Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.
Início do conteúdo.
 

Como
Participar

Professor(a)

 

Desafie seus alunos e alunas a desenvolver um projeto que articule Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em busca de respostas criativas e relevantes para o amanhã.

Mostre aos(às) estudantes como os conhecimentos de sua disciplina podem contribuir para solucionar problemas vivenciados pela comunidade escolar e local. Suas aulas serão ainda mais dinâmicas e envolventes. Escola, professores(as) e estudantes: todos podem ganhar!

Participar do Prêmio Respostas para o Amanhã é muito simples:

Quem pode se inscrever?

Professores(as) de Biologia, Física, Química e Matemática ou de outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias que lecionem no Ensino Médio em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

O(A) professor(a) que realizar a inscrição será o(a) professor(a) orientador(a) do projeto.

Professor(a) parceiro(a)

Até um(a) docente de outra área (Ciências Humanas e suas Tecnologias ou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) pode participar como parceiro(a) do projeto. Esse(a) professor(a) deve lecionar à equipe participante e ser indicado(a) pelo(a) professor(a) orientador(a) no ato da inscrição.

Atenção

A inscrição só pode ser feita pelo(a) professor(a) orientador(a), que obrigatoriamente deve lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

O projeto deve ter como foco, necessariamente, questões relacionadas a essas áreas do conhecimento.

A equipe deve ser formada por 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados(as) numa mesma turma/classe, a quem o(a) professor(a) orientador(a) e o(a) professor(a) parceiro(a) lecionem.

Professor(a)
Para se inscrever, acesse abaixo o regulamento.

Inscrição de 23/03 a 30/06/2021.

Alguns documentos deverão ser apresentados conforme a etapa de seleção.

Passo a passo

 

1

1

Inscrição de projetos

De 23/3 a 30/6

O(A) professor(a) orientador(a) se cadastra no site do Prêmio Respostas para o Amanhã e obtém seu login e senha para acesso à área restrita de professores(as) participantes.

Após criar a conta, o(a) professor(a) orientador(a) deve clicar em “INSCREVER PROJETO” e complementar seus dados e os da instituição de ensino. As informações dos(as) estudantes que compõem a equipe poderão ser inseridas posteriormente, até a data de envio da ideia do projeto (30/06).

Em seguida, o(a) professor(a) orientador(a) deve preencher as questões do formulário de inscrição, informando: a proposta da equipe, o contexto em que será desenvolvida e o plano de ação do projeto em 2021. Depois, será necessário enviar um vídeo feito pelos próprios estudantes da equipe apresentando a ideia do projeto.

Atenção para o preenchimento dos itens obrigatórios. As inscrições são feitas somente via site. Conheça o modelo da ficha de inscrição.

 
 

2

2

Seleção de semifinalistas

De 1/7 a 2/8

O foco da avaliação é o desenvolvimento dos projetos na abordagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), em que as Ciências dialogam com a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática.

Serão selecionados os projetos que se destacarem no desenvolvimento da metodologia científica, na relevância científica e/ou tecnológica, no caráter de criatividade e inovação, com destaque para soluções de base tecnológica.

A seleção será realizada por um Comitê Técnico de Avaliação, que definirá os 20 projetos semifinalistas em âmbito nacional, conforme critérios descritos em Regulamento .

Alguns documentos deverão ser apresentados conforme a etapa de seleção.

VER DOCUMENTOS
 
 
 

Divulgação dos 20 semifinalistas

3/8

A lista dos projetos selecionados será divulgada no site do Prêmio.

 
 

3

3

Detalhamento dos projetos e mentoria aos semifinalistas

De 3/8 a 26/9

Os 20 semifinalistas deverão preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto.

 
 
 

Mentoria

De 9/8 a 30/9

Os 20 selecionados receberão mentoria (apoio on-line oferecido via site do Prêmio) para desenvolvimento dos projetos.

 
 

4

4

Seleção dos finalistas

De 27/9 a 7/10

Serão selecionados 10 finalistas entre os 20 projetos semifinalistas, após avaliação de um Comitê de Especialistas, formado por profissionais que atuam nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e abordagem STEM.

 
 
 

Divulgação dos 10 finalistas

8/10

A lista dos projetos selecionados será divulgada no site do Prêmio.

 
 
 

Publicação das práticas

Os(As) 10 professores(as) orientadores(as) dos projetos finalistas terão suas práticas educativas publicadas no site do Prêmio.

 
 
 

Produção de vídeos

De 13/10 a 7/11

As equipes finalistas deverão produzir e publicar no site do Prêmio um vídeo de até 3 min sobre o projeto. Os 10 vídeos ficarão disponíveis no site, de 11/11 a 17/11, para conhecimento e votação do público.

 
 
 

Mentoria técnica

De 13/10 a 12/11

Os 10 projetos finalistas receberão mentoria técnica on-line para apoiar a produção de modelos ou protótipos.

 
 
 

II Mostra Respostas para o Amanhã

17/11

As equipes finalistas farão uma apresentação virtual de seus projetos na II Mostra Respostas para o Amanhã para a Comissão Avaliadora, que selecionará os 3 Projetos Vencedores Nacionais.

 
 

6

6

Vencedores Nacionais e Júri Popular

Comissão Avaliadora

De 13/11 a 17/11

A Comissão Avaliadora, formada por especialistas em educação e nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática e abordagem STEM, selecionará os 3 Projetos Vencedores Nacionais entre os 10 finalistas e os classificará em 1º, 2º e 3º lugar. Os Vencedores Nacionais podem ser de qualquer região do Brasil.

 
 
 

Júri Popular

De 11/11 a 17/11

O público votará, no site do Prêmio Respostas para o Amanhã, de forma a escolher os 03 (três) melhores projetos entre os 10 vídeos finalistas. Não há limite de votos – cada pessoa pode votar quantas vezes quiser.

 
 
 

Divulgação dos vencedores

18/11

O resultado dos 3 Projetos Vencedores pelo Júri Popular e dos 3 Vencedores Nacionais será divulgado no site do Prêmio.

Fim do conteúdo.