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Inscrição

 

1. Quem pode se inscrever no Solve for Tomorrow Brasil? Seta para expandir o conteúdo

 

Professores(as) das redes públicas municipais, estaduais e federal do Brasil que lecionam disciplinas relacionadas às áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias para estudantes do Ensino Médio (Ensino Médio regular diurno, noturno ou em tempo Integral; Ensino Médio integrado com Educação Profissional Técnica ofertado na mesma instituição de ensino; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Básica do Campo; Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola).

 

2. Como posso me inscrever? Seta para expandir o conteúdo

 

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente no site do Solve for Tomorrow Brasil (https://solvefortomorrowbrasil.com.br/), por meio do botão “Inscreva-se”. A inscrição deve ser realizada pelo(a) professor(a) orientador(a) do projeto no ano da edição vigente.


A inscrição deve obrigatoriamente ser feita por um(a) professor(a) que lecione, a pelo menos dois(duas) estudantes da equipe participante, disciplina(s) pertencente(s) à área de Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias. Após informar seus dados cadastrais e os dados da Instituição de ensino, o(a) professor(a) deve inserir o número de estudantes que integrarão a equipe. Esta deverá ser composta por 3 (três) a 5 (cinco) estudantes, matriculados(as) no mesmo ano/série do Ensino Médio e na mesma instituição de ensino (apenas as turmas podem ser diferentes).

 

3. Qualquer professor(a) do Ensino Médio pode se inscrever no Prêmio, mesmo que não lecione disciplinas que pertencem às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática? Seta para expandir o conteúdo

 

Apenas os(as) professores(as) das áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias podem realizar a inscrição como professor(a) orientador(a) do projeto.


Caso o(a) professor(a) lecione disciplinas ou atividades curriculares interdisciplinares – tais como Projeto Integrador, Projetos de Investigação Científica, Projeto de Vida, Empreendedorismo, Trabalho de Conclusão de Curso, Clube de Ciências –, ele(a) poderá se inscrever desde que a disciplina ou atividade interdisciplinar seja oferecida dentro da grade curricular de sua respectiva instituição de ensino e trabalhe os conteúdos das áreas das Ciências da Natureza e/ou da Matemática e suas Tecnologias.


O(A) professor(a) orientador(a) pode indicar como parceiro(a) do projeto 1 (um/a) professor(a) das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, das Ciências Humanas e suas Tecnologias ou da própria área de Ciências da Natureza ou da Matemática. O(A) professor(a) parceiro(a) – assim como o(a) professor(a) orientador(a) – deve obrigatoriamente lecionar a pelo menos dois(duas) estudantes da equipe participante no ano vigente da edição (2023).


O(A) professor(a) parceiro(a) contribui com o(a) professor(a) orientador(a) para subsidiar a equipe participante no desenvolvimento do projeto. É importante ressaltar que o projeto deve necessariamente ser da área das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias e ser desenvolvido no ano de 2023 com o envolvimento da equipe inscrita.

 

4. Qual é a diferença entre professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a)? Seta para expandir o conteúdo

 

O(A) professor(a) orientador(a) deve obrigatoriamente lecionar para no mínimo dois(duas) alunos(as) integrantes da equipe participante uma disciplina das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e é o(a) principal responsável por subsidiar os(as) estudantes com os conteúdos centrais/principais do projeto.


O(A) professor(a) parceiro(a) pode lecionar disciplinas de outras áreas do conhecimento, como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Seu papel é apoiar a equipe participante no desenvolvimento do projeto com os conteúdos de sua disciplina, para além da disciplina norteadora. A participação do(a) professor(a) parceiro(a) está condicionada à indicação feita pelo(a) professor(a) orientador(a) no campo específico indicado no formulário de inscrição. O(A) professor(a) parceiro(a) também deve obrigatoriamente lecionar para ao menos dois(duas) alunos(as) integrantes da equipe inscrita.

 

5. Como indicar o(a) professor(a) parceiro(a)? Seta para expandir o conteúdo

 

Após a efetivação da inscrição pelo(a) professor(a) orientador(a), este(a) deve dar continuidade ao processo de inscrição pelo site do Solve for Tomorrow Brasil, a fim de informar a ideia do projeto e se ele será desenvolvido em parceria com 1 (um/a) professor(a) parceiro(a), indicando seu nome completo e e-mail.


O(A) professor(a) parceiro(a) receberá um e-mail comunicando sua indicação para o projeto e deve acessar o site para validar a indicação, complementar seus dados de cadastro, aceitar o regulamento e o termo de participação.


