Inscrição

 

1. Quem pode se inscrever?

 

Professores das redes públicas municipais, estaduais e federal que lecionem:

  • disciplinas relacionadas às áreas de Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, como Biologia, Física, Química e Matemática e outros campos afins, como Meio Ambiente, Biotecnologia, Eletrônica etc;
  • para alunos do Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional Técnica (desde que ofertado na mesma instituição de Ensino); Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial, Educação Básica do Campo; Educação Escolar Indígena ou Educação Escolar Quilombola.

É importante ressaltar que o projeto inscrito tem quer ser desenvolvido necessariamente das áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

 

2. Como posso me inscrever?

 
A inscrição deve ser feita exclusivamente através do site do Prêmio Respostas para o Amanhã. Ela é gratuita e pode ser realizada apenas por professores.
 

3. Qualquer professor do Ensino Médio pode se inscrever no Prêmio, mesmo que não lecione disciplinas que pertencem às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática?

 

Não, apenas os professores das áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática podem realizar a inscrição como professor coordenador do projeto.

Professores das áreas das Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, Códigos e suas tecnologias poderão participar como professores parceiros do projeto quando indicados pelo professor coordenador.

Poderão ser indicados até 02 (dois) professores parceiros, que obrigatoriamente lecionem para a Turma participante, disciplinas relacionadas ou não às áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática, como das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os professores parceiros contribuirão com o professor coordenador para subsidiar o desenvolvimento do projeto da Turma participante.

É importante ressaltar que o projeto tem quer ser necessariamente das áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

 

4. Qual é a diferença entre o professor coordenador e o professor parceiro?

 

O professor coordenador deve obrigatoriamente lecionar uma disciplina das áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias para a turma participante e é o principal responsável por subsidiar os estudantes com os conteúdos de sua disciplina – foco principal do projeto.

O professor parceiro poderá ser de outras áreas do conhecimento, como de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias e apoiará o desenvolvimento do projeto com os conteúdos de sua disciplina, para além da disciplina principal. Sua participação está condiciona a indicação do professor coordenador no campo específico indicado no formulário de inscrição.

 

5. Como indicar o(s) professor(es) parceiro(s)?

 

Após a efetivação da inscrição do projeto pelo Professor Coordenador, este deverá acessar o Portal para inserir o detalhamento do projeto e informar se será desenvolvido em parceria com até 2 (dois) Professores Parceiros, indicando o(s) nome(s) completo(s) e e-mail(s) do(s) Professor(es) Parceiro(s).

O(s) Professor(es) Parceiro(s)

receberá(ão) um e-mail informando sua indicação para o Projeto e precisará acessar o Portal para validar sua indicação, aceitar o Regulamento e complementar seus dados de cadastro.

Concluído o cadastro, será enviado ao e-mail cadastrado pelo(s) Professor(es) Parceiro(s) a confirmação de sua participação, informando o código do Projeto.

 

6. Qual será a atuação do(s) professor(es) parceiro(s)?

 

Caberá ao(s) professor(es) indicado(s), subsidiar e auxiliar as Turmas nos respectivos Projetos (“Professor(es) Parceiro(s)”) e inserir no formulário de inscrição, dentro do prazo de detalhamento do projeto, as questões referente a sua prática educativa.

 

7. Como proceder caso o professor coordenador deixe de lecionar para a respectiva turma ou se desligue da Instituição de Ensino durante o processo de avaliação, seleção e divulgação dos projetos premiados?

 

A substituição deverá ser formalizada por escrito aos Organizadores do Prêmio com anuência da direção da Instituição de Ensino no prazo máximo de até 05 (cinco) dias úteis antes da data da divulgação dos vencedores. O professor perderá o direito ao prêmio, caso o Projeto seja elegível a alguma premiação.

O professor que irá substituir deverá atender as condições de participação previstas em regulamento. Se, no momento da apuração, os Organizadores constatarem que a substituição não foi formalizada no prazo indicado, o projeto será desclassificado.

A substituição poderá ser realizada apenas 01 (uma) vez.

 

8. Como proceder caso o professor parceiro deixe de lecionar para a respectiva turma ou se desligue da Instituição de Ensino?

 
Este perderá o direito ao prêmio, podendo o Professor Coordenador indicar ou não outro Professor Parceiro, sendo que a substituição deverá ser formalizada por escrito com anuência da direção da Instituição de Ensino aos Organizadores da Promoção, no prazo máximo de até 05 (cinco) dias úteis antes da data da divulgação dos vencedores A substituição poderá ser realizada apenas 01 (uma) vez.
 

9. Qual o período de inscrição?

 
As inscrições vão das 10h00 do dia 13/03/2018 até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 25/06/2018 (horários de Brasília).
 

