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Inscrição

 

1. Quem pode se inscrever? Seta para expandir o conteúdo

 

Professores(as) das redes públicas municipais, estaduais e federais que lecionam disciplinas relacionadas às áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias para estudantes do Ensino Médio (Ensino Médio regular diurno, noturno ou em tempo Integral; Ensino Médio integrado com Educação Profissional Técnica ofertado na mesma instituição de ensino; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Básica do Campo; Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola). Fica excluída a modalidade de educação a distância (EAD). No entanto, diante da pandemia de Covid-19, o Ensino Presencial será considerado no formato remoto, ou seja, com aulas a distância e/ou no modelo híbrido.

 

2. Como posso me inscrever? Seta para expandir o conteúdo

 

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente no site do Prêmio Respostas para o Amanhã. Deve ser realizada por um(a) professor(a) orientador(a) do projeto no ano da edição vigente. O(A) professor(a) orientador(a) deve criar uma conta no site ou no aplicativo do programa para ter acesso ao campo “INSCREVER PROJETO”.

A inscrição deve obrigatoriamente ser feita por um(a) professor(a) que lecione à equipe participante uma das disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Após informar seus dados cadastrais e os dados da Instituição de Ensino, o(a) professor(a) insere os dados da equipe que realizará o projeto. Esta deverá ser composta de 3 (três) a 5 (cinco) estudantes, matriculados(as) numa mesma turma/classe.

 

3. Qualquer professor(a) do Ensino Médio pode se inscrever no Prêmio, mesmo que não lecione disciplinas que pertencem às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática? Seta para expandir o conteúdo

 

Não, apenas os(as) professores(as) das áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias podem realizar a inscrição como professor(a) orientador(a) do projeto.

O(A) professor(a) orientador(a) pode indicar como parceiro do projeto 1 (um/a) professor(a) das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, das Ciências Humanas e suas Tecnologias ou da própria área de Ciências da Natureza ou da Matemática. O(A) professor(a) parceiro(a) deve obrigatoriamente lecionar para a turma/classe à qual pertence a equipe participante no ano vigente da 8ª edição.

O(A) professor(a) parceiro(a) contribui com o(a) professor(a) orientador(a) para subsidiar a equipe participante no desenvolvimento do projeto. É importante ressaltar que o projeto deve necessariamente ser da área das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias e ser desenvolvido no ano de 2021 com o envolvimento da equipe inscrita.

 

4. Qual é a diferença entre professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a)? Seta para expandir o conteúdo

 

O(A) professor(a) orientador(a) deve obrigatoriamente lecionar para a equipe participante uma disciplina das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e é o principal responsável por subsidiar os estudantes com os conteúdos centrais/principais do projeto.

O(A) professor(a) parceiro(a) pode lecionar disciplinas de outras áreas do conhecimento, como de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Seu papel é apoiar a equipe participante no desenvolvimento do projeto com os conteúdos de sua disciplina, para além da disciplina norteadora. A participação do(a) professor(a) parceiro(a) está condicionada à indicação do(a) professor(a) orientador(a) no campo específico indicado no formulário de inscrição e deve obrigatoriamente lecionar para a equipe inscrita.

 

5. Como indicar o(a) professor(a) parceiro(a)? Seta para expandir o conteúdo

 

Após a efetivação da inscrição do projeto pelo(a) professor(a) orientador(a), este(a) deve acessar o site do Prêmio Respostas para o Amanhã a fim de informar a ideia do projeto e se será desenvolvido em parceria com 1 (um/a) professor(a) parceir(a), indicando seu nome completo e e-mail.

O(A) professor(a) parceiro(a) recebe um e-mail comunicando sua indicação para o projeto e deve acessar o site para validar a indicação, aceitar o regulamento e complementar seus dados de cadastro.

Após finalizar o cadastro, o(a) professor(a) parceiro(a) recebe a confirmação de inscrição pelo e-mail informado. Nessa confirmação, recebe também o código do projeto para acompanhar as informações que o(a) professor(a) orientador(a) vai inserir.

 

6. Qual é a atuação do(s) professor(es) parceiro(s)? Seta para expandir o conteúdo

 

Cabe ao(à) professor(a) indicado(a), com o(a) professor(a) orientador(a), subsidiar a equipe no desenvolvimento do projeto.

