Início dos atalhos. Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.

Inscrição

 

1. Quem pode se inscrever?

 

Professores das redes públicas municipais, estaduais e federais que lecionam disciplinas relacionadas às áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias para estudantes do Ensino Médio (Ensino Médio regular diurno, noturno ou em tempo Integral; Ensino Médio integrado com Educação Profissional Técnica ofertado na mesma instituição de ensino; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Básica do Campo; Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola). Fica excluída a modalidade de educação a distância.

 

2. Como posso me inscrever?

 

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente no site do Prêmio Respostas para o Amanhã. Deve ser feita pelo(a) professor(a) orientador(a) do projeto. Para ser orientador(a) do projeto, é obrigatório lecionar à equipe participante uma das seguintes disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Matemática, Biologia, Física, Química e outras relacionadas, como Biotecnologia, Robótica, Eletrônica etc. A equipe deve ser composta de 5 (cinco) a 15 (quinze) estudantes, matriculados numa mesma turma/classe.

 

3. Qualquer professor do Ensino Médio pode se inscrever no Prêmio, mesmo que não lecione disciplinas que pertencem às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática?

 

Não, apenas os professores das áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias podem realizar a inscrição como professor(a) orientador(a) do projeto.

O(A) professor(a) orientador(a) pode indicar como parceiros do projeto até 2 (dois) professores das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, das Ciências Humanas e suas Tecnologias ou da própria área de Ciências da Natureza ou da Matemática. Eles devem obrigatoriamente lecionar para a turma/classe à qual pertence a equipe participante.

Os professores parceiros contribuirão com o(a) professor(a) orientador(a) para subsidiar a equipe participante no desenvolvimento do projeto. É importante ressaltar que o projeto deve necessariamente ser da área das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

 

4. Qual é a diferença entre professor(a) orientador(a) e professor(es) parceiro(s)?

 

O(A) professor(a) orientador(a) deve obrigatoriamente lecionar para a equipe participante uma disciplina das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e é o principal responsável por subsidiar os estudantes com os conteúdos centrais/principais do projeto.

O(s) professor(es) parceiro(s) pode(m) lecionar disciplinas de outras áreas do conhecimento, como de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Seu papel é apoiar a equipe participante no desenvolvimento do projeto com os conteúdos de sua disciplina, para além da disciplina principal. A participação do(s) professor(es) parceiro(s) está condicionada à indicação do(a) professor(a) orientador(a) no campo específico indicado no formulário de inscrição.

 

5. Como indicar o(s) professor(es) parceiro(s)?

 

Após a efetivação da inscrição do projeto pelo(a) professor(a) orientador(a), este deve acessar o portal do Prêmio Respostas para o Amanhã a fim de inserir o detalhamento do projeto e informar se será desenvolvido em parceria com até 2 (dois) professores parceiros, indicando seu(s) nome(s) completo(s) e e-mail(s).

O(s) professor(es) parceiro(s) recebe(m) um e-mail informando sua indicação para o projeto e deve(m) acessar o Portal para validar a indicação, aceitar o regulamento e complementar seus dados de cadastro.

Após finalizar o cadastro, o(s) professor(es) parceiro(s) recebe(m) a confirmação de inscrição pelo e-mail informado. Nessa confirmação recebe(m) também o código do projeto para acompanhar as informações que o(a) professor(a) orientador(a) vai inserir.

 

6. Qual será a atuação do(s) professor(es) parceiro(s)?

 

Cabe ao(s) professor(es) indicado(s), com o(a) professor(a) orientador(a), subsidiar e auxiliar as equipes nos respectivos projetos.

 

7. Como proceder caso o(a) professor(a) orientador(a) deixe de lecionar para a respectiva turma ou se desligar da instituição de ensino durante a avaliação, seleção e divulgação dos projetos premiados?

 

Nesse caso, é possível a substituição do(a) professor(a) orientador(a) por outro docente que atenda às condições de participação previstas em regulamento. Essa substituição deverá ser formalizada por escrito aos organizadores do Prêmio, com anuência da direção da instituição de ensino, no prazo máximo de até 5 (cinco) dias úteis antes da data da divulgação dos projetos premiados.

Se, no momento da apuração, os organizadores constatarem que a substituição não foi formalizada no prazo indicado, o projeto será desclassificado. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.

 

8. Como proceder caso o(s) professor(es) parceiro(s) deixe(m) de lecionar para a respectiva turma ou se desligue(m) da instituição de ensino?