Após finalizar o cadastro, o(a) professor(a) parceiro(a) recebe a confirmação de inscrição pelo e-mail informado. Nessa confirmação, recebe também o código do projeto para acompanhar as informações que o(a) professor(a) orientador(a) vai inserir.

 

6. Qual é a atuação do(a) professor(a) parceiro(a)? Seta para expandir o conteúdo

 

Cabe ao(à) professor(a) indicado(a) como parceiro(a) subsidiar a equipe no desenvolvimento do projeto.

 

7. Como proceder caso o(a) professor(a) orientador(a) deixe de lecionar para a respectiva turma ou se desligue da instituição de ensino durante a seleção e divulgação dos projetos premiados? Seta para expandir o conteúdo

 

Nesse caso, é possível a substituição do(a) professor(a) orientador(a) por outro(a) docente que atenda às condições de participação previstas em regulamento. Essa substituição deverá ser formalizada por escrito (para o email faleconosco@solvefortomorrowbrasil.com.br) aos(às) organizadores(as) do Solve for Tomorrow Brasil, com anuência da direção da instituição de ensino, dentro do prazo informado em regulamento.


Se, no momento da apuração, os(as) organizadores(as) constatarem que a substituição não foi formalizada no prazo indicado, o projeto será desclassificado. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.

 

8. Como proceder caso o(a) professor(a) parceiro(a) deixe de lecionar para a respectiva turma ou se desligue da instituição de ensino? Seta para expandir o conteúdo

 

Este(a) perde o direito ao prêmio, podendo o(a) professor(a) orientador(a) indicar ou não outro(a) professor(a) parceiro(a). A substituição deverá ser formalizada por escrito (para o email faleconosco@solvefortomorrowbrasil.com.br) aos(às) organizadores(a) da premiação com anuência da direção da instituição de ensino, no prazo máximo de até 5 (cinco) dias úteis antes da data da divulgação dos projetos premiados. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.

 

9. Qual é o período de inscrição? Seta para expandir o conteúdo

 

As inscrições vão das 14h00 do dia 25/04/2023 às 23h59 do dia 17/07/2023 (horário de Brasília).

 

10. Como ocorre a inscrição? Seta para expandir o conteúdo

 

Após a inserção de seus dados cadastrais, dos dados da escola, do número de estudantes que vão compor a equipe responsável pelo projeto (obrigatoriamente de 3 a 5) e do ano/série do Ensino Médio em que eles(as) estão matriculados(as), o(a) professor(a) orientador(a) deve preencher as questões do formulário de inscrição até as23h59 do dia 17/07/2023.


O(a) professor(a) orientador(a) deve informar a ideia do projeto da equipe e o contexto em que ele será desenvolvido. O formulário de inscrição contém questões obrigatórias que precisam ser preenchidas para concorrer à 10ª edição do Solve for Tomorrow Brasil.


O(A) professor(a) orientador(a) tem até o término do período de inscrição, desde que não tenha ENVIADO o projeto, para retornar ao formulário do projeto, quantas vezes desejar, até que conclua o preenchimento de todas as questões.

 

11. Ao realizar o cadastro, minha inscrição será automaticamente confirmada? Seta para expandir o conteúdo

 

Apenas preencher a inscrição inicial no site não significa estar inscrito(a) na premiação.


Para concorrer, o(a) professor(a) orientador(a) deve preencher todas as questões obrigatórias do formulário de inscrição, informando a ideia do projeto da equipe e o contexto em que ele será desenvolvido. Uma vez concluído o preenchimento correto das questões do formulário de inscrição, o(a) professor(a) deverá clicar em ENVIAR o projeto – feito isso, o projeto não poderá mais ser alterado.


Independentemente de o(a) professor(a) ter clicado em ENVIAR o projeto ou não dentro do período de inscrição, todos os projetos em que os(as) professores(a) tenham inserido todas as informações obrigatórias serão analisados pelos(as) organizadores(as), para verificar a sua compatibilidade com as regras do Regulamento. Os projetos que apresentarem total compatibilidade serão considerados aptos para seguir no processo de seleção e receberão uma comunicação do Solve for Tomorrow Brasil até o dia 01/08/2023.