 

7. Como proceder caso o(a) professor(a) orientador(a) deixe de lecionar para a respectiva turma ou se desligar da instituição de ensino durante a seleção e divulgação dos projetos premiados? Seta para expandir o conteúdo

 

Nesse caso, é possível a substituição do(a) professor(a) orientador(a) por outro docente que atenda às condições de participação previstas em regulamento. Essa substituição deverá ser formalizada por escrito aos organizadores do Prêmio, com anuência da direção da instituição de ensino, dentro do prazo informado em regulamento.

Se, no momento da apuração, os organizadores constatarem que a substituição não foi formalizada no prazo indicado, o projeto será desclassificado. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.

 

8. Como proceder caso o(a) professor(a) parceiro(a) deixe de lecionar para a respectiva turma ou se desligue da instituição de ensino? Seta para expandir o conteúdo

 

Este(a) perde o direito ao prêmio, podendo o(a) professor(a) orientador(a) indicar ou não outro(a) professor(a) parceiro(a). A substituição deverá ser formalizada por escrito aos organizadores do Prêmio com anuência da direção da instituição de ensino, no prazo máximo de até 5 (cinco) dias úteis antes da data da divulgação dos projetos premiados. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.

 

9. Qual é o período de inscrição? Seta para expandir o conteúdo

 

As inscrições vão das 10h00 do dia 23/03/2021 até às 23h59 do dia 19/07/2021 (horário de Brasília).

 

10. Como ocorrerá a inscrição? Seta para expandir o conteúdo

 

Após a inserção de seus dados cadastrais, da escola e da equipe responsável pelo projeto, o(a) professor(a) orientador(a) deve preencher as questões do formulário de inscrição até as 23h59 do dia 19/07/2021.

O(a) professor(a) orientador(a) deve informar a ideia do projeto da equipe, em qual contexto será desenvolvido, assim como o plano de ação do projeto em 2021. O formulário de inscrição contém questões obrigatórias que precisam ser preenchidas para concorrer à 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Os professores orientadores poderão indicar os estudantes da equipe participante no ato da inscrição ou a qualquer momento até o fim do prazo para envio das informações (19/07/2021).

Os estudantes da equipe deverão produzir um vídeo depoimento que apresente a ideia do projeto: a escolha da situação-problema e a proposta de solução. O vídeo pode ou não contar com a participação de todos os integrantes da equipe e ser inserido no formulário de inscrição pelo(a) professor(a) orientador(a), ou pelos próprios estudantes, mediante código e senha do referido projeto, até o dia 19/07/2021. Atenção! Esse vídeo não se refere ao vídeo que deverá ser produzido pelas equipes finalistas – são materiais diferentes.

 

11. Ao realizar o cadastro, minha inscrição será automaticamente confirmada? Seta para expandir o conteúdo

 

Para efetuar a inscrição, o(a) professor(a) deve criar um cadastro no site do Prêmio (respostasparaoamanha.com.br). Mas atenção: preencher o cadastro no site não significa estar inscrito no Prêmio.

Para se inscrever, o(a) professor(a) orientador(a) deverá, após se cadastrar no site, clicar no botão “INSCREVER PROJETO” e inserir os dados da escola e da equipe participante, além de outras informações sobre sua atuação como professor(a) responsável. Após inserir essas informações e dar o aceite no Regulamento e no Termo de Ciência e Responsabilidade dos Procedimentos de Segurança, é necessário clicar no botão "CONFIRMAR INSCRIÇÃO". Após clicar em “CONFIRMAR INSCRIÇÃO”, o sistema gera um código do projeto inscrito, que será enviado por e-mail para o endereço eletrônico do(a) professor(a) orientador(a) informado(a) no ato do cadastro.

O recebimento desse código significa que a inscrição está confirmada. Porém, para concorrer à 8ª edição, é imprescindível realizar o preenchimento das questões do formulário até as 23h59 do dia 19/07/2021. O(A) professor(a) orientador(a) deve informar a proposta da equipe e em qual contexto ela será desenvolvida, assim como o plano de ação do projeto.

