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Inscrição

 

1. Quem pode se inscrever?

 

Professores das redes públicas municipais, estaduais e federais que lecionam disciplinas relacionadas às áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias para estudantes do Ensino Médio (Ensino Médio regular diurno, noturno ou em tempo Integral; Ensino Médio integrado com Educação Profissional Técnica ofertado na mesma instituição de ensino; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Básica do Campo; Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola). Fica excluída a modalidade de educação a distância.

 

2. Como posso me inscrever?

 

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente no site do Prêmio Respostas para o Amanhã. Deve ser realizada por um(a) professor(a) orientador(a) do projeto no ano da edição vigente. O(A) professor(a) orientador(a) deve criar uma conta no site para ter acesso ao campo “INSCREVER PROJETO”.

A inscrição deve obrigatoriamente ser feita por um(a) professor(a) que lecione à equipe participante uma das disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Após informar seus dados cadastrais, da Instituição de Ensino, o(a) professor(a) inseri os dados da equipe que realizará o projeto. Esta deverá ser composta de 3 (três) a 5 (cinco) estudantes, matriculados numa mesma turma/classe.

 

3. Qualquer professor do Ensino Médio pode se inscrever no Prêmio, mesmo que não lecione disciplinas que pertencem às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática?

 

Não, apenas os(as) professores(as) das áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias podem realizar a inscrição como professor(a) orientador(a) do projeto.

O(A) professor(a) orientador(a) pode indicar como parceiros do projeto até 2 (dois) professores das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, das Ciências Humanas e suas Tecnologias ou da própria área de Ciências da Natureza ou da Matemática. Eles devem obrigatoriamente lecionar para a turma/classe à qual pertence à equipe participante no ano vigente da 7ª edição.

Os professores parceiros contribuem com o(a) professor(a) orientador(a) para subsidiar a equipe participante no desenvolvimento do projeto. É importante ressaltar que o projeto deve necessariamente ser da área das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias e ser desenvolvido no ano de 2020 com o envolvimento da equipe inscrita.

 

4. Qual é a diferença entre professor(a) orientador(a) e professor(es) parceiro(s)?

 

O(A) professor(a) orientador(a) deve obrigatoriamente lecionar para a equipe participante uma disciplina das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e é o principal responsável por subsidiar os estudantes com os conteúdos centrais/principais do projeto.

O(s) professor(es) parceiro(s) pode(m) lecionar disciplinas de outras áreas do conhecimento, como de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Seu papel é apoiar a equipe participante no desenvolvimento do projeto com os conteúdos de sua disciplina, para além da disciplina principal. A participação do(s) professor(es) parceiro(s) está condicionada à indicação do(a) professor(a) orientador(a) no campo específico indicado no formulário de inscrição.

 

5. Como indicar o(s) professor(es) parceiro(s)?

 

Após a efetivação da inscrição do projeto pelo(a) professor(a) orientador(a), este deve acessar o site do Prêmio Respostas para o Amanhã a fim de informar a ideia do projeto e como se será desenvolvido em parceria com até 2 (dois) professores parceiros, indicando seu(s) nome(s) completo(s) e e-mail(s).

O(s) professor(es) parceiro(s) recebe(m) um e-mail informando sua indicação para o projeto e deve(m) acessar o site para validar a indicação, aceitar o regulamento e complementar seus dados de cadastro.

Após finalizar o cadastro, o(s) professor(es) parceiro(s) recebe(m) a confirmação de inscrição pelo e-mail informado. Nessa confirmação, recebe(m) também o código do projeto para acompanhar as informações que o(a) professor(a) orientador(a) vai inserir.

 

6. Qual é a atuação do(s) professor(es) parceiro(s)?

 

Cabe ao(s) professor(es) indicado(s), com o(a) professor(a) orientador(a), subsidiar e auxiliar as equipes nos respectivos projetos.

 

7. Como proceder caso o(a) professor(a) orientador(a) deixe de lecionar para a respectiva turma ou se desligar da instituição de ensino durante a avaliação, seleção e divulgação dos projetos premiados?