 

12. A escola precisa se inscrever? Seta para expandir o conteúdo

 

A inscrição é realizada pelo(a) professor(a) orientador(a), que deve informar os dados cadastrais da instituição de ensino na qual o projeto inscrito é/será desenvolvido. Após a inscrição, o(a) professor(a) orientador(a) deverá apresentar a declaração do diretor de ensino, conforme modelo disponibilizado no site da premiação, até 08/08/2023.

 

13. Há limite de inscrição por professor(a) e por escola? Seta para expandir o conteúdo

 

O(A) professor(a) orientador(a) pode inscrever vários projetos, desde que envolvam equipes diferentes. Ou seja, cada escola pode ter vários(as) professores(as) e diferentes projetos inscritos.

 

14. O(a) professor(a) parceiro(a) pode auxiliar mais de uma equipe, em mais de um projeto inscrito? Seta para expandir o conteúdo

 

Sim, o(a) professor(a) parceiro(a) pode auxiliar diferentes equipes, assim como os(as) professores(as) orientadores(as) podem se inscrever com diversas equipes e com diferentes projetos. Porém, cada estudante poderá integrar apenas uma equipe responsável por um único projeto.

 

15. Estudantes podem se inscrever no Prêmio? Seta para expandir o conteúdo

 

A inscrição só pode ser realizada por um(a) professor(a) que lecione, obrigatoriamente, disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e/ou da Matemática, denominado(a) professor(a) orientador(a). Este(a) indicará a equipe participante (estudantes) em etapa posterior à inscrição, caso o projeto inscrito seja considerado apto para seguir no processo de seleção. Os(As) professores(as) responsáveis pelos projetos considerados aptos receberão uma comunicação do Solve for Tomorrow Brasil até o dia 01/08/2023.

 

16. Posso inscrever um projeto de outra disciplina que não pertence às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias? Seta para expandir o conteúdo

 

Só são aceitos projetos desenvolvidos com disciplinas relacionadas, obrigatoriamente, às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, como Matemática, Biologia, Física, Química e outras relacionadas, como Biotecnologia, Robótica e Eletrônica.


Disciplinas de outras áreas do conhecimento, como Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, podem contribuir por meio da participação de um(a) professor(a) parceiro(a) dessas áreas, quando indicados(as) pelo(a) professor(a) orientador(a).


Projetos relacionados a disciplinas/atividades curriculares interdisciplinares – tais como Projeto Integrador, Projetos de Investigação Científica, Projeto de Vida, Empreendedorismo, Trabalho de Conclusão de Curso, Clube de Ciências – poderão ser inscritos desde que essas disciplinas/atividades sejam oferecidas dentro da grade curricular da escola e trabalhem conteúdos das áreas das Ciências da Natureza e/ou da Matemática e suas Tecnologias.

 

17. Posso inscrever um projeto que não envolve a participação de estudantes? Seta para expandir o conteúdo

 

Não, só serão aceitos projetos desenvolvidos pelos(as) estudantes, organizados(as) em equipes de 3 (três) a 5 (cinco) integrantes, matriculados(as) no mesmo ano/série do Ensino Médio e na mesma instituição de ensino (as turmas podem ser diferentes) no ano de 2023.

 

18. Posso formar equipes com estudantes de turmas/classes distintas, desde que da mesma escola? Seta para expandir o conteúdo

 

Sim, os(as) estudantes da equipe inscrita podem ser de turmas/classes distintas, mas devem estar matriculados na mesma instituição de ensino e no mesmo ano/série do Ensino Médio.


Atenção:


- cada estudante só pode integrar uma equipe e realizar apenas um projeto;


- tanto o(a) professor(a) orientador(a) quanto o(a) professor(a) parceiro(a) (se houver) devem lecionar a pelo menos dois(duas) estudantes integrantes da equipe.

 

19. Posso inscrever um projeto da escola que ainda esteja em andamento? Seta para expandir o conteúdo

 

Sim, desde que haja o envolvimento da equipe inscrita ao longo de 2023, com ações previstas para o segundo semestre do ano (para acompanhamento pela mentoria), e que o projeto atenda às especificações estabelecidas no regulamento da premiação.

 

20. Qual é o número de estudantes que uma equipe deve ter? Seta para expandir o conteúdo

 

As equipes obrigatoriamente devem ser constituídas por no mínimo, 3 (três) e no máximo 5 (cinco) estudantes, matriculados(as) na mesma instituição de ensino e no mesmo ano/série do Ensino Médio no ano de 2023, podendo ser de diferentes turmas/classes. As equipes devem dar preferência para a diversidade de gênero em sua composição.