Além das informações fornecidas pelo(a) professor(a) orientador(a), os estudantes da equipe deverão enviar um vídeo com depoimento sobre a escolha da situação problema e ideia do projeto, no formulário online, mediante Código fornecido aos estudantes pelo Professor Orientador. O envio do vídeo deverá ser realizado até as 23h59 do dia 19/07/2021; caso não seja enviado, a inscrição será desclassificada.

 

12. Não recebi o e-mail de confirmação da minha inscrição. O que devo fazer? Seta para expandir o conteúdo

 

Se, após preencher o cadastro do professor, os dados da escola e da equipe participante e der o aceite no regulamento, você não receber um e-mail com o código do projeto inscrito, entre em contato com a Central de Atendimento do Prêmio, por meio do telefone 0800-7800755. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (horário de Brasília), exceto feriados.

 

13. A escola precisa se inscrever? Seta para expandir o conteúdo

 

A inscrição é realizada pelo(a) professor(a) orientador(a), que deve informar os dados cadastrais da instituição de ensino na qual o projeto inscrito é desenvolvido.

 

14. Há limite de inscrição por professor(a) e por escola? Seta para expandir o conteúdo

 

O(A) professor(a) orientador(a) pode inscrever vários projetos, desde que envolvam equipes diferentes. Ou seja, cada escola pode ter vários(as) professores(as) e diferentes projetos inscritos.

 

15. O(a) professor(a) parceiro(a) pode auxiliar mais de uma equipe, em mais de um projeto inscrito? Seta para expandir o conteúdo

 

Sim, o(a) professor(a) parceiro(a) pode auxiliar diferentes equipes, assim como os(as) professores(as) orientadores(as) poderão se inscrever com diversas equipes e diferentes projetos. Porém, cada estudante poderá integrar apenas uma equipe responsável por um único projeto.

 

16. Estudantes podem se inscrever no Prêmio? Seta para expandir o conteúdo

 

A inscrição só pode ser realizada por um(a) professor(a) que lecione obrigatoriamente nas disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e/ou da Matemática, denominado(a) de professor(a) orientador(a). Este(a) indicará a equipe participante no ato da inscrição.

 

17. Posso inscrever um projeto de outra disciplina que não pertence às áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias? Seta para expandir o conteúdo

 

Só são aceitos projetos desenvolvidos com disciplinas relacionadas, obrigatoriamente, às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, como Matemática, Biologia, Física, Química e outras relacionadas, como Biotecnologia, Robótica e Eletrônica.

Disciplinas de outras áreas do conhecimento, como Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, podem contribuir por meio da participação de um professor(a) parceiro(a) destas áreas, quando indicados pelo(a) professor(a) orientador(a).

Projetos relacionados à disciplina de Projeto Integrador podem ser inscritos desde que trabalhem os conteúdos das áreas das Ciências da Natureza e/ou da Matemática e suas Tecnologias.

 

18. Posso inscrever um projeto que não envolve a participação de estudantes? Seta para expandir o conteúdo

 

Não, só serão aceitos projetos desenvolvidos pelos(as) estudantes, organizados(as) em equipes de 3 (três) a 5 (cinco) integrantes, matriculados(as) numa mesma turma/classe no ano de 2021.

 

19. Posso formar equipes com estudantes de turmas/classes distintas desde que da mesma escola? Seta para expandir o conteúdo

 

Não, só podem participar equipes compostas por estudantes matriculados(as) numa mesma turma/classe no ano de 2021 da mesma instituição de ensino. Numa turma/classe podem ser formadas várias equipes, mas cada estudante só pode integrar uma equipe e realizar apenas um projeto.

 

20. Posso inscrever um projeto da escola que ainda esteja em andamento? Seta para expandir o conteúdo

 

Sim, desde que haja o envolvimento da equipe inscrita no ano de 2021 e atenda às especificações estabelecidas no Regulamento da premiação.

 

21. Qual é o número de estudantes que uma equipe deve ter? Seta para expandir o conteúdo

 

As equipes obrigatoriamente devem ser constituídas por no mínimo, 3 (três) e no máximo 5 (cinco) estudantes, matriculados(as) em uma mesma turma/classe no ano de 2021. As equipes devem dar preferência para a diversidade de gênero em sua composição, ou seja, no caso de turmas mistas, as equipes poderão ser compostas com alunas e alunos, desde que da mesma turma/classe.