 

Esse(s) perde(m) o direito ao prêmio, podendo o(a) professor(a) orientador(a) indicar ou não outro(s) professor(es) parceiro(s). A substituição deverá ser formalizada por escrito aos organizadores do Prêmio com anuência da direção da instituição de ensino, no prazo máximo de até 5 (cinco) dias úteis antes da data da divulgação dos projetos premiados. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.

 

9. Qual é o período de inscrição?

 

As inscrições vão das 10h do dia 19/3/2019 até às 23h59 do dia 24/6/2019 (horários de Brasília).

 

10. Como ocorrerá a inscrição?

 

Após a inserção de seus dados cadastrais, da escola e da equipe responsável pelo projeto, o(a) professor(a) orientador(a) deve preencher as questões da Fase 1 até às 23h59 do dia 24 de junho de 2019.

Nessa fase, o(a) professor(a) orientador(a) deverá informar a proposta da equipe, em qual contexto será desenvolvida assim como o plano de ação do projeto. O preenchimento das questões da Fase 1 é obrigatório para concorrer à 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Uma vez preenchida a Fase 1 no prazo acima informado, o(a) professor(a) pode iniciar a Fase 2 apresentando o detalhamento do projeto, reflexões, resultados e análises. Essa fase é obrigatória aos 20 projetos semifinalistas.

 

11. Ao realizar o cadastro, minha inscrição será automaticamente confirmada?

 

Para efetuar a inscrição, o(a) professor(a) deve criar um cadastro no portal do Prêmio Respostas para o Amanhã. Mas atenção, preencher o cadastro no site não significa estar inscrito no Prêmio.

Para se inscrever, o(a) professor(a) orientador(a) deverá clicar no botão “INSCREVER PROJETO” e informar os dados da escola e da equipe participante além de outras informações sobre sua atuação como professor(a) responsável. Após inserir essas informações e dar o aceite no regulamento, é necessário clicar no botão “CONFIRMAR INSCRIÇÃO”. Caso o(a) professor(a) clique apenas em “SALVAR” os dados da inscrição e deixe de “CONFIRMAR INSCRIÇÃO”, essa não será efetivada, mas, sim, invalidada.

Após clicar em “CONFIRMAR INSCRIÇÃO”, o sistema gera um código do projeto inscrito, que será enviado por e-mail para o endereço eletrônico do(a) professor(a) orientador(a), informado(a) no ato do cadastro.

O recebimento desse código significa que a inscrição está confirmada. Porém, para concorrer à 6ª edição, é imprescindível realizar o preenchimento das questões da Fase 1 e 2 do Projeto.

As questões da Fase 1 devem ser preenchidas até às 23h59 do dia 24 de junho de 2019. Nessa fase, o(a) professor(a) orientador(a) deve informar a proposta da equipe, em qual contexto será desenvolvida, assim como o plano de ação do projeto. O preenchimento das questões da Fase 1 é obrigatório para concorrer à 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

 

12. Após a inscrição quais as informações devo inserir?

 

Uma vez preenchida a Fase 1 dentro do prazo acima informado, o(a) professor(a) orientador(a) pode iniciar a Fase 2 apresentando o detalhamento do projeto, reflexões, resultados e análises. O preenchimento das questões previstas na Fase 2 deverá ser feito até às 23h59 do dia 16 de agosto de 2019.

 

13. Não recebi o e-mail de confirmação da minha inscrição. O que devo fazer?

 

Se, após preencher o cadastro do professor, os dados da escola e da equipe participante, você não receber um e-mail com o código do Projeto inscrito, entre em contato com a Central de Atendimento do Prêmio, por meio do telefone 0800-7774567. O serviço está disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h (horário de Brasília), exceto feriados.

 

14. A escola precisa se inscrever?

 

A inscrição é realizada apenas pelo(a) professor(a) orientador(a), que deve informar os dados cadastrais da instituição de ensino na qual o projeto inscrito é desenvolvido.

 

15. Há limite de inscrição por professor(a) e por escola?

 

O(A) professor(a) orientador(a) pode inscrever vários projetos, desde que envolvam equipes diferentes. Ou seja, cada escola pode ter vários professores e projetos inscritos.

 

16. Os professores parceiros podem auxiliar mais de uma equipe, em mais de um projeto inscrito?

 

Sim, os professores parceiros poderão auxiliar diferentes equipes, assim como os professores orientadores poderão se inscrever com diferentes equipes desde que estas participem de apenas um projeto.

