Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.
 

O Prêmio Respostas para o Amanhã é a iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que em 2021 acontece em 35 países. No Brasil, é realizado desde 2014 e tem abrangência nacional, com coordenação geral do CENPEC Educação - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

O Prêmio, agora em sua 8ª edição, busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.

As equipes, de 3 a 5 participantes, devem desenvolver projetos que enfatizem o uso desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Os projetos devem ser orientados por professores(as) que lecionam disciplinas das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

A premiação tem foco na abordagem STEM como inspiração para despertar o interesse dos(as) estudantes por essas áreas do conhecimento, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas estejam entre seus possíveis projetos de vida.

A abordagem STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) – parte de um desafio ou problema que possibilita múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas de forma inovadora.

Nosso site disponibiliza materiais e cursos que ajudam o(a) professor(a) a enriquecer as aulas e os projetos. Já os(as) estudantes contam com um ambiente formativo no qual podem aprender mais sobre abordagem STEM, conhecimento científico e trabalho em equipe.

Para participar, o(a) professor(a) orientador(a) deve inscrever a ideia do projeto da equipe. Os(as) docentes inscritos(as) serão convidados(as) a participar de um webinar sobre prototipagem e, nas etapas seguintes, as equipes semifinalistas e finalistas terão o apoio de mentores para desenvolver os projetos.

O(A) professor(a) orientador(a) pode contar com um(a) professor(a) parceiro(a) de outra área do conhecimento – Ciências Humanas e suas Tecnologias ou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – para apoiar a equipe em seu projeto.

Estudantes, docentes e escolas responsáveis pelos projetos serão contemplados(as) com certificados e prêmios, conforme cada etapa de seleção.