 

22. Quais são os documentos que deverão ser providenciados? Seta para expandir o conteúdo

 
  • Declaração obtida na instituição de ensino (modelo disponível).
  • Termos de autorização de uso e de divulgação dos projetos e vídeos (modelo disponível). Esta autorização deverá ser apresentada à coordenação do Prêmio quando solicitada.
  • Lista de estudantes matriculados na respectiva turma/classe, indicando os estudantes que compõem a equipe participante.
  • Cópia do cartão do CNPJ da Unidade Executora vinculada à instituição de ensino.
Importante: A não apresentação dos documentos acima citados impedirá o prosseguimento do projeto no processo de seleção.
 

23. O que é Unidade Executora (UEx)? Seta para expandir o conteúdo

 

Essa é a denominação genérica criada pelo Ministério da Educação (MEC) para as entidades de direito privado, sem fins lucrativos, vinculadas à instituição de ensino. Exemplos de outras nomenclaturas adotadas: caixa escolar, associação de pais e professores, associação de pais e mestres, círculo de pais e mestres. A constituição de sua unidade executora pela instituição de ensino é imprescindível para a participação no Prêmio.

Seleção

 

1. Qual é o foco da avaliação dos projetos? Seta para expandir o conteúdo

 

O foco da avaliação é o desenvolvimento dos projetos na abordagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), em que as Ciências dialogam com as Tecnologias, Engenharias e a Matemática. Serão selecionados os projetos que se destacarem no desenvolvimento da investigação e metodologia científica, na relevância científica e/ou tecnológica, no caráter de criatividade e inovação, com destaque para soluções de base tecnológica.

 

2. O que são projetos com abordagem STEM? Seta para expandir o conteúdo

 

Projetos com abordagem STEM apresentam propostas em que as Ciências dialogam com as Tecnologias, Engenharias e a Matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema. Para isso, lançam mão da investigação científica, do pensamento crítico e da metodologia científica no desenvolvimento de propostas que demonstrem relevância científica e/ou tecnológica, caráter de criatividade e inovação.

 

3. Como é a seleção dos projetos? Seta para expandir o conteúdo

 

A seleção dos projetos ocorre em 3 (três) etapas:

1ª etapa – Seleção dos projetos semifinalistas em âmbito nacional

21/7/2021 a 22/8/2021

A seleção dos 20 projetos semifinalistas será feita por um Comitê Técnico de Avaliação.

Os 20 projetos semifinalistas devem preencher o formulário de detalhamento do desenvolvimento do projeto, no site do Prêmio. As equipes também deverão participar das mentorias on-line, sendo obrigatória a participação para continuar concorrendo nas próximas etapas, conforme descrito em Regulamento.


2ª etapa – Seleção dos projetos finalistas em âmbito nacional

27/9/2021 a 7/10/2021

Seleção dos 10 (dez) projetos finalistas por um Comitê de Especialistas, formado por profissionais que atuam nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e abordagem em STEM. As equipes responsáveis pelos projetos finalistas recebem mentorias técnicas para apoiar a produção de modelos/protótipos. As mentorias ocorrerão em formato on-line, no site da Prêmio.

As equipes finalistas devem produzir um vídeo de até 3 (três) minutos sobre seus projetos, a fim de concorrerem na 3ª etapa de seleção.

As 10(dez) equipes finalistas devem participar da II Mostra Respostas para o Amanhã (17/11/2021) a ser realizada remotamente. No evento, as equipes finalistas apresentarão seus projetos para a Comissão Avaliadora.


3ª etapa - Seleção dos projetos vencedores pelo Júri Popular e dos Vencedores Nacionais

12/11/2021 a 17/11/2021

Seleção dos 3 (três) projetos Vencedores Nacionais e dos 3 (três) projetos vencedores pelo Júri Popular.

Nesta etapa, o público vota, por meio do site, de forma a escolher os 3 (três) melhores vídeos, que podem ser originários de qualquer região do País.


A seleção dos 3 (três) projetos Vencedores Nacionais será realizada pela Comissão Avaliadora.

 

4. O vídeo a ser produzido pelas 10 equipes finalistas é o mesmo vídeo a ser enviado no ato da inscrição? Seta para expandir o conteúdo

 

Não, são dois vídeos diferentes.

