Dúvidas

 
Veja aqui algumas perguntas recorrentes sobre o Prêmio:

Inscrição

 

Quem pode se inscrever?

 
Professores do Ensino Médio (Regular, Integrado, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos) de Instituições das Redes Públicas Municipais, Estaduais e Federais que lecionem disciplinas relacionadas às áreas de Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, como Biologia, Física, Química e Matemática e outros campos afins, como Meio Ambiente, Biotecnologia, etc.
 

Como posso me inscrever?

 
Inscrições são gratuitas e só podem ser realizadas pelo professor no site do Prêmio Respostas para o Amanhã.
 

Qual o período de inscrição?

 
As inscrições vão do dia 31 de maio de 2016 até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 12 de setembro de 2016.
 

Ao realizar o cadastro, minha inscrição será automaticamente confirmada?

 
Para efetuar a inscrição o professor deverá, após a criação de uma conta no portal do prêmio Respostas para o Amanhã, dar prosseguimento complementando seus dados cadastrais, da escola e da turma participante. Em seguida, deverá conferir as informações, ler e aceitar o regulamento e clicar no botão “CONFIRMAR INSCRIÇÃO” para o sistema gerar um código para o projeto inscrito, que será enviado por e-mail. O detalhamento do projeto poderá ser enviado até às 23h59min do dia 12 de setembro de 2016 no mesmo endereço.
 

Não recebi o e-mail de confirmação da minha inscrição, o que devo fazer?

 
Entre em contato com a central de atendimento do prêmio, através do telefone 0800-7774567. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00 (horários de Brasília), exceto sábados, domingos e feriados.
 

A escola precisa se inscrever?

 
A inscrição é realizada pelo professor, que deverá informar os dados cadastrais da instituição de ensino.
 

Há limites de inscrição por professores e por escola?

 
Professores poderão inscrever vários projetos desde que com classes/turmas diferentes. Ou seja, cada escola poderá ter vários professores e projetos inscritos.
 

Alunos podem se inscrever no Prêmio?

 
A inscrição só poderá ser realizada pelo professor, que indicará a turma/classe participante no ato da inscrição.
 

Posso inscrever um projeto de outra disciplina que não seja das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias?

 
Só serão aceitos projetos desenvolvidos com disciplinas que integram as áreas de Ciências da Natureza e da Matemática tais como: Biologia, Química, Física, Matemática, entre outras que integrem as referidas áreas, por exemplo: Proteção ao Meio Ambiente, Energia e Tecnologia de Processos, etc.
 

Posso inscrever um projeto que não envolva a participação dos alunos?

 
Só serão aceitos projetos que sejam desenvolvidos com a participação de todos os alunos da referida classe.
 

Posso inscrever um projeto de minha autoria, porém, desenvolvido pelos meus alunos?

 
A prerrogativa do prêmio Respostas para o Amanhã é a valorização de projetos elaborados e desenvolvidos junto com os alunos, ou seja, é fundamental que os estudantes participem da identificação da situação problema na comunidade, da escolha do projeto e de sua elaboração.
 

Posso inscrever um projeto da escola que ainda esteja em andamento?

 
Sim, desde que atenda às especificações estabelecidas no regulamento da premiação.
 

Em uma determinada sala, há um pequeno grupo de alunos interessados em participar, posso inscrevê-los em vez de a turma toda?

 
A inscrição no prêmio é para o professor e uma turma/sala inteira. O envolvimento de todos os alunos da classe no desenvolvimento do projeto é condição para participar da premiação, uma aposta nos ganhos do trabalho coletivo e colaborativo entre todos da classe: estudantes e professor.
 

É possível montar uma turma mesclando alunos de diferentes classes?

 
Cada projeto inscrito deve ser desenvolvido pelos alunos de uma única turma/classe, que deverá ser indicada pelo professor no ato da inscrição. Ou seja, não é possível a participação de alunos de diferentes classes na execução de um único projeto.

Seleção

 

Como meu projeto será avaliado?

 
Os projetos serão avaliados de acordo com:
  • A sua contribuição para a formação de jovens comprometidos com os princípios da sustentabilidade local e global e a melhoria das condições de vida da comunidade;
  • A pesquisa no campo das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, a partir da compreensão dos conhecimentos científicos, por meio da investigação, da experimentação e da proposição de soluções para uma vida sustentável;
  • A participação democrática dos alunos nos processos de adesão, de formulação, de desenvolvimento e de apresentação do projeto.
 

Como será o processo de seleção?

 
O processo de seleção dos projetos ocorrerá em três etapas:

1ª etapa – Seleção regionalizada, para a indicação de até 25 (vinte e cinco) projetos vencedores regionais pelos Comitês Técnicos Regionais.

Indicação pelos Comitês Técnicos Regionais de até 5 (cinco) projetos por região - Norte, Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste - totalizando até 25 (vinte e cinco) projetos vencedores regionais.

2ª etapa – Seleção Nacional dos 05 (cinco) vencedores nacionais pela Comissão Julgadora.

Cada um dos 25 (vinte e cinco) projetos selecionados, representado pelo professor responsável, após a apresentação da documentação comprobatória e os termos de autorização de uso de direitos autorais dos participantes, deverá produzir 01 (um) vídeo de até 3 minutos sobre o trabalho. Nesta etapa a seleção não será mais regionalizada, os projetos serão analisado em âmbito nacional pela Comissão Julgadora, com base nos vídeos encaminhados e em todas as demais informações, indicará, dentre os 25 (vinte e cinco) projetos selecionados na 1ª etapa, 05 (cinco) vencedores nacionais.