 

21. Quais são os documentos que deverão ser providenciados? Seta para expandir o conteúdo

 
Importante: a não apresentação dos documentos acima no prazo estipulado impedirá o prosseguimento do projeto no processo de seleção.
 

22. O que é Unidade Executora (UEx)? Seta para expandir o conteúdo

 

Essa é a denominação genérica criada pelo Ministério da Educação (MEC) para as entidades de direito privado, sem fins lucrativos, vinculadas à instituição de ensino. Exemplos de outras nomenclaturas adotadas: caixa escolar, associação de pais e professores, associação de pais e mestres, círculo de pais e mestres. A constituição de sua unidade executora pela instituição de ensino é imprescindível para a participação no Prêmio.

Seleção

 

1. Qual é o foco da avaliação dos projetos? Seta para expandir o conteúdo

 

O foco da avaliação é o desenvolvimento dos projetos na abordagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), em que as Ciências dialogam com as Tecnologias, Engenharias e a Matemática. Serão selecionados os projetos que se destacarem no desenvolvimento da investigação e da metodologia científica, na relevância científica e/ou tecnológica e no caráter de criatividade e inovação.

 

2. O que são projetos com abordagem STEM? Seta para expandir o conteúdo

 

Projetos com abordagem STEM apresentam propostas em que as Ciências dialogam com as Tecnologias, Engenharias e a Matemática, em busca de soluções para um determinado desafio ou problema. Para isso, lançam mão da investigação científica, do pensamento crítico e da metodologia científica no desenvolvimento de propostas que demonstrem relevância científica e/ou tecnológica, criatividade e inovação.

 

3. Como é a seleção dos projetos? Seta para expandir o conteúdo

 

A seleção dos projetos ocorre em 3 (três) etapas:


1ª etapa – Seleção dos projetos semifinalistas


18/07/2023 a 10/08/2023


A seleção dos 20 projetos semifinalistas será feita por um Comitê Técnico de Avaliação.


Serão selecionados os 20 projetos alinhados com a abordagem STEM que se destacarem em sua relevância científica e/ou tecnológica frente à situação problema, em sua viabilidade de realização para os(as) estudantes diante da realidade da escola e em seu potencial como projeto criativo e/ou inovador.


O Comitê Técnico de Avaliação selecionará os 20 (vinte) projetos semifinalistas, sendo 50% desse conjunto compostos pelo critério regional – garantido a inclusão de projetos das cinco regiões do país – e 50% compostos pelos projetos que se destacarem em âmbito nacional.


Os 20 projetos semifinalistas devem preencher o formulário de desenvolvimento do projeto, no site da premiação. As equipes também deverão participar das atividades de mentoria on-line, sendo obrigatória a participação para continuar concorrendo nas próximas etapas, conforme descrito em regulamento.


2ª etapa – Seleção dos projetos finalistas em âmbito nacional


22/09/2023 a 08/10/2023


Seleção dos 10 (dez) projetos finalistas por um Comitê de Especialistas, formado por profissionais que atuam nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e abordagem em STEM. As equipes responsáveis pelos projetos finalistas recebem mentoria técnica para a produção de modelos/protótipos. As mentorias ocorrerão em formato on-line, no site do Solve for Tomorrow Brasil.


As equipes finalistas devem produzir um vídeo de até 3 (três) minutos sobre seus projetos, a fim de concorrerem na 3ª etapa de seleção.


As 10(dez) equipes finalistas devem participar da IV Mostra Solve for Tomorrow (27/11/2023). No evento, as equipes finalistas apresentarão seus projetos para a Banca Julgadora.


3ª etapa - Seleção dos projetos vencedores pelo Júri Popular e dos Vencedores Nacionais


14/11/2023 a 27/11/2023


Seleção dos 3 (três) projetos Vencedores Nacionais e dos 3 (três) projetos vencedores pelo Júri Popular.


Na etapa de Júri Popular, o público vota no site da premiação, de forma a escolher os 3 (três) melhores vídeos/projetos, que podem ser originários de qualquer região do país.


A seleção dos 3 (três) projetos Vencedores Nacionais será realizada pela Banca Julgadora.

 

4. O que são mentorias? Seta para expandir o conteúdo

 

A mentoria consiste em apoio on-line e ocorre desde a etapa de inscrição, para apoiar professores(as) e estudantes no desenvolvimento e no aprimoramento dos projetos.


Mentoria na etapa de inscrição: será oferecida por meio de webinar, vídeos (pílulas pedagógicas) e apoio remoto de de tutora especialista.