 

Nesse caso, é possível a substituição do(a) professor(a) orientador(a) por outro docente que atenda às condições de participação previstas em regulamento. Essa substituição deverá ser formalizada por escrito aos organizadores do Prêmio, com anuência da direção da instituição de ensino, no prazo máximo de até 5 (cinco) dias úteis antes da data da divulgação dos projetos premiados.

Se, no momento da apuração, os organizadores constatarem que a substituição não foi formalizada no prazo indicado, o projeto será desclassificado. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.

 

8. Como proceder caso o(s) professor(es) parceiro(s) deixe(m) de lecionar para a respectiva turma ou se desligue(m) da instituição de ensino?

 

Este(s) perde(m) o direito ao prêmio, podendo o(a) professor(a) orientador(a) indicar ou não outro(s) professor(es) parceiro(s). A substituição deverá ser formalizada por escrito aos organizadores do Prêmio com anuência da direção da instituição de ensino, no prazo máximo de até 5 (cinco) dias úteis antes da data da divulgação dos projetos premiados. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.

 

9. Qual é o período de inscrição?

 

As inscrições vão das 10h00 do dia 10/3/2020 até às 23h59 do dia 10/8/2020 (horário de Brasília).

 

10. Como ocorrerá a inscrição?

 

Após a inserção de seus dados cadastrais, da escola e da equipe responsável pelo projeto, o(a) professor(a) orientador(a) deve preencher as questões do formulário de inscrição até às 23h59 do dia 10/8/2020.

O(a) professor(a) orientador(a) deve informar a proposta da equipe, em qual contexto será desenvolvida, assim como o plano de ação do projeto em 2020. O preenchimento das questões do formulário de inscrição é obrigatório para concorrer à 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Os professores orientadores poderão indicar os estudantes da equipe participante no ato da inscrição ou a qualquer momento até a data de envio das informações – 10/08.

Os estudantes da equipe deverão produzir um vídeo depoimento que apresente a ideia do projeto: a escolha da situação-problema e a proposta de solução. O vídeo deve contar obrigatoriamente com a participação de todos os integrantes da equipe e ser inserido no formulário de inscrição pelo(a) professor(a) orientador(a), ou pelos próprios estudantes, mediante código e senha do referido projeto, até às 12h59 do dia 10/8/2020.

 

11. Ao realizar o cadastro, minha inscrição será automaticamente confirmada?

 

Para efetuar a inscrição, o(a) professor(a) deve criar um cadastro no site do Prêmio Respostas para o Amanhã. Mas atenção: preencher o cadastro no site não significa estar inscrito no Prêmio.

Para se inscrever, o(a) professor(a) orientador(a) deverá clicar no botão “INSCREVER PROJETO” e inserir os dados da escola e da equipe participante, além de outras informações sobre sua atuação como professor(a) responsável. Após inserir essas informações e dar o aceite no Regulamento e no Termo de Ciência e Responsabilidade dos Procedimentos de Segurança, é necessário clicar no botão “CONFIRMAR INSCRIÇÃO” . Após clicar em “CONFIRMAR INSCRIÇÃO”, o sistema gera um código do projeto inscrito, que será enviado por e-mail para o endereço eletrônico do(a) professor(a) orientador(a) informado(a) no ato do cadastro.

O recebimento desse código significa que a inscrição está confirmada. Porém, para concorrer à 7ª edição, é imprescindível realizar o preenchimento das questões do formulário até às 23h59 do dia 10/8/2020.

Nesse momento, o(a) professor(a) orientador(a) deve informar a proposta da equipe, em qual contexto será desenvolvida, assim como o plano de ação do projeto. O preenchimento das questões é obrigatório para concorrer à 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Além das informações fornecidas pelo(a) professor(a) orientador(a), os estudantes da equipe deverão enviar um vídeo com depoimento sobre a escolha da situação problema e ideia do projeto, no formulário online, mediante Código fornecido aos estudantes pelo Professor Orientador. O envio do vídeo deverá ser realizado até às 23h59 do dia 10/8/2020, caso não seja enviado, a inscrição será desclassificada.

 

12. Não recebi o e-mail de confirmação da minha inscrição. O que devo fazer?

 

Se, após preencher o cadastro do professor, os dados da escola e da equipe participante, você não receber um e-mail com o código do Projeto inscrito, entre em contato com a Central de Atendimento do Prêmio, por meio do telefone 0800-7800755. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (horário de Brasília), exceto feriados.

