Inscrição

 

1. Quem pode se inscrever?

 

Professores das redes públicas municipais, estaduais e federal que lecionem:

  • disciplinas relacionadas às áreas de Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, como Biologia, Física, Química e Matemática e outros campos afins, como Meio Ambiente, Biotecnologia, Eletrônica etc;
  • para alunos do Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional Técnica (desde que ofertado na mesma instituição de Ensino); Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial, Educação Básica do Campo; Educação Escolar Indígena ou Educação Escolar Quilombola.
 

2. Como posso me inscrever?

 
A inscrição é feita no site do Prêmio Respostas para o Amanhã. Ela é gratuita e pode ser realizada apenas pelo professor.
 

3. Qual o período de inscrição?

 
As inscrições vão das 10h00 do dia 15/05/2017 até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14/08/2017.
 

4. Quais são os documentos obrigatórios para a realização da inscrição na 4ª edição do Prêmio?

 
  1. Declaração do diretor, que confirme o vínculo do docente com a escola e a ciência da participação da instituição de ensino/alunos no Prêmio (modelo disponível no site);
  2. Cópia do cartão do CNPJ da unidade executora da instituição de ensino;
  3. Termos de autorização de uso e divulgação dos Projetos e vídeos (modelo disponível no site);
  4. Lista contendo os nomes completos dos alunos da turma que participarão do Projeto e seus respectivos números de matrícula.
 

5. Qual o período para detalhar o Projeto inscrito?

 
O período de inclusão do detalhamento do Projeto vai das 10h00 do dia 15/05/2017 até as 23h59 do dia 13/09/2017.
 

6. Ao realizar o cadastro, minha inscrição será automaticamente confirmada?

 

Para efetuar a inscrição o professor deverá inicialmente criar um cadastro no Portal Respostas para o Amanhã. Mas atenção, preencher o cadastro do Portal não significa estar inscrito no Prêmio.

Para se inscrever o professor deverá dar prosseguimento clicando no botão “INSCREVER PROJETO”, que contém os dados da escola e da turma participante, além de mais algumas informações sobre sua atuação como professor responsável. Após a inserção dessas informações e de aceitar o Regulamento, deverá clicar no botão “CONFIRMAR INSCRIÇÃO” para o sistema gerar um código do Projeto inscrito, que será enviado por e-mail para o endereço eletrônico do professor, informado no ato do cadastro.

O recebimento desse código significa que a inscrição está confirmada. Porém para concorrer à 4ª edição, a etapa seguinte é fazer o detalhamento do Projeto, que poderá ser realizado até às 23h59min do dia 13 de setembro de 2017.

 

7. Não recebi o e-mail de confirmação da minha inscrição, o que devo fazer?

 
Se após preencher o cadastro do Prêmio, com os dados da escola e da turma participante, você não receber um e-mail com o código do Projeto inscrito, entre em contato com a Central de Atendimento do Prêmio, através do telefone 0800-7774567. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00 (horários de Brasília), exceto sábados, domingos e feriados.
 

8. A escola precisa se inscrever?

 
A inscrição é realizada apenas pelo professor, que deverá informar os dados cadastrais da instituição de ensino.
 

9. Há limites de inscrição por professores e por escola?

 
Professores poderão inscrever vários Projetos, desde que com turmas diferentes. Ou seja, cada escola poderá ter vários professores e Projetos inscritos.
 

10. Alunos podem se inscrever no Prêmio?

 
A inscrição só poderá ser realizada pelo professor, que indicará a turma participante no ato da inscrição.
 

11. Posso inscrever um Projeto de outra disciplina que não pertença às áreas das Ciências da Natureza e de Matemática e suas tecnologias?

 
Só serão aceitos Projetos desenvolvidos com disciplinas relacionadas, obrigatoriamente, às áreas das Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias, como Matemática, Biologia, Física, Química e outras relacionadas como, por exemplo, Implantação de Técnicas de Silvicultura, Ações de Defesa e Proteção do Meio Ambiente e Biotecnologia, Robótica, Eletrônica, dentre outras.
 

12. Posso inscrever um Projeto que não envolva a participação dos alunos?

 
Só serão aceitos Projetos que sejam desenvolvidos com a participação de todos os alunos da referida turma, sob pena de desclassificação.
 

