Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.

Professor

Quem trabalha com jovens sabe o quanto é forte neles a vontade de mudar o mundo. Sabe também o desafio que é envolvê-los com os conhecimentos escolares enquanto convivem com tantos acontecimentos instigantes ao seu redor. A proposta da iniciativa Solve For Tomorrow é engajar os estudantes em ações que signifiquem a aplicação prática de conhecimentos curriculares para a transformação social.

Para ajudar nessa tarefa, oferecemos materiais que abordam temas estruturantes para a participação no Prêmio, como a pesquisa no campo científico, a metodologia de trabalho por projetos e a abordagem STEM no ensino das Ciências.

Para qualificar ainda mais o seu trabalho como professor(a), disponibilizamos textos, vídeos, infográfico e relatos de práticas que ajudarão você a enriquecer e aprofundar suas aulas.

Confira o que preparamos para apoiá-lo(a), passando o mouse sobre os conteúdos abaixo e clicando sobre eles!


Como estimular um olhar investigativo para a realidade

Baixe nosso Atlas das Inquietações, um guia de atividades para despertar o pensamento científico e criativo, localizar situações-problema e elaborar soluções de forma colaborativa em sala de aula.

Acesse aqui (PDF)

(Re)conectando o conhecimento: a integração entre áreas na aprendizagem por projetos

Propor soluções para desafios reais demanda a investigação de problemas que não podem ser resolvidos a partir de uma única perspectiva (ou disciplina). Este material reúne conceitos, exemplos e dicas para promover a integração de saberes na prática escolar.

Faça o download (PDF)

Webinars

Sabemos que as mulheres contribuem substancialmente com o universo científico e, ainda assim, são pouco reconhecidas. Um estudo publicado na revista Science em 2017 aponta que a partir dos seis anos de idade as meninas passam a se achar menos inteligentes que seus colegas do sexo masculino. O que esse cenário tem a nos dizer? Para refletir sobre essas e outras questões, conversaremos com Marcia Barbosa, Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e referência na discussão sobre relações de gênero no meio acadêmico. A mediação é de Mariana Lorenzin, bióloga, pedagoga e mestre em Ciências com foco na abordagem STEAM.

Neste painel, fizemos um bate-papo sobre Design Thinking, apresentando um conjunto de ferramentas que envolvem estudantes e professores(as) em atividades criativas e colaborativas com o objetivo de organizar e desenvolver um projeto científico ou tecnológico. Contamos com a participação do professor Leandro Holanda, mestre em ciências pela USP, especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP e cofundador da Tríade Educacional.

Observar a realidade, identificar um problema e propor uma solução são algumas das etapas na elaboração de um projeto. Mas como construir um projeto inovador? E como a participação em um programa como o Solve for Tomorrow pode engajar os(as) estudantes nesse processo? Para refletir sobre essas e outras questões, contamos com a participação do professor Luciano Meira, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia e professor de psicologia da UFPE.

De que forma podemos incentivar e valorizar a multiplicidade de vozes na produção de conhecimento? Neste webinar, vimos como a diversidade de pontos de vista e repertórios culturais é uma grande força para a ciência, a tecnologia e a educação. A palestrante foi a professora Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em Física no Brasil e a primeira docente negra no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O webinar marcou também o lançamento do espaço virtual Ciência e Diversidade.

 

Infográfico STEM

Quais são os desafios do amanhã? O infográfico STEM aponta caminhos para o ensino de Ciências, por meio do trabalho por projetos, metodologias ativas, integração entre conteúdos e itinerários flexíveis.



Clique no foguete e comece essa viagem!

De onde partimos

De onde partimos

O x da questão

O "x" da questão

Bosa ideias

Boas ideias

Desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável (ODS)

STEM

Metodologias ativas

Ciências

Conteúdos integrados

Tecnologias

Competências e habilidades

Engenharias

Itinerários flexíveis

Matemática

Trabalho por projetos

Trabalho por projetos

Metodologias ativas

Metodologias ativas

Conteúdos integrados

Conteúdos integrados

Competências e habilidades

Competências e habilidades

Itinerários flexíveis

Itinerários flexíveis

Soluções

Soluções
[ protótipos e
respostas ]

Prêmio

Prêmio
Respostas para
o Amanhã

Cursos

icone curso caminhos stem

O curso gratuito é baseado na abordagem STEM e está organizado em 6 módulos autoformátivos, compostos por leituras, reflexões e atividades.

Caminhos do STEM
certificação

Aborda a aprendizagem por projetos na prática educativa. O curso é autoformativo, gratuito e oferece certificado de participação.

Aprender por Projetos

Banco de Práticas

Conheça as práticas docentes dos projetos vencedores e inspire-se para trabalhar com seus estudantes no desenvolvimento de projetos.

Ver Banco de Práticas
 

Guia Prático

Inovações no Ensino de Ciências

Faça o download do nosso guia exclusivo (PDF), com sugestões de práticas pedagógicas para inovar nas aulas e atividades de Ciências.

Acesse aqui (PDF)