 

13. A escola precisa se inscrever?

 

A inscrição é realizada apenas pelo(a) professor(a) orientador(a), que deve informar os dados cadastrais da instituição de ensino na qual o projeto inscrito é desenvolvido.

 

14. Há limite de inscrição por professor(a) e por escola?

 

O(A) professor(a) orientador(a) pode inscrever vários projetos, desde que envolvam equipes diferentes. Ou seja, cada escola pode ter vários professores e projetos inscritos.

 

15. Os professores parceiros podem auxiliar mais de uma equipe, em mais de um projeto inscrito?

 

Sim, os professores parceiros podem auxiliar diferentes equipes, assim como os professores orientadores poderão se inscrever com diferentes equipes desde que estas participem de apenas um projeto.

 

16. Alunos podem se inscrever no Prêmio?

 

A inscrição só pode ser realizada por um(a) professor(a) que lecione obrigatoriamente nas disciplinas das áreas das áreas de Ciências da Natureza e/ou da Matemática, denominado(a) de professor(a) orientador(a).

 

17. Posso inscrever um projeto de outra disciplina que não pertence às áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias?

 

Só são aceitos projetos desenvolvidos com disciplinas relacionadas, obrigatoriamente, às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, como Matemática, Biologia, Física, Química e outras relacionadas, como Biotecnologia, Robótica, Eletrônica, dentre outras.

Disciplinas de outras áreas do conhecimento, como as áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar por meio de professores parceiros do projeto quando indicados pelo(a) professor(a) orientador(a).

Projetos relacionados à disciplina de Projeto Integrador podem se inscrever desde que trabalhem os conteúdos das áreas das Ciências da Natureza e/ou da Matemática e suas Tecnologias.

 

18. Posso inscrever um projeto que não envolve a participação dos alunos?

 

Só serão aceitos projetos desenvolvidos por equipes de 3 (três) a 5 (cinco) estudantes, matriculados numa mesma turma/classe no ano de 2020.

 

19. Posso formar equipes com estudantes de turmas/classes distintas desde que da mesma escola?

 

Não, só podem participar equipes compostas por estudantes matriculados numa mesma turma/classe no ano de 2020 da mesma instituição de ensino. Numa turma/classe podem ser formadas várias equipes, entretanto cada estudante só pode realizar apenas um projeto. Um mesmo estudante não pode integrar mais de uma equipe.

 

20. Posso inscrever um projeto da escola que ainda esteja em andamento?

 

Sim, desde que tenha o envolvimento da equipe inscrita da concepção até seu desenvolvimento e atenda às especificações estabelecidas no Regulamento da premiação.

 

21. Qual é o número de alunos que uma equipe deve ter?

 

As equipes obrigatoriamente devem ser constituídas por, no mínimo, 3 (três) alunos e, no máximo, 5 (cinco) alunos, matriculados em uma mesma turma/classe no ano de 2020. As equipes devem dar preferência para a diversidade de gênero em sua composição, ou seja, no caso de turmas mistas, as equipes poderão ser compostas com alunas e alunos, desde que da mesma turma/classe.

 

22. Quais são os documentos que deverão ser providenciados?

 
  • Declaração obtida na instituição de ensino (modelo disponível);
  • Termos de autorização de uso e de divulgação dos projetos e vídeos (modelo disponível) - Esta autorização deverá ser apresentada à coordenação do Prêmio quando solicitada.;
  • Termos de autorização de uso e de divulgação dos projetos e vídeos (modelo disponível);
  • Lista de estudantes matriculados na respectiva turma/classe, indicando os estudantes que compõem a equipe participante.
  • Cópia do cartão do CNPJ da Unidade Executora vinculada à instituição de ensino;
Importante: A não apresentação dos documentos acima citados impedirá o prosseguimento do projeto no processo de seleção.
 

23. O que é Unidade Executora (UEx)?

 

Essa é a denominação genérica criada pelo Ministério da Educação (MEC) para as entidades de direito privado, sem fins lucrativos, vinculadas à instituição de ensino. Exemplos de outras nomenclaturas adotadas: caixa escolar, associação de pais e professores, associação de pais e mestres, círculo de pais e mestre. A constituição de sua unidade executora pela instituição de ensino é imprescindível para a participação no Prêmio.