3ª Etapa – Seleção do Projeto Vencedor pelo Júri Popular e do Grande Vencedor Nacional pela Comissão Julgadora.

Já tendo sido escolhidos os 05 (cinco) projetos vencedores nacionais, os vídeos sobre cada um deles serão postados no site para votação popular. O mais votado (preferido pelos internautas) receberá um troféu pelo título de projeto Vencedor pelo Júri Popular. Além da escolha do projeto Vencedor pelo Júri Popular dentre os 05 (cinco) vencedores nacionais, a Comissão Julgadora escolherá 01 (um) Grande Vencedor Nacional considerando, além de todos os critérios já avaliados, a originalidade, o caráter de inovação e a relevância do trabalho realizado.
 

Quem fará avaliação dos projetos?

 
1ª etapa - os projetos serão avaliados pelos Comitês Técnicos Regionais, compostos por profissionais multidisciplinares, representantes das diferentes áreas geográficas, a fim de garantir uma análise qualificada, a partir de diferentes olhares e que considerem as diversidades regionais, de modo a possibilitar maior equidade ao processo de seleção.

2ª e 3ª etapas - os projetos vencedores regionais e nacionais serão avaliados pela Comissão Julgadora, composta por representantes do CENPEC, da SAMSUNG e das organizações apoiadoras do Prêmio, além de instituições, universidades e personalidades de notável experiência na área da educação, juventude, ciência e tecnologia.

 

Quais são os documentos obrigatórios para a realização da inscrição na 3ª edição do Prêmio?

 
  • Declaração do diretor, que confirme o vínculo do docente com a escola e a ciência da participação da instituição de ensino/alunos no Prêmio (modelo disponível no site);
  • Cópia do cartão do CNPJ da unidade executora da instituição de ensino;
  • Termos de autorização de uso de direitos autorais e de direitos de personalidade do professor e dos alunos participantes (modelo disponível no site);
  • Lista contendo os nomes completos dos alunos da classe/turma que participarão do projeto e seus respectivos números de matrícula.
 

Como saberei quem são os vencedores?

 
A divulgação dos vencedores será realizada neste site, de acordo com o seguinte cronograma:

Dia 1/11/2016 – publicação dos vencedores regionais

Dia 23/11/2016 – publicação dos vencedores nacionais

Dia 01/12/2016 – publicação do Vencedor pelo Júri Popular e do Grande Vencedor

Premiação

 

Quais são os prêmios?

 
ETAPAS QUANTIDADE DESCRIÇÃO
1ª ETAPA 25 VENCEDORES REGIONAIS
(5 VENCEDORES POR CADA UMA DAS 5 REGIÕES BRASILEIRAS COM DIREITO A 5 PRÊMIOS POR REGIÃO)
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Norte
Região Sudeste
Região Sul
Notebook Samsung com processador Intel®; tela 15 polegadas, 4GB de Memória RAM ou similar
2ª ETAPA 5 VENCEDORES NACIONAIS
(COM DIREITO A 4 PRÊMIOS PARA CADA PROJETO)
20 PRÊMIOS SERÃO DISTRIBUÍDOS SEGUINTE FORMA:
1 notebook para o diretor;
1 notebook para o professor;
2 notebooks para a instituição de Ensino
Notebook Samsung com processador Intel®; tela 15 polegadas, 4GB de Memória RAM ou similar
3ª ETAPA 1 GRANDE VENCEDOR NACIONAL, QUE RECEBERÁ 45 PRÊMIOS, SENDO 1 PARA CADA UM DOS ALUNOS INTEGRANTES DO PROJETO GANHADOR Notebook Samsung com processador Intel®; tela 15 polegadas, 4GB de Memória RAM ou similar
TOTAL 90 PRÊMIOS Notebook Samsung com processador Intel®; tela 15 polegadas, 4GB de Memória RAM ou similar
 

Onde os prêmios serão entregues?

 
Os prêmios serão enviados às instituições de ensino, em endereço indicado no cadastro, entregues mediante a presença do responsável legal da Unidade Executora (UEx) e apresentação da documentação prevista em regulamento. O representante legal da Unidade Executora (UEx) deverá responsabilizar-se pela entrega das premiações aos ganhadores, que deverão apresentar os seguintes documentos originais no momento da retirada: RG e CPF, além de assinar o Recibo de Entrega e Quitação do Prêmio. Caso se encontre impossibilitado, deverá designar um procurador para representá-lo.
 

Como faço para votar em um dos vídeos premiados?

 
Os vídeos dos 5 (cinco) projetos vencedores nacionais serão postados neste site para votação a partir das 10hs do dia 23 de novembro de 2016. A eleição ficará aberta até as 23h59min do dia 30 de novembro de 2016 (horário de Brasília). A votação é pública, aberta a todos interessados, sem limitação de votos por pessoa ou computador.
Restou alguma dúvida?
Fale conosco
Iniciativa
Samsung
Coordenação Geral
Cenpec
Apoio
REPRESENTAÇÃO DA UNESCO NO BRASIL
 
reduca
 
consed
 
OEI
Certificado de Autorização CAIXA n° 3-0831/2017.