 

11. Alunos podem se inscrever no Prêmio?

 

A inscrição só pode ser realizada por um(a) professor(a) que lecione obrigatoriamente nas disciplinas das áreas das áreas de Ciências da Natureza e/ou da Matemática, denominado(a) de professor(a) orientador(a). Esse(a) indicará a equipe participante no ato da inscrição.

 

18. Posso inscrever um projeto de outra disciplina que não pertença às áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias?

 

Não, só serão aceitos projetos desenvolvidos com disciplinas relacionadas, obrigatoriamente, às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, como Matemática, Biologia, Física, Química e outras relacionadas, como Biotecnologia, Robótica, Eletrônica, dentre outras.

Disciplinas de outras áreas do conhecimento, como as áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias poderão participar por meio de professores parceiros do projeto quando indicados pelo(a) professor(a) orientador(a).

 

19. Posso inscrever um projeto que não envolva a participação dos alunos?

 

Não, só serão aceitos projetos desenvolvidos por equipes de 5 (cinco) a 15 (quinze) estudantes, matriculados numa mesma turma/classe.

 

20. Posso formar equipes com estudantes de turmas/classes distintas desde que da mesma escola?

 

Não, só poderão participar equipes compostas por estudantes matriculados numa mesma turma/classe da mesma instituição de ensino. Numa turma/classe poderão ser formadas várias equipes, entretanto cada estudante só poderá realizar apenas um projeto. Um mesmo estudante não poderá integrar mais de uma equipe.

 

21. Posso inscrever um projeto da escola que ainda esteja em andamento?

 

Sim, desde que atenda às especificações estabelecidas no Regulamento da premiação.

 

22. Qual é a quantidade de alunos que uma equipe deve ter?

 

As equipes obrigatoriamente devem ser constituídas por, no mínimo, 5 (cinco) alunos e, no máximo, 15 (quinze) alunos, matriculados em uma mesma turma/classe.

 

23. Quais são os documentos que poderão ser solicitados conforme etapa de participação?

 
  • Cópia do cartão do CNPJ da Unidade Executora vinculada à instituição de ensino;
  • Declaração obtida na instituição de ensino (modelo disponível);
  • Termos de autorização de uso e de divulgação dos projetos e vídeos (modelo disponível);
  • Lista de estudantes matriculados na respectiva turma/classe, indicando os estudantes que compõem a equipe participante.
 

24. O que é Unidade Executora (UEx)?

 

Esta é a denominação genérica criada pelo Ministério da Educação (MEC) para as entidades de direito privado, sem fins lucrativos, vinculadas à Instituição de Ensino. Exemplos de outras nomenclaturas adotadas: caixa escolar, associação de pais e professores, associação de pais e mestres, círculo de pais e mestre. A constituição de sua unidade executora pela instituição de ensino é imprescindível para a participação no Prêmio.

Seleção

 

1. Qual será o foco da avaliação dos projetos?

 

O foco da avaliação será o alinhamento e desenvolvimento dos projetos na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e a proposição de ideias criativas e/ou inovadoras.

 

2. O que são projetos com abordagem STEM?

 

Projetos com abordagem STEM apresentam propostas em que as Ciências dialogam com Tecnologia, Engenharia e Matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema. Para isso, lança mão da investigação científica, do pensamento crítico e da metodologia científica que demonstrem relevância científica e/ou tecnológica, caráter de criatividade e inovação.

 

3. Como será a seleção dos projetos?

 

A seleção dos Projetos ocorrerá em 3 (três) etapas:

1ª etapa – Seleção dos projetos semifinalistas em âmbito nacional
A seleção dos 20 projetos semifinalistas será feita por uma Comissão Técnica de Avaliação, conforme descrita em Regulamento.


2ª etapa – Seleção dos projetos finalistas em âmbito nacional
A seleção dos 10 (dez) projetos finalistas será realizada por um Comitê de Especialistas, formado por profissionais que atuam nas áreas de conhecimentos das Ciências da Natureza, Matemática e abordagem em STEM.
As equipes finalistas deverão produzir um vídeo de até 3 (três) minutos sobre seus projetos, a fim de concorrerem na 3ª etapa de seleção.

3ª etapa - Seleção dos projetos vencedores pelo júri popular e dos vencedores nacionais
A seleção dos 3 (três) projetos vencedores nacionais e a dos 3 (três) projetos vencedores pelo júri popular correrão simultaneamente.
Nesta etapa, o público irá votar, por meio do Portal, de forma a escolher os 3 (três) melhores vídeos, que podem ser originários de qualquer região. O público poderá acessar o Portal do Prêmio, visualizar os vídeos dos projetos e votar naqueles que mais gostou, sem qualquer limite de vídeos ou votos.