10. Quais são os documentos obrigatórios para a realização da inscrição na 5ª edição do Prêmio?

 
  1. Cópia do cartão do CNPJ da unidade executora da instituição de ensino;
  2. Declaração obtida junto à instituição de ensino (modelo disponível);
  3. Termos de autorização de uso e divulgação dos Projetos e vídeos (modelo disponível);
  4. Lista com os nomes completos dos alunos da turma que participarão do Projeto e seus respectivos números de matrícula.
 

11. Qual o período para detalhar o Projeto inscrito?

 
O período de inclusão do detalhamento do Projeto vai das 10h00 do dia 13/03/2018 até as 23h59 do dia 25/06/2018.
 

12. Ao realizar o cadastro, minha inscrição será automaticamente confirmada?

 

Para efetuar a inscrição, o professor deve criar um cadastro no site do Prêmio Respostas para o Amanhã. Mas atenção, preencher o cadastro no site não significa estar inscrito no Prêmio.

Para se inscrever, o professor denominado professor coordenador deverá dar prosseguimento, clicando no botão “INSCREVER PROJETO”, que contém os dados da escola e da turma participante, além de outras informações sobre sua atuação como professor responsável. Após a inserção dessas informações e de aceitar o Regulamento, deve clicar no botão “CONFIRMAR INSCRIÇÃO”. Caso o Professor apenas clique em “SALVAR” os dados da inscrição e deixe de “CONFIRMAR INSCRIÇÃO”, a mesma não será efetivada e será invalidada.

Após clicar em “CONFIRMAR INSCRIÇÃO”, o sistema gerará um código do Projeto inscrito, que será enviado por e-mail para o endereço eletrônico do professor, informado no ato do cadastro.

O recebimento desse código significa que a inscrição está confirmada. Porém, para concorrer à 5ª edição, é imprescindível realizar o detalhamento do Projeto até às 23h59min do dia 25 de junho de 2018.

 

13. Não recebi o e-mail de confirmação da minha inscrição, o que devo fazer?

 
Se após preencher o cadastro do Prêmio, com os dados da escola e da turma participante, você não receber um e-mail com o código do Projeto inscrito, entre em contato com a Central de Atendimento do Prêmio, através do telefone 0800-7774567. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00 (horário de Brasília), exceto feriados.
 

14. A escola precisa se inscrever?

 
A inscrição é realizada apenas pelo professor, que deve informar os dados cadastrais da instituição de ensino na qual o projeto inscrito é desenvolvido.
 

15. Há limites de inscrição por professores e por escola?

 
Professores coordenadores poderão inscrever vários Projetos, desde que com turmas diferentes. Ou seja, cada escola poderá ter vários professores e Projetos inscritos.
 

16. O professor parceiro pode auxiliar mais de uma turma, em mais de um projeto inscrito?

 
Sim, o professor parceiro poderá auxiliar diferentes Turmas. Assim como, os professores coordenadores poderão se inscreverem com diferentes Turmas desde que estas participem apenas um projeto.
 

17. Alunos podem se inscrever no Prêmio?

 
A inscrição só pode ser realizada pelo professor, que indicará a turma participante no ato da inscrição.
 

18. Posso inscrever um Projeto de outra disciplina que não pertença às áreas das Ciências da Natureza e de Matemática e suas tecnologias?

 

Não, só serão aceitos Projetos desenvolvidos com disciplinas relacionadas, obrigatoriamente, às áreas das Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias, como Matemática, Biologia, Física, Química e outras relacionadas como, por exemplo, Implantação de Técnicas de Silvicultura, Ações de Defesa e Proteção do Meio Ambiente e Biotecnologia, Robótica, Eletrônica, dentre outras.

Disciplinas de outras áreas do conhecimento como as áreas das Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, Códigos e suas tecnologias poderão participar através de professores parceiros do projeto quando indicados pelo professor coordenador.

A indicação poderá ser de até 02 (dois) professores, que obrigatoriamente lecionem para a Turma participante, disciplinas relacionadas ou não às áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática, como das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os professores parceiros contribuirão com o professor coordenador para subsidiar o desenvolvimento do projeto da Turma participante.

É importante ressaltar que o projeto tem quer ser necessariamente das áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

 

19. Posso inscrever um Projeto que não envolva a participação dos alunos?

 
Não, só serão aceitos Projetos que sejam desenvolvidos com a participação de todos os alunos da referida turma, sob pena de desclassificação.
 

20. O que é o Mochilão? Quem pode ter acesso e quem deve preenchê-lo?

 

O Mochilão é uma área do site restrita aos alunos que fazem parte de uma turma inscrita no Prêmio. Nela os alunos podem inserir informações acerca dos Projetos devidamente inscritos pelos professores. Para tanto, o professor deverá fornecer código e senha exclusivos dos alunos, enviados por e-mail no momento da inscrição, para que a turma responsável pelo respectivo Projeto possa registrar o desenvolvimento da proposta. O preenchimento do Mochilão não é obrigatório, porém será levado em consideração na avaliação dos Projetos pelos Comitês Técnicos Regionais e pela Banca Julgadora.

