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Como Participar

Professor

 

Desafie seus alunos a realizar um projeto que articule Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em busca de respostas criativas e relevantes para o amanhã.

Envolva seus alunos e alunas para realizarem um trabalho prático e mostre como os conteúdos de sua disciplina podem contribuir para esse projeto. Suas aulas serão ainda mais dinâmicas e envolventes.

Concorrer é muito simples. Escola, professor e alunos, todos podem ganhar!

 

Quem pode se inscrever?

Professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

O professor que realizar a inscrição será o professor orientador do projeto.

Professores parceiros

 

Professores das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar como parceiros do projeto. Esses professores devem lecionar à equipe participante e ser indicados pelo professor orientador no ato da inscrição.

 
 

Atenção

A inscrição só pode ser feita pelo professor orientador, que obrigatoriamente deverá lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

O projeto deve focar necessariamente questões relacionadas a essas áreas do conhecimento.

Professor
Para se inscrever, acesse
abaixo o regulamento.

Consulte o regulamento

Consulte as terminologias e definições do regulmamento

Terminologias e Definições

Inscrição de 19/3 a 17/6/2019.

 

Passo a passo

 
Atualmente o projeto está em

1 Inscrição de projetos

 

De 19/3 a 17/6

O professor orientador cria uma conta no Portal e obtém seu login e senha para acesso à área restrita de Professores participantes.

Após criar a conta, o professor orientador deve clicar em “INSCREVER PROJETO”, complementando seus dados, da instituição de ensino e da equipe responsável pelo projeto.

Nesta edição, a inscrição dos projetos está organizada em duas fases:

 
Atualmente o projeto está em
 

Inscrição de projetos

Fase 1 - Preenchimento de questões

 

De 19/3 a 17/6

O professor orientador deverá informar a proposta da equipe, em qual contexto será desenvolvida e o plano de ação do projeto. Os projetos em conformidade com o regulamento serão classificados para concorrer à 6ª edição. O preenchimento das questões da Fase 1 é obrigatório.

 
 

Inscrição de projetos

Fase 2 - Detalhamento do projeto

 

Até 16/8

Após preencher a Fase 1, o professor pode iniciar a Fase 2 apresentando o detalhamento do projeto, reflexões, resultados e análises. Essa fase é obrigatória aos 20 projetos semifinalistas.

 

2Seleção de projetos

 

De 25/6 a 29/9

Na 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, a avaliação dos projetos verificará o alinhamento e o desenvolvimento das propostas na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), além da apresentação de ideias criativas e/ou inovadoras.

A seleção ocorrerá em 3 (três) etapas.

 
 

Seleção de projetos

1ª etapa - Semifinalistas

 

Divulgação: 1/8

Uma Comissão Técnica de Avaliação selecionará 20 projetos semifinalistas, de qualquer região do país, conforme descrito em Regulamento.

Alguns documentos deverão
ser apresentados conforme a
etapa de seleção.

Ver documentos
 
 

Seleção de projetos

2ª etapa - Finalistas

 

Divulgação: 28/8

Um Comitê de Especialistas selecionará 10 projetos finalistas entre os 20 semifinalistas, conforme descrito em Regulamento. O Comitê é formado por profissionais que atuam nas áreas de conhecimento das Ciências da Natureza, Matemática e abordagem STEM.

 

Produção de vídeos

 

De 29/8 a 19/9

As equipes finalistas deverão produzir e publicar no Portal do Prêmio um vídeo de até 03 (três) minutos sobre o projeto. Os 10 vídeos ficarão disponíveis no site, de 23 a 29 de setembro, para conhecimento e votação do público.

Conheça o roteiro para
auxiliar a produção do vídeo.

ver roteiro
 
Inscrição de Projetos

3ª etapa - Vencedores:
Júri Popular e Nacionais

 

Período de votação: 23/9 a 29/9

Júri popular
Votação on-line:
o público elegerá os 3 (três) melhores projetos, com base nos vídeos dos 10 finalistas publicados no portal do Prêmio. Os três projetos vencedores podem ser de qualquer região.

Publicação do resultado: 30/9

Seleção dos vencedores nacionais
A banca julgadora selecionará o 1º, 2º e 3º lugar dentre os 10 (dez) finalistas. Os três projetos vencedores nacionais podem ser de qualquer região.

 

Os resultados dos projetos vencedores nacionais e vencedores pelo júri popular serão divulgados no dia 30/09.

Clique no botão e participe!

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