13. O que é o Mochilão? Quem deverá preenchê-lo?

 
O Mochilão é uma área restrita para alunos que fazem parte de uma turma inscrita no Prêmio. Nela os alunos podem inserir informações acerca dos Projetos devidamente inscritos pelos professores. Para tanto, o professor deverá fornecer código e senha exclusivos dos alunos, enviados por email no momento da inscrição, para que a turma responsável pelo respectivo Projeto possa registrar o desenvolvimento da proposta. O preenchimento do Mochilão não é obrigatório, porém será levado em consideração na avaliação dos Projetos pelos Comitês Técnicos Regionais e pela Banca Julgadora.
 

14. Posso inscrever um Projeto de minha autoria, porém, desenvolvido pelos meus alunos?

 
A prerrogativa do Prêmio Respostas para o Amanhã é a valorização de Projetos elaborados e desenvolvidos junto com os alunos, ou seja, é fundamental que os estudantes participem da identificação da situação problema na comunidade, da escolha do Projeto e de sua elaboração.
 

15. Posso inscrever um Projeto da escola que ainda esteja em andamento?

 
Sim, desde que atenda às especificações estabelecidas no Regulamento da premiação.
 

16. Em uma determinada sala, há um pequeno grupo de alunos interessados em participar. Posso inscrever apenas esse grupo, sem a participação da turma toda?

 
A inscrição no Prêmio é para o professor e uma única turma. O envolvimento de todos os alunos da classe no desenvolvimento do Projeto é condição para participar da premiação. O Prêmio é uma aposta nos ganhos do trabalho coletivo e colaborativo entre todos da classe: estudantes e professor.
 

17. É possível montar uma turma mesclando alunos de diferentes classes?

 
Cada Projeto inscrito deve ser desenvolvido pelos alunos de uma única turma, que deverá ser indicada pelo professor no ato da inscrição. Ou seja, não é possível a participação de alunos de diferentes classes na execução de um único Projeto.

Seleção

 

1. Como meu Projeto será avaliado?

 
Os projetos serão avaliados a partir de três eixos:
  • A contribuição para a formação de jovens comprometidos com os princípios de sustentabilidade local e global que se preocupem com a melhoria das condições de vida na comunidade;
  • A compreensão dos conhecimentos científicos por meio da investigação, experimentação e proposição de soluções para uma vida sustentável;
  • A participação democrática dos alunos nos processos de adesão, formulação, desenvolvimento e apresentação do Projeto.
A partir desses três eixos foram estabelecidas 10 categorias de análise que nortearão a análise das propostas conforme etapa de seleção. Clique aqui para conhecer.
 

2. Como será o processo de seleção?

 

O processo de seleção dos Projetos ocorrerá em três etapas:

1ª etapa – Seleção de 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais

Todos os Projetos que contiverem as informações obrigatórias e apresentarem total compatibilidade com o Regulamento e suas regras serão classificados e avaliados. Nesta etapa serão indicados pelos Comitês Técnicos Regionais até 05 (cinco) Projetos por região – Norte, Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste –, totalizando até 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais. A divulgação dos Projetos selecionados nesta etapa será realizada no Portal no dia 31/10/2017.

2ª etapa: Produção dos vídeos dos 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais e dos 5 (cinco) Projetos Vencedores pelo Júri Popular

Cada um dos 25 (vinte e cinco) Projetos Vencedores Regionais deverá produzir 01 (um) vídeo, de até 03 (três) minutos sobre seu Projeto. O vídeo será inserido no Portal, pelo professor responsável, através de sua área restrita, no período de 31/10/2017 a 23/11/2017.

Os vídeos serão publicados no dia 27 de novembro de 2017 para que a votação pública aconteça até o dia 03 de dezembro de 2017. Neste período, o público irá escolher os 05 (cinco) melhores vídeos, 01 (um) de cada região do País, conforme aqueles que forem os mais votados. O resultado da Votação Popular será divulgado no Portal no dia 05 de dezembro de 2017.

3ª etapa: Seleção dos 5 (cinco) Projetos Vencedores Nacionais

Nesta etapa, a Banca Julgadora selecionará os 05 (cinco) Projetos Vencedores Nacionais, também dentre os 25 (vinte e cinco) selecionados na Primeira Etapa, mas não necessariamente 01 (um) de cada região. A divulgação dos 05 (cinco) Projetos selecionados pela Banca Julgadora na Terceira Etapa será realizada no Portal no dia 05/12/2017.