Os professores responsáveis pela orientação dos Projetos podem visualizar os Mochilões preenchidos por seus alunos, entretanto não podem editá-los.

 

21. Posso inscrever um Projeto de minha autoria, porém, desenvolvido pelos meus alunos?

 
A prerrogativa do Prêmio Respostas para o Amanhã é a valorização de Projetos elaborados e desenvolvidos junto com os alunos, ou seja, é fundamental que os estudantes participem da identificação da situação problema na comunidade, da escolha do Projeto e de sua elaboração.
 

22. Posso inscrever um Projeto da escola que ainda esteja em andamento?

 
Sim, desde que atenda às especificações estabelecidas no Regulamento da premiação.
 

23. Em uma determinada sala, há um pequeno grupo de alunos interessados em participar. Posso inscrever apenas esse grupo, sem a participação da turma toda?

 
A inscrição no Prêmio é para o professor e uma única turma. O envolvimento de todos os alunos da classe no desenvolvimento do Projeto é condição para participar da premiação. O Prêmio é uma aposta nos ganhos do trabalho coletivo e colaborativo entre todos da classe: estudantes e professor.
 

24. É possível montar uma turma mesclando alunos de diferentes classes?

 
Cada Projeto inscrito deve ser desenvolvido pelos alunos de uma única turma, que deverá ser indicada pelo professor no ato da inscrição. Ou seja, não é possível a participação de alunos de diferentes classes na execução de um único Projeto.
 

25. Há limites de inscrição por professores e por escola?

 
Não há limite de alunos matriculados em determinada turma responsável pelo desenvolvimento do projeto inscrito, o importante é que todos os alunos estejam envolvidos no desenvolvido do projeto. Cada inscrição corresponde a um Projeto desenvolvido em conjunto pela Turma.

Seleção

 

1. Como meu Projeto será avaliado?

 
Os projetos serão analisados a partir de 3 (três) eixos avaliativos:
  • A contribuição para a formação de jovens comprometidos com os princípios de sustentabilidade local e global, que se preocupem com a melhoria das condições de vida na comunidade;
  • A compreensão dos conhecimentos científicos por meio da investigação, experimentação e proposição de soluções para uma vida sustentável;
  • A participação democrática dos alunos nos processos de adesão, formulação, desenvolvimento e apresentação do Projeto.
A partir desses 3 (três) eixos são estabelecidas 10 (dez) categorias que nortearão a análise dos projetos conforme a etapa de seleção. Clique aqui para conhecer.
 

2. Como será o processo de seleção?

 

O processo de seleção dos Projetos ocorrerá em 3 (três) etapas:

1ª etapa – Seleção de 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais

Todos os Projetos que contiverem as informações obrigatórias e atendam às especificações estabelecidas no Regulamento da premiação e suas regras serão classificados e avaliados pelos respectivos Comitês Técnicos Regionais. Cada Comitê indicará até 05 (cinco) Projetos por região – Norte, Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste –, totalizando até 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais. A divulgação dos Projetos Vencedores Regionais será realizada no site no dia 20/08/2018.

2ª etapa: Produção dos vídeos dos 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais e Seleção dos 5 (cinco) Projetos Vencedores pelo Júri Popular.

Cada um dos 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais deverá produzir 01 (um) vídeo, de até 03 (três) minutos sobre seu Projeto. O vídeo será inserido no site pelo professor coordenador, através de sua área restrita, no período de 20/08/2018 a 10/09/2018.

Os 25 (vinte e cinco) vídeos dos Projetos Vencedores Regionais serão publicados no site, e o público poderá votar e escolher os 05 (cinco) melhores Vídeos, 01 (um) de cada Região do País, no período de 17/09/2018 a 24/09/2018.

O resultado da Votação Popular será divulgado no Portal no dia 26/09/2018.

3ª etapa: Seleção dos 3 (três) Projetos Vencedores Nacionais

Nesta etapa, a Banca Julgadora selecionará os 03 (três) melhores Projetos, também dentre os 25 (vinte e cinco) selecionados na Primeira Etapa, podendo haver mais de 01 (um) Projeto selecionado em determinada Região, e nenhum Projeto selecionado em outra determinada Região.

A divulgação dos 03 (três) Projetos selecionados pela Banca Julgadora na Terceira Etapa será realizada no site no dia 26/09/2018.

