Início dos atalhos. Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.

Projetos vencedores da 1ª edição

Grande Vencedor

Projeto implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena itapuã - tupi guarany no vale do ribeira - sp

Prof. Paulo Bezerra da Silva Neto
Iguape (SP)

Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor
Prof. Ivanês Oliveira Alexandrino – 3º ano
Escola Estadual Tristão de Barros Ensino Fundamental e Médio – Currais Novos/RN
O acúmulo de lixo eletrônico sem descarte adequado e a dificuldade de locomoção de pessoas com deficiência visual e física, devido à falta de materiais próprios, tornaram-se protagonistas deste projeto. Com base em pesquisa realizada com a comunidade local, a ideia da turma foi a de reaproveitar os resíduos eletrônicos para construir próteses e protótipos que possibilitassem mais acessibilidade para as pessoas com deficiência.
 

Vencedor pelo Júri Popular

Projeto sistema de filtragem e beneficiamento de águas cinzas para produção sustentável de alimentos

Prof. Marcos Deames Araújo Silva
Granja (CE)

Ecofiltro: carvão ativado do pecíolo da folha da carnaúba (Copernica prunifera sp) para o tratamento d’água da nossa região
Prof. Pedro Paulo Ferro Júnior
Escola de Ensino Médio Murilo Braga Martinópole - CE
O projeto traz como proposta utilizar a carnaúba, recurso natural encontrado na região, para construir filtros ecológicos e tratar a água. Para viabilizar o projeto, os estudantes recorreram aos professores de Matemática e Biologia, e também realizaram pesquisas de campo com a comunidade, atuando diretamente na conscientização sobre os cuidados com a água.
 

Vencedor pelo Júri Popular

Projeto manejo e conservação participativa de quelônios na terra indígena andirá-marau

Profª Darlene Cristina Maciel Saraiva
Maués (AM)

Sustendiesel: S.O.S. para o meio ambiente
Prof. José Augusto Silva Rocha
Escola Técnica Estadual Prefeito José Esteves Cerqueira César - SP
A proposta do projeto foi coletar e reciclar o óleo de cozinha usado, transformando-o em biodiesel e sabão para, depois, devolver os materiais criados para a comunidade. A ação permitiu ações voltadas para a conscientização da população sobre os impactos ambientais do descarte incorreto do óleo, mostrando como a reciclagem pode ser vantajosa e sustentável.
 

Projeto a presença da baronesa no Rio Moxotó: problemáticas e possibilidades

Prof. José Edilson Batista Diniz
Jatobá (PE)

Educação e intervenção ambiental no sertão nordestino: resgatando histórias e valores socioambientais
Prof. Marcelo Igor Araújo Cabral
Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes Petrolândia - PE
Em 1988, a cidade de Petrolândia foi inundada no processo de transposição do Rio São Francisco para a construção de um complexo de hidrelétricas. Com a água, além da flora nativa, costumes e tradições foram submersos. O interesse por essa história mobilizou os estudantes que iniciaram o projeto que teve por objetivos criar um viveiro e um banco de sementes para resgatar a flora nativa da cidade inundada, com base no conhecimento e nas memórias da comunidade.
 

Menção Honrosa

 

Projeto sistema de irrigação automatizado empregando sensor de umidade reaproveitando água descartada de condicionadores de ar e fabricação de tijolos de poliestireno e gesso para uso em canteiro de hortaliças

Profª Daiana Paula Duarte Teixeira
Itumbiara (GO)

Utilização de Games para Práticas de Educação Ambiental
Prof. Cibele Bender Raio
ETEC Augusto Tortolero Araújo Paraguaçu Paulista - SP
A falta de informação e de conscientização sobre a importância do correto descarte do lixo motivou os estudantes a desenvolver um jogo que levasse esse conhecimento para as pessoas da comunidade, incentivando-as a separar o lixo e a colaborar com o trabalho da cooperativa e com a preservação do meio ambiente. A ideia se transformou neste projeto e já promoveu resultados positivos na própria escola.

Vencedores Regionais 2014

Conheça os projetos vencedores nas outras edições:

Clique no botão e participe!