Seleção dos vencedores nacionais
A banca julgadora selecionará 3 (três) projetos vencedores nacionais primeiro, segundo e terceiro lugar dentre os 10 (dez) finalistas selecionados na 2ª etapa.

 

4. Como faço para votar em um dos vídeos?

 

Os vídeos dos 10 (dez) projetos finalistas serão postados no site para votação a partir das 10h do dia 23/9/2019 até às 23h59 do dia 29/9/2019 (horários de Brasília).

 

5. Quando serão conhecidos os vencedores?

 

A divulgação dos vencedores será realizada no site do Prêmio Respostas para o Amanhã de acordo com o seguinte cronograma:


Dia 1/8/2019 – publicação dos 20 (vinte) projetos semifinalistas
Dia 28/8/2019 – publicação dos 10 (dez) projetos finalistas
Dia 30/9/2019 – publicação dos projetos vencedores pelo júri popular e dos projetos vencedores nacionais (1º, 2º e 3º lugar)

Premiação

 

1. Quais são os prêmios?

 

Contemplados na 1ª Etapa – Projetos semifinalistas:
A 1ª etapa contemplará o(a) professor(a) orientador(a) e até dois professores parceiros de cada um dos 20 (vinte) projetos semifinalistas com: 1 tablet Samsung para cada professor(a).

Contemplados na 2ª Etapa – Projetos finalistas:
Cada uma das escolas dos 10 (dez) projetos finalistas será contemplada com 1 (uma) TV Samsung 55” e 1 (um) Notebook Samsung, um selo digital e uma faixa comemorativa.

Contemplados na 3ª Etapa – Projetos vencedores nacionais (1º, 2º e 3º lugar) e projetos vencedores pelo júri popular:
Os estudantes das equipes dos 3 (três) projetos vencedores nacionais serão assim contemplados, de acordo com sua classificação:

  • 3º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora, certificado e medalha;
  • 2º lugar: 1 notebook Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora, certificado e medalha;
  • 1º lugar: 1 smartphone Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora, certificado e medalha.

Projeto Vencedor Nacional - 1º lugar:
O(a) professor(a) orientador(a) e 5 (cinco) estudantes representantes da equipe responsável pelo projeto vencedor em primeiro lugar serão contemplados com uma viagem para São Paulo, no mês de novembro de 2019, para participação na etapa regional do Prêmio Respostas para o Amanhã América Latina.
A escolha dos 5 (cinco) estudantes que irão representar a equipe vencedora (1º lugar) será de responsabilidade da própria equipe e do(a) professor(a) orientador(a), e deverá ser informada até dia 7/10/2019 à coordenação do Prêmio por meio de declaração assinada pelo(a) professor(a) orientador(a), pelo diretor da instituição de ensino e pelo responsável legal (caso o aluno for menor de idade).

Vencedores pelo Júri Popular:
A 3ª etapa irá contemplar também as instituições de ensino cujas equipes foram responsáveis pelos 3 (três) projetos selecionados pelo público, com troféus pelo título de “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”, os quais serão simbólicos, sem valor comercial, e serão destinados às próprias instituições de ensino a que pertencerem os professores e alunos responsáveis pelos projetos mais votados pelo público.

 

2. Quais as condições de participação dos representantes do Projeto Vencedor Nacional – 1º lugar – na etapa regional em São Paulo?

 

O Prêmio Respostas Para o Amanhã será responsável pelo custeio das despesas de transporte e alimentação durante o tempo previsto para participação nesta etapa. O pacote de viagem, quando necessário, prevê:

  • Passagem aérea ou rodoviária, conforme o caso, de ida e volta à cidade indicada na inscrição;
  • Hospedagem com alimentação;
  • Transporte da residência ao aeroporto/rodoviária, do aeroporto/rodoviária ao hotel, do hotel ao aeroporto/rodoviária e do aeroporto/rodoviária à residência.
 

3. Onde os prêmios serão entregues?

 

Os prêmios dos projetos semifinalistas, finalistas, vencedores nacionais e vencedores pelo júri popular serão enviados para cada uma das instituições de ensino responsáveis, em endereço indicado no cadastro, entregues ao responsável legal da Unidade Executora (UEx), que deverá assinar o recibo de entrega e quitação dos prêmios.

Fale Conosco

 

Dúvidas e informações sobre a 6ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã?
Fale conosco pela Central de Atendimento:
0800-777 4567, de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00.

Ou envie uma mensagem pelo formulário abaixo:

( * ) Preenchimento obrigatório