Início dos atalhos. Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.
 

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do CENPEC Educação - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A premiação, de abrangência nacional, busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.

As equipes, de 3 a 5 participantes, devem desenvolver projetos que enfatizem o ensino desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Os projetos são orientados por professores que lecionam disciplinas das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

Com base no ensino por projetos, na investigação científica e no pensamento crítico, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos capazes de interpretar situações, lidar com as mudanças do contexto e contribuir para avanços da sociedade.

Em sua 7ª edição, o Prêmio Respostas para o Amanhã continua com o foco na abordagem STEM como inspiração para despertar o interesse dos estudantes por essas áreas do conhecimento, assim como contribuir para sua formação, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam um de seus possíveis projetos de vida.

A abordagem STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) parte de um desafio ou problema que possibilite múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.

O Prêmio disponibiliza aos professores e estudantes um conjunto de temáticas e conteúdos que enriquecem as aulas e os projetos a serem desenvolvidos. A “Sala dos Professores”, no Portal do Prêmio, reúne materiais diversificados que se conectam com o currículo escolar e estão organizados em diferentes formatos, como cursos com certificados e um percurso formativo que inclui um espaço de interação entre os professores. Os professores contam ainda com um Banco de práticas educativas de projetos realizados em edições anteriores, que podem servir de exemplo e inspirá-los para orientar seus estudantes na elaboração de projetos.

Já os estudantes contam com um ambiente formativo onde aprendem mais sobre a abordagem STEM, o conhecimento científico e outras temáticas relacionadas ao projeto.