Seleção

 

1. Qual é o foco da avaliação dos projetos?

 

O principal foco da avaliação é o desenvolvimento dos projetos na abordagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), em que as Ciências dialogam com Tecnologia, Engenharia e Matemática. Serão selecionados os projetos que se destacarem no desenvolvimento da metodologia científica, na relevância científica e/ou tecnológica, no caráter de criatividade e inovação com destaque para soluções de base tecnológica.

 

2. O que são projetos com abordagem em STEM?

 

Projetos com abordagem STEM apresentam propostas em que as Ciências dialogam com Tecnologia, Engenharia e Matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema. Para isso, lançam mão da investigação científica, do pensamento crítico e da metodologia científica no desenvolvimento de propostas que demonstrem relevância científica e/ou tecnológica, caráter de criatividade e inovação.

 

3. Como é a seleção dos projetos?

 

A seleção dos projetos ocorre em 3 (três) etapas:

1ª etapa – Seleção dos projetos semifinalistas em âmbito nacional

A seleção dos 20 projetos semifinalistas será feita por um Comitê Técnico de Avaliação.

Os 20 projetos semifinalistas devem preencher o Formulário de detalhamento do desenvolvimento do projeto. As equipes também deverão participar das mentorias online em ambiente virtual, sendo obrigatória a participação para continuar concorrendo nas próximas etapas, conforme descrito em Regulamento.


2ª etapa – Seleção dos projetos finalistas em âmbito nacional

A seleção dos 10 (dez) projetos finalistas será realizada por um Comitê de Especialistas, formado por profissionais que atuam nas áreas de conhecimentos das Ciências da Natureza, Matemática e abordagem em STEM. As equipes responsáveis pelos projetos finalistas recebem mentorias técnicas para apoiar a produção de modelos/protótipos. As mentorias ocorrem via on-line, no site da Promoção.

As equipes finalistas devem produzir um vídeo de até 3 (três) minutos sobre seus projetos, a fim de concorrerem na 3ª etapa de seleção.

As 10 (dez) equipes finalistas devem participar da I Mostra “Respostas para o Amanhã” com até 5 estudantes e o(a) professor(a) orientador(a), a ser realizada em São Paulo por ocasião da Comissão Avaliadora.

A premiação inclui:

  • Passagens aéreas ou rodoviárias, conforme o caso, em classe econômica, de ida e volta da Cidade indicada no momento da inscrição;
  • Hospedagem de até 05 diárias, com alimentação completa e Transporte residência – aeroporto/rodoviária; aeroporto/rodoviária – hotel; hotel – aeroporto/rodoviária; e aeroporto/rodoviária – residência.

3ª etapa - Seleção dos projetos vencedores pelo júri popular e dos vencedores nacionais

A seleção dos 3 (três) projetos vencedores nacionais e a dos 3 (três) projetos vencedores pelo júri popular ocorrem simultaneamente.

Nesta etapa, o público vota, por meio do site, de forma a escolher os 3 (três) melhores vídeos, que podem ser originários de qualquer região. O público pode acessar o site do Prêmio, visualizar os vídeos dos projetos e votar naqueles que mais gostou, sem qualquer limite de vídeos ou votos.


Seleção dos vencedores nacionais

A seleção dos 3 (três) projetos vencedores nacionais ocorre na I Mostra “Respostas para o Amanhã” a ser realizada em São Paulo, no dia 11/11/2020, onde as 10 (dez) equipes finalistas devem fazer uma apresentação de seus projetos para uma Comissão Avaliadora, que definirá os projetos vencedores nacionais.

 

4. O vídeo a ser produzido pelas 10 equipes finalistas é o mesmo vídeo a ser enviado no ato da inscrição?

 

Não, o vídeo que as equipes finalistas devem produzir refere-se à apresentação do desenvolvimento do projeto O período para upload no sistema é de 16/10 a 3/11/2020.

Já o vídeo depoimento dos estudantes deve ser enviado no período de inscrição, com relato da ideia do projeto. O prazo para upload encerra-se no período de inscrição, até às 23h59 do dia 10/8/2020.

