em canteiro de hortaliças”, ganhador da Menção Honrosa no ano de 2016, os alunos, ao observarem o desperdício de água provocado pelos condicionadores de ar, desenvolveram uma solução para aproveitar essa água na irrigação da horta escolar, por meio de um sistema automatizado. A participação e o envolvimento dos alunos são evidenciados na mobilização de seu professor, de sua organização coletiva, da realização participativa de todos os alunos nas diferentes fases de desenvolvimento e implantação do projeto.

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Viabilidade seta

Foco da análise

Projeto - espera-se, considerando o contexto e os recursos da escola e da comunidade, que o projeto tenha condições de ser desenvolvido e implementado pelos alunos.

Prática Educativa - o professor deve ter condições de oferecer os recursos teóricos (conceituais) e práticos (materiais e humanos) suficientes para o desenvolvimento e aplicação do projeto pelos alunos.

Exemplos

No projeto “A reutilização do pó da madeira em forro acústico em tetos de serrarias”, Vencedor pelo Júri Popular em 2015, os alunos observaram que o grande número de serrarias localizadas no município provocavam um significativo impacto ambiental. Com base nesse problema criaram como solução o reaproveitamento do pó de madeira para a produção de bloquetes prensados que ao serem implantados no teto das serralherias tem a função de forro isolante, acústico e térmico.

Nesta proposta a viabilidade é evidente pois o projeto é realizável pelos alunos, tem um baixo custo e se utiliza de materiais simples utilizados de maneira inventiva aliada aos conhecimentos científicos que o fundamentam.

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Consistência seta

Foco da análise

Projeto - deve apresentar coerência entre a identificação da situação problema, os objetivos, os procedimentos e os resultados esperados/alcançados.

Prática Educativa - espera-se que o professor apresente de forma clara, detalhada e coerente sua prática educativa tendo em vista o desenvolvimento do projeto pelos alunos.

Exemplos

No projeto “Sistema de filtragem e beneficiamento de águas cinzas para produção sustentável de alimentos”, Vencedor pelo Júri Popular no ano de 2016, os alunos observaram que um dos fatores limitantes para o uso da irrigação na comunidade é o pouco acesso à água para produção de alimentos. Como solução, o projeto se propõe a criar um sistema de filtragem de águas cinzas com bomba de sucção, tornando a qualidade da água adequada para o cultivo de vegetais da irrigação por gotejamento. Com a aplicação dessa tecnologia, a escola consegue reaproveitar aproximadamente 1.300 litros de água por dia!

Essa proposta pode ser considerada consistente porque apresenta coerência entre os objetivos, a fundamentação teórica, os procedimentos e resultados alcançados, com importante potencial de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

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Criatividade e Inovação seta

Foco da análise

Projeto - espera-se que o projeto apresente criatividade e/ou inovação em sua proposta, seus procedimentos e/ou resultados, considerando o contexto em que está sendo realizado.

Prática Educativa - cabe ao professor instigar, reconhecer e valorizar a curiosidade, a criatividade e a proposição de novas ideias pelos alunos, visto que o processo de realização de um projeto investigativo deve ser substancialmente um processo criativo.

Exemplos

Reciclagem e acessibilidade, que bela mistura! No projeto “EQUILÍBRIO - para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”, Grande Vencedor de 2014, os alunos identificaram que o acúmulo de lixo eletrônico sem descarte adequado e a dificuldade de locomoção de pessoas com deficiência visual e física eram problemas que precisavam de uma solução urgente. Fundamentado nas Ciências e na Matemática a ideia virou uma solução criativa e inovadora , tanto no projeto quanto na prática educativa,com potencial de beneficiar as pessoas com deficiência visual e contribuir com a transformação de lixo eletrônico em tecnologia em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas.

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Iniciativa
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Coordenação Geral
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Apoio
REPRESENTAÇÃO DA UNESCO NO BRASIL
 
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