 

3. Quem fará a avaliação dos Projetos?

 

1ª etapa – Seleção dos 25 Projetos Vencedores Regionais

Os projetos classificados serão avaliados nos respectivos Comitês Técnicos Regionais por no mínimos 2 (dois) avaliadores - profissionais das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática, especialistas em educação, juventude e sustentabilidade, que atuam em Instituições de Ensino Públicas ou Privadas, como escolas e universidades, fundações, institutos de pesquisa, organizações do terceiros setor, entre outros, a fim de garantir uma análise qualificada, a partir de diferentes olhares e que considerem as diversidades regionais, de modo a possibilitar maior equidade ao processo de seleção.

2ª etapa – 5 Vencedores pelo Júri Popular

Os 25 (vinte e cinco) vídeos dos projetos vencedores serão publicados no site para votação pelo Júri Popular, de forma a escolher os 05 (cinco) melhores vídeos, 01 (um) de cada Região do País.

3ª etapa – 3 Vencedores Nacionais

Os 25 (vinte e cinco) projetos vencedores regionais serão avaliados pela Banca Julgadora, composta por membros da Samsung, do CENPEC, da UNESCO, da REDUCA, do CONSED, da OEI, e de outras instituições, universidades e personalidades de notável experiência na área da educação, juventude, ciência e tecnologia.

A Banca Julgadora será responsável por selecionar dentre os 25 (vinte e cinco) projetos vencedores regionais, os 3 (três) projetos vencedores nacionais.

 

4. Quando serão conhecidos os vencedores?

 

A divulgação dos vencedores será realizada no site do Prêmio Respostas para o Amanhã, de acordo com o seguinte cronograma:

Dia 20/08/2018 – publicação dos Projetos Vencedores Regionais

Dia 26/09/2018 – publicação dos Projetos Vencedores pelo Júri Popular

Dia 26/09/2018 – publicação dos Projetos Vencedores Nacionais

 

5. Como faço para votar em um dos vídeos premiados?

 
Os vídeos dos 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais serão postados no site para votação a partir das 10h00 do dia 17/09/2018 até as 23h59 do dia 24/09/1818 (horários de Brasília).

Premiação

 

1. Quais são os prêmios?

 

Contemplados na Primeira Etapa – Projetos Vencedores Regionais:

  • 01 (um) Notebook Samsung com processador Intel®; tela 15 polegadas, 4GB de Memória RAM ou similar (NP300E5L-KF1BR Intel core i3 15.6” 4GB RAM) para cada Instituição de Ensino, através da sua Unidade Executora vinculada, de cada um dos 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais.

Contemplados na Segunda Etapa – Projetos Vencedores pelo Júri Popular:

  • 01 (um) troféu pelo título de “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”, destinados às Instituições de Ensino a que pertencem os Professores e Alunos responsáveis por cada um dos Projetos Vencedores pelo Júri Popular.

Contemplados na Terceira Etapa – Projetos Vencedores Nacionais:

    Visita científico-cultural de 03 (três) dias para os professores e alunos responsáveis dos Projetos Vencedores Nacionais, a ser realizada na Cidade de São Paulo, no mês de outubro de 2018.

    A programação inclui a participação dos contemplados em oficinas educativas, intercâmbio de experiências e visitas em espaços científicos-culturais.

 

2. Como os professores e alunos dos Projetos Vencedores Nacionais de outras cidades poderão participar da visita científico-cultural?

 

O Prêmio será responsável pelo custeio das despesas de transporte e alimentação durante a realização da visita e das experiências. O pacote de viagem inclui:

  • Passagem aérea ou rodoviária, conforme o caso, de ida e volta da Cidade indicada no momento da inscrição;
  • Hospedagem com alimentação
  • Transporte da residência ao aeroporto/rodoviária, do aeroporto/rodoviária ao hotel, do hotel ao aeroporto/rodoviária e do aeroporto/rodoviária à residência.
 

3. Onde os prêmios da 1ª e 2ª Etapas serão entregues?

 

Os prêmios dos Projetos Vencedores Regionais e Vencedores pelo Júri Popular serão enviados para cada uma das instituições de ensino responsáveis, em endereço indicado no cadastro, entregues mediante a presença do responsável legal da Unidade Executora (UEx), responsável pela assinatura do Recibo de Entrega e Quitação do Prêmio na 1ª Etapa.

 

4. O que é Unidade Executora (UEx)?

 
Refere-se à denominação genérica criada pelo Ministério da Educação (MEC) para as entidades de direito privado, sem fins lucrativos, vinculadas à Instituição de Ensino. Exemplos de algumas nomenclaturas adotadas: Caixa Escolar, Associação de Pais e Professores, Associação de Pais e Mestres, Círculo de Pais e Mestre, Unidade Executora. A constituição de sua Unidade Executora pela Instituição de Ensino é imprescindível para a participação no Prêmio.

Fale conosco

 
 
Dúvidas e informações sobre a 5ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã?

Fale conosco pela Central de Atendimento:
0800-777 4567, de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00.

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