Conheça os projetos vencedores nacionais da 1ª edição do
Prêmio Respostas para o Amanhã

 

Grande Vencedor

Escola Estadual Tristão de Barros Ensino Fundamental e Médio
Currais Novos – RN
Professor: Ivânes Oliveira Alexandrino
Disciplina: Física

Equilíbrio – Para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor

O acúmulo de lixo eletrônico sem descarte adequado e a dificuldade de locomoção de pessoas com deficiência visual e física, devido à falta de materiais próprios, tornaram-se protagonistas deste projeto. Com base em pesquisa realizada com a comunidade local, a ideia da turma foi a de reaproveitar os resíduos eletrônicos para construir próteses e protótipos que possibilitassem mais acessibilidade para as pessoas com deficiência.
 

Vencedora pelo Júri Popular

Escola de Ensino Médio Murilo Braga
Martinópole - CE
Professor: Pedro Paulo Ferro Júnior
Disciplina: Matemática

Ecofiltro: carvão ativado do pecíolo da folha da carnaúba (Copernica prunifera sp) para o tratamento d’água da nossa região

O projeto traz como proposta utilizar a carnaúba, recurso natural encontrado na região, para construir filtros ecológicos e tratar a água. Para viabilizar o projeto, os estudantes recorreram aos professores de Matemática e Biologia, e também realizaram pesquisas de campo com a comunidade, atuando diretamente na conscientização sobre os cuidados com a água.
 

Sustendiesel: S.O.S. para o meio ambiente

Prática vencedora nacional

Escola Técnica Estadual Prefeito José Esteves
Cerqueira César - SP
Professor: José Augusto Silva Rocha
Disciplina: Matemática
A proposta do projeto foi coletar e reciclar o óleo de cozinha usado, transformando-o em biodiesel e sabão para, depois, devolver os materiais criados para a comunidade. A ação permitiu ações voltadas para a conscientização da população sobre os impactos ambientais do descarte incorreto do óleo, mostrando como a reciclagem pode ser vantajosa e sustentável.

Educação e Intervenção Ambiental no Sertão Nordestino: resgatando histórias e valores socioambientais

Prática vencedora nacional

Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes
Petrolândia - PE
Professor: Marcelo Igor Araújo Cabral
Disciplina: Biologia
Em 1988, a cidade de Petrolândia foi inundada no processo de transposição do Rio São Francisco para a construção de um complexo de hidrelétricas. Com a água, além da flora nativa, costumes e tradições foram submersos. O interesse por essa história mobilizou os estudantes que iniciaram o projeto que teve por objetivos criar um viveiro e um banco de sementes para resgatar a flora nativa da cidade inundada, com base no conhecimento e nas memórias da comunidade.

Utilização de Games para Práticas de Educação Ambiental

Prática vencedora nacional

Escola Técnica Estadual Augusto Tortolero Araújo
Paraguaçu Paulista - SP
Professora: Cibele Bender Raio
Disciplina: Ação de Defesa e Proteção ao Meio Ambiente
A falta de informação e de conscientização sobre a importância do correto descarte do lixo motivou os estudantes a desenvolver um jogo que levasse esse conhecimento para as pessoas da comunidade, incentivando-as a separar o lixo e a colaborar com o trabalho da cooperativa e com a preservação do meio ambiente. A ideia se transformou neste projeto e já promoveu resultados positivos na própria escola.
Iniciativa
Samsung
Coordenação Geral
Cenpec
Apoio
REPRESENTAÇÃO DA UNESCO NO BRASIL
 
reduca
 
consed
 
OEI
Certificado de autorização CAIXA nº 3-1181/2016