O vídeo enviado no momento da inscrição refere-se ao vídeo depoimento dos estudantes apresentando a ideia do projeto. O prazo para upload do vídeo depoimento no formulário on-line é até as 23h59 do dia 19/07/2021.

O vídeo que as equipes finalistas devem produzir refere-se à apresentação do projeto em desenvolvimento. O envio do vídeo deve ser feito até o dia 07/11/2021. Os vídeos dos projetos finalistas serão publicados para votação popular entre 12 e 17/11/2021.

 

5. O que são mentorias? Seta para expandir o conteúdo

 

As mentorias consistem em apoio on-line oferecido aos 20 projetos semifinalistas e aos 10 finalistas no momento de desenvolvimento do projeto e do modelo/protótipo.

 

6. O que é protótipo? Seta para expandir o conteúdo

 

Protótipo refere-se ao resultado esperado do projeto desenvolvido. Ele pode ser:

  • protótipo físico (com foco nos testes e no desenvolvimento de material, substâncias etc.);
  • protótipo físico de base tecnológica (cujo funcionamento está associado a programação, utilização e aplicação de sensores, fabricação digital etc.);
  • protótipo digital (desenvolvimento de aplicativos, sites, jogos virtuais, recursos de realidade aumentada, inteligência artificial etc.).
 

7. O que é a II Mostra Respostas para o Amanhã? Seta para expandir o conteúdo

 

A II Mostra Respostas para o Amanhã é um encontro a ser realizado remotamente, em novembro, quando as 10 (dez) equipes finalistas deverão apresentar seus projetos ao público e para uma Comissão Avaliadora, que definirá os projetos vencedores nacionais.

 

8. Como faço para votar em um dos vídeos? Seta para expandir o conteúdo

 

É necessário acessar o site do Prêmio e votar no(s) vídeo(s) desejado(s) no período de 12/11/2021 a 17/11/2021.

 

9. Quando serão conhecidos os vencedores? Seta para expandir o conteúdo

 

A divulgação dos vencedores será realizada no site do Prêmio Respostas para o Amanhã, de acordo com o seguinte cronograma:

  • 24/8/2021 – divulgação dos 20 (vinte) projetos semifinalistas
  • 8/10/2021 – divulgação dos 10 (dez) projetos finalistas
  • 18/11/2021 – divulgação dos projetos vencedores pelo Júri Popular e dos Vencedores Nacionais (1º, 2º e 3º lugar).

Premiação

 

1. Quais são os prêmios? Seta para expandir o conteúdo

 

Projetos semifinalistas

1 (um) notebook Samsung para cada professor(a) orientador(a) e até um(a) professor(a) parceiro(a) dos 20 projetos semifinalistas.


Projetos finalistas

1 (um) notebook Samsung para cada estudante das 10 equipes finalistas.


Vencedores nacionais

Cada estudante das três equipes vencedoras nacionais receberá os seguintes prêmios, conforme classificação:

  • 1º lugar: smartphone Samsung
  • 2º lugar: tablet Samsung
  • 3º lugar: smartwatch Samsung

Cada escola dos 3 projetos vencedores nacionais receberá 1 (uma) smart TV Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital. O(A) professor(a) orientador(a), o(a) professor(a) parceiro(a) e os(as) estudantes da equipe vencedora receberão uma medalha.


Vencedores pelo Júri Popular

1 (um) fone de ouvido Samsung BUD+ para cada estudante e professor(a) orientador(a) das três equipes vencedoras pelo Júri Popular. As escolas receberão o troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”.

 

2. Quais as condições de participação dos representantes dos Projetos Finalistas na II Mostra Respostas para o Amanhã? Seta para expandir o conteúdo

 

A 2ª Mostra Respostas para o Amanhã acontecerá no dia 17/11/2021 on-line, quando as 10 (dez) equipes finalistas apresentarão seus modelos/protótipos para o público e para os membros da Comissão Avaliadora.

 

3. Onde os prêmios serão entregues? Seta para expandir o conteúdo

 

Os prêmios dos Projetos serão entregues às Unidades Executoras das respectivas instituições de Ensino.

LGPD

 

1. Como o Programa se adequa à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Seta para expandir o conteúdo

Fale Conosco

 

Dúvidas sobre a 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã?
Fale conosco pela Central de Atendimento:
0800-780 0755, de segunda a sexta das 9h00 às 18h00.
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