 

5. O que são mentorias?

 

As mentorias referem-se ao apoio on-line oferecido aos 20 projetos semifinalistas e 10 finalistas no momento do desenvolvimento do projeto e do modelo/protótipo.

 

6. O que é protótipo?

 

Protótipo refere-se ao resultado esperado do projeto desenvolvido e pode ser:

  • Protótipo físico (com foco nos testes e no desenvolvimento de material, substâncias etc.);
  • Protótipo físico de base tecnológica (cujo funcionamento está associado à programação, utilização e aplicação de sensores, fabricação digital etc.) ou
  • Protótipo digital (desenvolvimento de aplicativos, sites, jogos virtuais, recursos de realidade aumentada, inteligência artificial).
 

7. O que é a I Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã?

 

A I Mostra “Respostas para o Amanhã” é um encontro a ser realizado em São Paulo, no dia 11/11/2020, onde as 10 (dez) equipes finalistas deverão apresentar seus projetos para uma Comissão Avaliadora, que definirá os projetos vencedores nacionais.

 

8. Como faço para votar em um dos vídeos?

 

Os vídeos dos 10 (dez) projetos finalistas serão postados neste site para votação a partir do dia 5/11/2020 até o dia 11/11/2020

 

9. Quando são conhecidos os vencedores?

 

A divulgação dos vencedores é realizada no site do Prêmio Respostas para o Amanhã de acordo com o seguinte cronograma:

Dia 2/9/2020 –20 (vinte) projetos semifinalistas

Dia 15/10/2020 –10 (dez) projetos finalistas

Dia 11/11/2020 – 03 (três) projetos vencedores pelo júri popular e 03 (três) projetos vencedores nacionais (1º, 2º e 3º lugar).

Premiação

 

1. Quais são os prêmios?

 

Contemplados na 1ª Etapa – Projetos semifinalistas:

1 Notebook Samsung para cada professor(a) orientador(a) e até dois professores parceiros dos 20 (vinte) projetos semifinalistas


Contemplados na 2ª Etapa – Projetos finalistas:

Equipes dos 10 (dez) projetos finalistas serão contemplados com a participação na I Mostra Respostas para o Amanhã no mês de setembro.


Contemplados na 3ª Etapa – Projetos vencedores nacionais (1º, 2º e 3º lugar) e projetos vencedores pelo júri popular:

Cada estudante das equipes dos 3 (três) projetos vencedores nacionais são assim contemplados, de acordo com sua classificação:

  • 3º lugar: 1 tablet Samsung;
  • 2º lugar: 1 notebook Samsung;
  • 1º lugar: 1 smartphone Samsung.

Cada uma das escolas dos três projetos Vencedores Nacionais recebe 1 Smart TV Samsung e ainda um Selo Digital, um Troféu e uma Placa Comemorativa.


Vencedores pelo Júri Popular:

A 3ª etapa contempla também as instituições de ensino cujas equipes foram responsáveis pelos 3 (três) projetos selecionados pelo público, com troféus pelo título de “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”.

 

2. Quais as condições de participação dos representantes dos Projetos Finalistas na I Mostra Respostas para o Amanhã?

 

Os representantes das equipes finalistas (até 5 integrantes da equipe e o(a) professor(a) orientador(a)) que participarão da I Mostra Respostas para o Amanhã, em São Paulo receberão:

  • Passagens aéreas ou rodoviárias, conforme o caso, em classe econômica, de ida e volta da Cidade indicada no momento da inscrição;
  • Hospedagem de até 05 diárias, com alimentação completa e
  • Transporte residência – aeroporto/rodoviária; aeroporto/rodoviária – hotel; hotel – aeroporto/rodoviária; e aeroporto/rodoviária – residência.
 

3. Onde os prêmios serão entregues?

 

Os prêmios dos projetos semifinalistas serão entregues às Unidades Executoras das respectivas Instituições de Ensino.

Já os projetos finalistas, serão contemplados com a participação na 1ª Mostra Respostas para o Amanhã, em São Paulo, no mês de Novembro.

Os prêmios dos Projetos Vencedores Nacionais serão entregues às Unidades Executoras das respectivas Instituições de Ensino.

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