 

3. Quem fará avaliação dos Projetos?

 

Na 1ª etapa - os Projetos serão avaliados pelos Comitês Técnicos Regionais, compostos por profissionais das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática, especialistas em educação, juventude e sustentabilidade, que atuam em instituições de ensino públicas ou privadas, como escolas e universidades, fundações, institutos de pesquisa, organizações do terceiros setor, entre outros, a fim de garantir uma análise qualificada, a partir de diferentes olhares e que considerem as diversidades regionais, de modo a possibilitar maior equidade ao processo de seleção.

Nas 2ª e 3ª etapas - os Projetos vencedores regionais e nacionais serão avaliados pela Banca Julgadora, composta por membros da Samsung, do CENPEC, da UNESCO, REDUCA, CONSED e OEI, e de outras instituições, universidades e personalidades de notável experiência na área da educação, juventude, ciência e tecnologia.

 

4. Como saberei quem são os vencedores?

 
A divulgação dos vencedores será realizada neste site, de acordo com o seguinte cronograma:
Dia 31/10/2017 – publicação dos Projetos vencedores regionais
Dia 05/12/2017 – publicação dos Projetos vencedores nacionais
Dia 05/12/2017 – publicação dos Projetos vencedores pelo Voto Popular
 

5. Como faço para votar em um dos vídeos premiados?

 
Os vídeos dos 25 (vinte e cinco) Projetos vencedores regionais serão postados neste site para votação a partir das 10hs do dia 27 de novembro de 2017 até as 23h59hs do dia 03 de dezembro de 2017 (horários de Brasília).

Premiação

 

1. Quais são os prêmios?

 
ETAPAS QUANTIDADE DESCRIÇÃO
1ª ETAPA 25 VENCEDORES REGIONAIS
(5 vencedores em cada uma das 5 regiões brasileiras com direito a 5 Prêmios por região)
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Norte
Região Sudeste
Região Sul

Para a escola:

  • Selo Prêmio Respostas para o Amanhã – vencedor regional (para a escola, é disponibilizado virtualmente no perfil do professor responsável)
  • Faixa comemorativa
  • Notebook
2ª ETAPA 5 VENCEDORES JÚRI POPULAR Os cinco vídeos mais votados, um de cada região, serão considerados vencedores pelo júri popular. Para a escola:
  • Troféu Projeto Vencedor Júri Popular
3ª ETAPA 5 VENCEDORES NACIONAIS em âmbito nacional, podendo ser de qualquer região Para a escola:
  • Troféu Projeto Vencedor Nacional
  • Faixa Comemorativa
Para cada professor e diretor:
  • Notebook
  • Medalha
Para cada aluno participante:
  • Tablet
  • Medalha
 

2. Onde os prêmios serão entregues?

 

Os prêmios dos Projetos vencedores regionais e vencedores nacionais serão enviados para cada uma das instituições de ensino responsável, em endereço indicado no cadastro, entregues mediante a presença do responsável legal da Unidade Executora (UEx), responsável pela assinatura do Recibo de Entrega e Quitação do Prêmio.

Caberá ao representante legal da Unidade Executora (UEx) a entrega dos prêmios para os respectivos professores, diretores e alunos contemplados como  Vencedores Nacionais. Ele também será responsável pelo recolhimento dos recibos de cada contemplado. Caso se encontre impossibilitado, deverá designar com antecedência, um procurador para representá-lo.

 

3. O que é Unidade Executora (UEx)?

 
Refere-se à denominação genérica criada pelo Ministério da Educação (MEC) para as entidades de direito privado, sem fins lucrativos, vinculadas à Instituição de Ensino. Exemplos de algumas nomenclaturas adotadas: Caixa Escolar, Associação de Pais e Professores, Associação de Pais e Mestres, Círculo de Pais e Mestre, Unidade Executora. A constituição de sua Unidade Executora pela Instituição de Ensino é imprescindível para a participação no Prêmio.

Fale conosco

 
 
Dúvidas e informações sobre a 4ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã?

Fale conosco pela Central de Atendimento:
0800-777 4567, de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00.

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