Mentoria para os 20 semifinalistas e para os 10 finalistas: será oferecida no momento de desenvolvimento do projeto e do modelo/protótipo. As equipes (docentes e estudantes) recebem o apoio de mentores(as) e participam de webinars para apoiar o desenvolvimento e o aprimoramento de seus projetos.


O acesso para a mentoria ocorre por meio do sistema virtual do prêmio. Utilizamos a plataforma do Moodle e ferramentas como o Padlet durante as atividades.

 

5. O que é protótipo? Seta para expandir o conteúdo

 

Protótipo refere-se ao resultado esperado do projeto desenvolvido. Ele pode ser:

  • protótipo físico (com foco nos testes e no desenvolvimento de material, substâncias etc.);
  • protótipo físico de base tecnológica (cujo funcionamento está associado a programação, utilização e aplicação de sensores, fabricação digital etc.);
  • protótipo digital (desenvolvimento de aplicativos, sites, jogos virtuais, recursos de realidade aumentada, inteligência artificial etc.).

Para saber mais, acesse o Infográfico de Prototipagem do Solve for Tomorrow Brasil.

 

6. O que é a IV Mostra Solve for Tomorrow? Seta para expandir o conteúdo

 

A IV Mostra Solve for Tomorrow é um encontro a ser realizado em 27/11/2023, quando as 10 (dez) equipes finalistas deverão apresentar seus projetos para uma Banca Julgadora, que definirá os projetos Vencedores Nacionais.

 

7. Como faço para votar em um dos vídeos na etapa de Júri Popular? Seta para expandir o conteúdo

 

É necessário acessar o site da premiação ( https://solvefortomorrowbrasil.com.br/) e votar no(s) vídeo(s) desejado(s) no período de 16/11/2023 a 26/11/2023.

 

8. Quando serão conhecidos os vencedores? Seta para expandir o conteúdo

 

A divulgação dos vencedores será realizada no site do Solve for Tomorrow Brasil, de acordo com o seguinte cronograma:

  • 11/08/2023 – divulgação dos 20 (vinte) projetos semifinalistas
  • 09/10/2023 – divulgação dos 10 (dez) projetos finalistas
  • 28/11/2023 – divulgação dos projetos vencedores pelo Júri Popular e dos Vencedores Nacionais (1º, 2º e 3º lugar).

Premiação

 

1. Quais são os prêmios da 10ª edição do Solve for Tomorrow Brasil? Seta para expandir o conteúdo

 

Projetos semifinalistas


1 (um) tablet Samsung para cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) das 20 equipes semifinalistas.


Projetos finalistas


1 (um) notebook Samsung para cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) das 10 equipes finalistas.


1 (um) tablet Samsung para cada estudante finalista.


Vencedores nacionais


Cada estudante das três equipes vencedoras nacionais receberá os seguintes prêmios, conforme classificação:


1º lugar: smartphone Samsung + smart TV Samsung + fone de ouvido sem fio Samsung


2º lugar: notebook Samsung + smart TV Samsung


3º lugar: Galaxy watch Samsung + smart TV Samsung


Cada escola dos 3 projetos vencedores nacionais receberá 1 (um) projetor Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital. A escola responsável pelo projeto vencedor nacional em 1º lugar receberá também 3 (três) notebooks Samsung.


Vencedores pelo Júri Popular


1 (um) fone de ouvido sem fio Samsung para cada estudante, professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) dos 3 projetos eleitos pelo público.


Cada uma das três escolas dos projetos vencedores pelo Júri Popular receberá 1 (um) projetor Samsung, além de troféu.

 

2. Quais as condições de participação dos representantes dos Projetos Finalistas na IV Mostra Solve for Tomorrow? Seta para expandir o conteúdo

 

A IV Mostra Solve for Tomorrow acontecerá no dia 27/11/2023, quando as 10 (dez) equipes finalistas apresentarão seus modelos/protótipos para os membros da Banca Julgadora. Para participar, as equipes finalistas devem ter participado da mentoria técnica e cumprido os requisitos das etapas anteriores da premiação.

 

3. Onde os prêmios serão entregues? Seta para expandir o conteúdo

 

Os prêmios dos Projetos serão entregues às Unidades Executoras das respectivas instituições de Ensino.

LGPD

 

1. Como o Programa se adequa à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Seta para expandir o conteúdo

 

Veja o Termo de Uso e a Política de Privacidade do site.

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